Ano: 
2019
Categoria: 
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Região da Prática: 
Centro-Oeste
Município: 
Caldas Novas
Instituição Responsável: 
Programa Melhor em Casa
Parceiros: 
Cuidadores
Coordenação da experiência: 
Fernando Marcello Nunes Pereira
Telefone institucional: 
(64) 3453-5036
Email da coordenação: 
melhoremcasa@caldasnovas.go.gov.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Fragmentação do atendimento, dificuldade de escuta qualificada, prejuízos para elaboração do plano terapêutico e busca por mudanças no cuidado em saúde
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Esperava o alcance de um atendimento mais humanizado, onde os profissionais poderiam participar das atividades preconizadas aos idosos, independente de sua área de atuação. Desta forma pode ser garantido um atendimento justo, sustentável e qualificado.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Melhorar o consumo alimentar
Melhorar o humor e estado emocional
Buscar melhor mobilidade e ou conforto no leito
Aumentar a autonomia e indicadores de qualidade de vida
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos de ambos os sexos, acamados ou com muita dificuldade de locomoção, em cuidados paliativos ou não geralmente com doenças crônicas exemplo diabetes e sequela de AVC
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A divulgação é feita geralmente na página do melhor em casa
Onde foi desenvolvida?: 
A atividade é desenvolvida no âmbito do programa melhor em casa e contempla os pacientes admitidos no programa e que se encaixam no perfil da ação no domicílio.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Os idosos são selecionados a partir da admissão no programa caso sejam nível 2 ou 3 de atendimento. A partir desse critério a Equipe multidisciplinar de apoio (EMAP) irá traçar uma estratégia de cuidado e um plano terapêutico.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Até o momento 50 idosos
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
50
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
O primeiro motivo é óbito depois vem altas administrativas e clínicas e outras causas como mudança de município.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As atividades realizadas são fundamentadas a partir da admissão do idoso no programa melhor em casa no município de Caldas Novas. A partir deste momento haverá a discussão de casos com toda a equipe e em seguida a realização da primeira visita com a equipe EMAP. Na primeira visita com a EMAP, os profissionais irão realizar a anamnese com a família bem como o planejamento em conjunto das ações. O diferencial das atividades com os idosos é no sentido da atuação em conjunta in loco com os pacientes e cuidadores. Geralmente os atendimentos são realizados de forma separada pela equipe ter apenas um carro.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
O número de pacientes, o tempo de atendimento e a falta de compreensão de gestores do uso de tecnologias leves para as ações.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
a partir das ações colocadas foi possível observar melhoria no estado nutricional, no estado emocional, na mobilidade e integração familiar, na busca por recursos e acesso a programas e por fim melhoria em determinantes de saúde como um todo.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Melhora no estado nutricional
Melhora no aspecto emocional
Melhora no mobilidade
Melhora no acesso a saúde
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Mais de 50 realizados com os idosos do programa, 4 saíram da situação de restrição do leito, 2 retiraram gastrostomia e 1 diminuiu a quantidade de medicamentos
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
quinzenalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Essa experiência demonstra o quanto o atendimento multiprofissional é relevante no cuidado em saúde e tem como pontos positivos a velocidade de evolução do idoso, melhora nas perspectiva de conforto, aumenta as possibilidades de educação permanente em saúde pela própria equipe, fortalece vínculos com cuidadores e pacientes, aumenta a adesão as atividades e ações propostas e melhora o sentimento de co-responsabilidade de pacientes e cuidadores.
Quais as limitações da experiência?: 
Falta de materiais e recursos, pouco apoio e interesse da gestão pelas atividades realizadas, subestimação das tecnologias leves e baixos salários de profissionais.
2019
-
Centro-Oeste
Auteridade: Caminhando com sabor
Introdução
Fragmentação do atendimento, dificuldade de escuta qualificada, prejuízos para elaboração do plano terapêutico e busca por mudanças no cuidado em saúde
Objetivos
Esperava o alcance de um atendimento mais humanizado, onde os profissionais poderiam participar das atividades preconizadas aos idosos, independente de sua área de atuação. Desta forma pode ser garantido um atendimento justo, sustentável e qualificado.
Metas
  1. Melhorar o consumo alimentar
  2. Melhorar o humor e estado emocional
  3. Buscar melhor mobilidade e ou conforto no leito
  4. Aumentar a autonomia e indicadores de qualidade de vida
Público alvo
Idosos de ambos os sexos, acamados ou com muita dificuldade de locomoção, em cuidados paliativos ou não geralmente com doenças crônicas exemplo diabetes e sequela de AVC
Divulgação
A divulgação é feita geralmente na página do melhor em casa
Número de participantes
50
Atividades
As atividades realizadas são fundamentadas a partir da admissão do idoso no programa melhor em casa no município de Caldas Novas. A partir deste momento haverá a discussão de casos com toda a equipe e em seguida a realização da primeira visita com a equipe EMAP. Na primeira visita com a EMAP, os profissionais irão realizar a anamnese com a família bem como o planejamento em conjunto das ações. O diferencial das atividades com os idosos é no sentido da atuação em conjunta in loco com os pacientes e cuidadores. Geralmente os atendimentos são realizados de forma separada pela equipe ter apenas um carro.
Resultados
a partir das ações colocadas foi possível observar melhoria no estado nutricional, no estado emocional, na mobilidade e integração familiar, na busca por recursos e acesso a programas e por fim melhoria em determinantes de saúde como um todo.

Ficha técnica

Município:
Caldas Novas
Instituição Responsável:
Programa Melhor em Casa
Coordenação da experiência:
Fernando Marcello Nunes Pereira
Email da coordenação:
melhoremcasa@caldasnovas.go.gov.br
Telefone institucional:
(64) 3453-5036
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Parceiros:
Cuidadores
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br