Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Mogi das Cruzes
Instituição Responsável: 
UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO "Dr. Aristides Cunha Filho"
Coordenação da experiência: 
Luriana de Barros Toledo
Telefone institucional: 
(11) 4726-4377
Email da coordenação: 
coordenacao.unica@unicaprosaude.org.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Atuando há oito anos no setor de geriatria, a fisioterapeuta responsável pela coordenação da UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, que atualmente realiza mais de dois mil atendimentos mensais voltados para a terceira idade, e junto à equipe multidisciplinar decidiram implantar desde a abertura do equipamento, que esta em funcionamento há quase dois anos, o trabalho multidisciplinar associando as áreas de fisioterapia, educação física, nutrição e oficina de artesanato, todos em conjunto estudando, interligando saberes e analisando as necessidades do perfil do público atendidas na unidade, baseados nos fundamentos da gerontologia que envolvem as capacidades funcionais e morbidades relacionadas a saúde da pessoa idosa, e poder proporcionar uma melhor qualidade em suas atividades de vida diária. A clínica é voltada para o atendimento de pessoas acima de 60 anos de idade, e atua em dois principais eixos: Promoção à Saúde com aulas de musculação, hidroginástica, dança oficina de trabalhos manuais e aulas de informática, e o eixo de Reabilitação composto pelo setor de fisioterapia. Durante as reuniões da equipe multidisciplinar, decidimos complementar em nossos atendimentos esse olhar voltado para o processo do envelhecimento, que propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos, criando condições adequadas para um envelhecimento com qualidade. Através de sistema de avaliação e anamnese, fizemos um levantamento das principais queixas e patologias que mais incomodam e afetam o perfil dos alunos e pacientes, ressaltando três principais queixas: - Problemas de incontinência urinária - Dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia). - Perda de equilíbrio (fator: quedas) Assim criou-se a "Escola na melhor idade" : 16 grupos compostos por 15 alunos, de ambos os sexos, que realizam semanalmente atividades que duram 60 minutos e englobam em uma mesma aula a atuação de três projetos: Escola da coluna (Back School): envolve técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching, utilizadas como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna. Não apenas a prática de exercícios específicos para alongamento e fortalecimento musculoesquelético, mas priorizamos a proposta de orientações voltadas para realizações das atividades de vida diárias (AVDS): exemplos: a forma mais correta de levantar um peso, altura ideal da tábua de passar roupas, postura mais adequada para dormir, trazendo a conscientização que pequenos detalhes e alterações no dia a dia e na rotina doméstica trazem grandes benefícios para saúde, prevenção de futuros agravantes e incapacidades. Escola MAP: a Escola da Musculatura do Assoalho pélvico tem como objetivo a realização de exercícios de conscientização e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, conhecida também, como esfíncter externo, é responsável pela sustentação dos órgãos do assoalho pélvico e controlar funções importantes, como a micção, a evacuação ou a continência de urina e fezes. Utilizamos as técnicas de exercícios de Kegel, e orientações globais para que o aluno tenha consciência desse grupo muscular importantíssimo na saúde uroginecológica, tratando e evitando uma série de problemas que podem surgir com a idade. Escola do equilíbrio: um dos fatores relevantes são as alterações decorrentes do envelhecimento que podem comprometer a postura. A rigidez articular, a perda de massa muscular, responsável pela sustentação do corpo, a diminuição da acuidade visual, ou até mesmo alterações do sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) podem comprometer a postura no dia-a-dia. Todos esses sistemas desempenham funções importantes conjuntamente. Seu desarranjo pode comprometer o controle postural de maneira a causar adaptações no corpo do idoso e consequentemente aumentar o risco a quedas. É comum vermos o aumento da cifose torácica (corcunda), a protrusão de ombros e cabeça (ombros e cabeça deslocados à frente) e a diminuição da lordose lombar. Também acontece a retroversão pélvica e flexão de joelhos (joelhos tortos). Todas essas alterações, frequentes nos idosos, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais do envelhecimento. Vão acontecendo progressivamente e a equipe multidisciplinar abordando esses fatores gerontológicos, característicos do processo de envelhecimento, conseguimos atuar na prevenção e no tratamento das queixas e alterações posturais e musculoesqueléticas, que possivelmente estão relacionadas ao fator de risco a quedas.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Diariamente analisamos as respostas dos alunos e pacientes, e nos reforça o quanto é imprescindível o trabalho multidisciplinar com o olhar para os aspectos que englobam a gerontologia, analisando o processo de envelhecimento do indivíduo com o objetivo de possibilitar um cuidado integral nas capacidades funcionais e morbilidades da pessoa idosa, valorizando o ser humano multidimensional em que necessita de diferentes cuidados, com ênfase na tratamento de patologias, na promoção de saúde, e orientações em que envolvem cuidados específicos nas de atividades de vida diárias, assim o projeto "Escola na melhor idade" traz esse contexto de atenção as principais queixas apresentadas por nossos alunos e pacientes, como problemas de incontinência urinária, dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia) e perda de equilíbrio, possibilitando a criação do projeto com o objetivo de atuarmos com um pensamento integrador e a complexidade de unir em um único projeto diferentes tratamentos mas que são tão interligados fisiologicamente e sem deixar de analisar a singularidade, o individual, as necessidades de cada indivíduo dentro de um mesmo grupo. Em quase dois anos, com a prática contínua das atividades da “Escola na melhor idade” estamos alcançando diversos objetivos e melhorias, além do esperado, no que se refere saúde e qualidade de vida do idoso, achamos muito importante o processo de orientações contínuas em diversos fatores, o processo de avaliação e anamnese em que detectamos