2013
-
Nordeste
Avaliação multidimensional
Instrumentos de Avaliação dos Indicadores de Saúde da Pessoa Idosa: Uma Experiência Exitosa

A experiência consistiu na elaboração e implementação de instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde da pessoa idosa em Fortaleza. A implantação de assessorias técnicas do idoso nas seis Regionais de Saúde de Fortaleza e as reuniões sistemáticas entre esses profissionais possibilitaram a construção dos instrumentos, indicadores e mapas que auxiliam o desenvolvimento da política municipal de atenção à pessoa idosa. Destaque-se o uso do instrumento Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa, contido no Caderno de Atenção Básica n° 19 - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Foram avaliados os 13 domínios de investigação: nutrição, visão, audição, incontinência, atividade sexual, humor, cognição e memória, função dos membros superiores e inferiores, atividades diárias, domicílio, queda e suporte social.

Os instrumentos foram aplicados nas 92 UBS, totalizando 350 equipes ESF, 250 equipes de Saúde Bucal e 2.482 ACS. A análise dos indicadores permitiu diálogo com toda a rede de atenção e destacam-se como resultados a percepção da subnotificação dos casos de violência contra idosos, baixos índices de atenção à saúde bucal e necessidade de referência para os casos de demências. Outros aspectos importantesreferem-se às articulações intersetoriais e ao envolvimento dos profissionais de saúde no processo. Afirma-se que a experiência tem potencialidade de replicação em outros locais e contribui na otimização do monitoramento, avaliação e planejamento das ações estratégicas na atenção básica voltadas para a pessoa idosa.

Ficha técnica


Município: 
Fortaleza, CE

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Parceiros: 
Centro de Saúde da Família Francisco Domingos da Silva

Coordenador da experiência: 
Gerídice Andrade de Moraes

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(85) 9944-0150

Beneficiados: 
243.000 pessoas idosas


Categoria da experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br