A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é entendida como um modelo de reorientação da atenção, no qual o principal desafio é superar a antiga concepção de assistência centrada na doença. Promover a saúde significa fornecer à população condições de melhoria de sua saúde e qualidade de vida, tornando-a protagonista desse processo.
Na promoção da saúde, o trabalho em grupo possibilita a quebra da relação vertical que, tradicionalmente, existe entre o profissional da saúde e o sujeito da sua ação. Constitui uma ferramenta de comunicação entre a equipe e os usuários, possibilitando o compartilhamento das experiências de vida, a valorização do saber popular versus o saber científico.
Deste modo, a iniciativa foi planejada tendo em vista a importância da atividade física na qualidade de vida dos idosos, na adesão ao tratamento de doenças pré-existentes e na prevenção de novas doenças ou agravos. Nestes cinco meses em que a atividade é realizada, foram observadas melhorias relacionadas ao bem estar físico (pressão arterial, glicemia, peso corporal) e mental (interação e estreitamento dos laços de amizade entre os integrantes). A participação e o estímulo constante da equipe proporcionaram um autocuidado mais eficiente.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br