necessidades e planos de melhorias, o convívio social de alunos e pacientes em diversos setores da unidade, o tratamento e a reabilitação de disfunções físicas e motoras, melhora da auto estima, melhora de quadros álgicos, proporcionando bem estar físico, mental, social e sem dúvidas, uma melhor qualidade de vida. A paciente M.G, 61 anos, diz que esta aguardando para ser chamada para a realização de um procedimento cirúrgico para Incontinência Urinária, e nesse período em que espera, simplesmente não ficou em casa aguardando, teve a oportunidade de iniciar as atividades da “Escola na melhor idade” e pôde entender um pouco sobre os tipos de incontinência urinária, fatores agravantes, e realizar um preparo pré-operatório através de exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e orientações gerais de cuidados a saúde. A pacientes L.H.Y, 67 anos diz que sentia muitas dores na coluna, vivia semanalmente no posto de saúde para tomar injeções e analgésicos. O quadro de dores impossibilitavam a realização de suas atividades de rotina, sem indicação para cirurgia devido as contras indicações, encontrou na “Escola na melhor idade” alívio, conforto, acolhimento e melhora do quadro álgico e hoje sabe a importância dos cuidados posturais, da prática regular de alongamentos e fortalecimento, que reflete, principalmente na hora de auxiliar o marido no banho e na transferência da cadeira de roda para cama. Paciente M.S.O, 68 anos diz que não sente mais incômodos na coluna quando fica algumas horas do dia passando roupa, pois adequou a altura da tábua, aprendeu a manter uma postura adequada durante a atividade e ao mesmo tempo realiza exercícios de contração do assoalho pélvico, contraindo e relaxando a musculatura.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Melhorar qualidade de vida da população idosa, baseados no perfil gerontológico, prevendo possíveis alterações físicas e morbidades.
Conscientização e melhora dos problemas de incontinência urinária e fecal, que atinge relevante parte da população idosa, causando incômodos, constrangimentos e perda de qualidade de vida.
Conscientização postural, melhora de processos álgicos e orientações gerais para realização das AVDS
Fortalecimento musculoesquelético e trabalho de equilíbrio
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
ambos os sexos, a cima de 60 anos de idade, sendo avaliados individualmente para análise de suas necessidades.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através de meios de comunicação e divulgação feita na própria unidade.
Onde foi desenvolvida?: 
A "Escola na melhor idade" foi desenvolvida para alunos e pacientes devidamente matriculados na UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, localizada no bairro de Braz Cubas, no município de Mogi das Cruzes-SP, contemplando todos os munícipes a partir dos 60 anos de idade, portadores do cartão SUS.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Processo de avaliação interno
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
500
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
A experiência que ainda esta em prática, atende em média 300 idoso por ano.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
300
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
A experiência da Escola na melhor idade, vem ganhando espaço e a procura por alunos e pacientes, vem aumentando dia a dia.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As atividades da Escola na melhor idade, são realizadas semanalmente, com grupos compostos por 15 alunos com duração de 60 minutos, realizando exercícios específicos direcionados para os três fatores abordados como principais queixas: Incontinência urinária, dores em segmentos de coluna vertebral e equilíbrio. Dentro de uma proposta criada pela equipe multidisciplinar baseadas em fatores gerontológicos, criou-se um plano de ação que envolve tratamento, prevenção e orientação. No início da aulas o profissional responsável, verifica se há pacientes queixosos, após uma avaliação do estado geral de saúde de todos do grupo, inicia-se a realização de exercícios da Escola da coluna, com técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching que proporcionam alongamento, e fortalecimento musculoesquelético, associados a manobras da Escola MAP, incentivando os alunos a recrutarem a musculatura do assoalho pélvico, junto ao trabalho de contração abdominal e respiração adequada, com objetivo de fortalecer e melhorar a conscientização da importância desse grupo muscular tão pouco abordado, associados a exercícios de correção postural e equilíbrio. Destacamos as "aulas" teóricas das Escola na melhor idade, que tem objetivo de ensinar e orientar os alunos e pacientes em relação aos cuidados em diversas atividades de vida diárias.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Espaço físico
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
A "Escola na melhor idade" que oferece a associação de exercícios globais, elaborados pela equipe multidisciplinar, esta sendo eficaz em muitos casos, com relatos da redução da intensidade da dor em coluna vertebral, melhora da flexibilidade, disposição, socialização, conhecimento da musculatura do assoalho pélvico, em diversos casos melhora da queixa de perda de urina, melhora da função e estado geral de saúde geral.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Melhora Melhorar qualidade de vida da população idosa participantes da experiência.
melhora significativa nos quadros e queixas referentes a incontinência urinária
melhora na conscientização corporal e queixas álgicas em coluna vertebral
melhora de fortalecimento músculo esquelético global
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Idosos beneficiados: 200 idosos Número de atendimentos: 360 encontros em 18 meses, ocorrendo 5 visitas semanais. A "Escola na melhor idade" vem crescendo e a procura por suas atividades aumentando dia a dia, com retorno super positivo por conta dos alunos e pacientes inscritos no programa e as respostas observados nos itens de avaliação.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
- Melhora na qualidade de vida geral e em diversos aspectos dos inscritos e que frequentam semanalmente a 'Escola na melhor idade".
Quais as limitações da experiência?: 
- Espaço físico
2018
-
Sudeste
Atuação da equipe multidisciplinar nos aspectos gerontológicos nas capacidades funcionais e morbilidades do indivíduo idoso.

TÍTULO COMPLETO: Atuação da equipe multidisciplinar nos aspectos gerontológicos nas capacidades funcionais e morbilidades do indivíduo idoso

INTRODUÇÃO

Atuando há oito anos no setor de geriatria, a fisioterapeuta responsável pela coordenação da UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, que atualmente realiza mais de dois mil atendimentos mensais voltados para a terceira idade, e junto à equipe multidisciplinar decidiram implantar desde a abertura do equipamento, que esta em funcionamento há quase dois anos, o trabalho multidisciplinar associando as áreas de fisioterapia, educação física, nutrição e oficina de artesanato, todos em conjunto estudando, interligando saberes e analisando as necessidades do perfil do público atendidas na unidade, baseados nos fundamentos da gerontologia que envolvem as capacidades funcionais e morbidades relacionadas a saúde da pessoa idosa, e poder proporcionar uma melhor qualidade em suas atividades de vida diária.  A clínica é voltada para o atendimento de pessoas acima de 60 anos de idade, e atua em dois principais eixos: Promoção à Saúde com aulas de musculação, hidroginástica, dança oficina de trabalhos manuais e aulas de informática, e o eixo de Reabilitação composto pelo setor de fisioterapia. Durante as reuniões da equipe multidisciplinar, decidimos complementar em nossos atendimentos esse olhar voltado para o processo do envelhecimento, que propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos, criando condições adequadas para um envelhecimento com qualidade. Através de sistema de avaliação e anamnese, fizemos um levantamento das principais queixas e patologias que mais incomodam e afetam o perfil dos alunos e pacientes, ressaltando três principais queixas:

- Problemas de incontinência urinária

- Dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia).

- Perda de equilíbrio (fator: quedas)

Assim criou-se a "Escola na melhor idade" : 16 grupos compostos por 15 alunos, de ambos os sexos, que realizam semanalmente atividades que duram 60 minutos e englobam em uma mesma aula a atuação de três projetos:

Escola da coluna (Back School): envolve técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching, utilizadas como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna. Não apenas a prática de exercícios específicos para alongamento e fortalecimento musculoesquelético, mas priorizamos a proposta de orientações voltadas para realizações das atividades de vida diárias (AVDS): exemplos: a forma mais correta de levantar um peso, altura ideal da tábua de passar roupas, postura mais adequada para dormir, trazendo a conscientização que pequenos detalhes e alterações no dia a dia e na rotina doméstica trazem grandes benefícios para saúde, prevenção de futuros agravantes e incapacidades.

Escola MAP: a Escola da Musculatura do Assoalho pélvico tem como objetivo a realização de exercícios de conscientização e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, conhecida também, como esfíncter externo, é responsável pela sustentação dos órgãos do assoalho pélvico e controlar funções importantes, como a micção, a evacuação ou a continência de urina e fezes. Utilizamos as técnicas de exercícios de Kegel, e orientações globais para que o aluno tenha consciência desse grupo muscular importantíssimo na saúde uroginecológica, tratando e evitando uma série de problemas que podem surgir com a idade.

Escola do equilíbrio: um dos fatores relevantes são as alterações decorrentes do envelhecimento que podem comprometer a postura. A rigidez articular, a perda de massa muscular, responsável pela sustentação do corpo, a diminuição da acuidade visual, ou até mesmo alterações do sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) podem comprometer a postura no dia-a-dia. Todos esses sistemas desempenham funções importantes conjuntamente. Seu desarranjo pode comprometer o controle postural de maneira a causar adaptações no corpo do idoso e consequentemente aumentar o risco a quedas.  É comum vermos o aumento da cifose torácica (corcunda), a protrusão de ombros e cabeça (ombros e cabeça deslocados à frente) e a diminuição da lordose lombar. Também acontece a retroversão pélvica e flexão de joelhos (joelhos tortos). Todas essas alterações, frequentes nos idosos, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais do envelhecimento. Vão acontecendo progressivamente e a equipe multidisciplinar abordando esses fatores gerontológicos, característicos do processo de envelhecimento, conseguimos atuar na prevenção e no tratamento das queixas e alterações posturais e musculoesqueléticas, que possivelmente estão relacionadas ao fator de risco a quedas.

OBJETIVOS

Diariamente analisamos as respostas dos alunos e pacientes, e nos reforça o quanto é imprescindível o trabalho multidisciplinar com o olhar para os aspectos que englobam a gerontologia, analisando o processo de envelhecimento do indivíduo com o objetivo de possibilitar um cuidado integral nas capacidades funcionais e morbilidades da pessoa idosa, valorizando o ser humano multidimensional em que necessita de diferentes cuidados, com ênfase na tratamento de patologias, na promoção de saúde, e orientações em que envolvem cuidados específicos nas de atividades de vida diárias, assim o projeto "Escola na melhor idade" traz esse contexto de atenção as principais queixas apresentadas por nossos alunos e pacientes, como problemas de incontinência urinária, dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia) e perda de equilíbrio, possibilitando a criação do projeto com o objetivo de atuarmos com um pensamento integrador e a complexidade de unir em um único projeto diferentes tratamentos mas que são tão interligados fisiologicamente e sem deixar de analisar a singularidade, o individual, as necessidades de cada indivíduo dentro de um mesmo grupo. Em quase dois anos, com a prática contínua das atividades da “Escola na melhor idade” estamos alcançando diversos objetivos e melhorias, além do esperado, no que se refere saúde e qualidade de vida do idoso, achamos muito importante o processo de orientações contínuas em diversos fatores, o processo de avaliação e anamnese em que detectamos necessidades e planos de melhorias, o convívio social de alunos e pacientes em diversos setores da unidade, o tratamento e a reabilitação de disfunções físicas e motoras, melhora da auto estima, melhora de quadros álgicos, proporcionando bem estar físico, mental, social e sem dúvidas, uma melhor qualidade de vida.

A paciente M.G,  61 anos, diz que esta aguardando para ser chamada para a realização de um procedimento cirúrgico para Incontinência Urinária, e nesse período em que espera, simplesmente não ficou em casa aguardando, teve a oportunidade de iniciar as atividades da “Escola na melhor idade” e pôde entender um pouco sobre os tipos de incontinência urinária, fatores agravantes, e realizar um preparo pré-operatório através de exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e orientações gerais de cuidados a saúde.

A pacientes L.H.Y, 67 anos diz que sentia muitas dores na coluna, vivia semanalmente no posto de saúde para tomar injeções e analgésicos. O quadro de dores impossibilitavam a realização de suas atividades de rotina, sem indicação para cirurgia devido as contras indicações, encontrou na “Escola na melhor idade” alívio, conforto, acolhimento e melhora do quadro álgico e hoje sabe a importância dos cuidados posturais, da prática regular de alongamentos e fortalecimento, que reflete, principalmente na hora de auxiliar o marido no banho e na transferência da cadeira de roda para cama.

Paciente M.S.O, 68 anos diz que não sente mais incômodos na coluna quando fica algumas horas do dia passando roupa, pois adequou a altura da tábua, aprendeu a manter uma postura adequada durante a atividade e ao mesmo tempo realiza exercícios de contração do assoalho pélvico, contraindo e relaxando a musculatura.

METAS

  • Melhorar qualidade de vida da população idosa, baseados no perfil gerontológico, prevendo possíveis alterações físicas e morbidades.
  • Conscientização e melhora dos problemas de incontinência urinária e fecal, que atinge relevante parte da população idosa, causando incômodos, constrangimentos e perda de qualidade de vida.
  • Conscientização postural, melhora de processos álgicos e orientações gerais para realização das AVDS
  • Fortalecimento musculoesquelético e trabalho de equilíbrio

PÚBLICO-ALVO

Idosos de ambos os sexos, a cima de 60 anos de idade, sendo avaliados individualmente para análise de suas necessidades.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

200

DIVULGAÇÃO

Através de meios de comunicação e divulgação feita na própria unidade.

ATIVIDADES

As atividades da Escola na melhor idade, são realizadas semanalmente, com grupos compostos por 15 alunos com duração de 60 minutos, realizando exercícios específicos direcionados para os três fatores abordados como principais queixas: Incontinência urinária, dores em segmentos de coluna vertebral e equilíbrio. Dentro de uma proposta criada pela equipe multidisciplinar baseadas em fatores gerontológicos, criou-se um plano de ação que envolve tratamento, prevenção e orientação. No início da aulas o profissional responsável, verifica se há pacientes queixosos, após uma avaliação do estado geral de saúde de todos do grupo, inicia-se a realização de exercícios da Escola da coluna, com técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching que proporcionam alongamento, e fortalecimento musculoesquelético, associados a manobras da Escola MAP, incentivando os alunos a recrutarem a musculatura do assoalho pélvico, junto ao trabalho de contração abdominal e respiração adequada, com objetivo de fortalecer e melhorar a conscientização da importância desse grupo muscular tão pouco abordado, associados a exercícios de correção postural e equilíbrio. Destacamos as "aulas" teóricas das Escola na melhor idade, que tem objetivo de ensinar e orientar os alunos e pacientes em relação aos cuidados em diversas atividades de vida diárias.

EQUIPE

08 Fisioterapeutas

03 Educadores físicos

01 Nutricionista

01 Recreador

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

Recursos físicos: 15- bolas de pilates- tesouro municipal 15- bolas de fisioterapia média- tesouro municipal 15- bastões de madeira- tesouro municipal 15- faixas elásticas- tesouro municipal sala com piso emborrachado- tesouro municipal.

RESULTADOS

A "Escola na melhor idade" que oferece a associação de exercícios globais, elaborados pela equipe multidisciplinar, esta sendo eficaz em muitos casos, com relatos da redução da intensidade da dor em coluna vertebral, melhora da flexibilidade, disposição, socialização, conhecimento da musculatura do assoalho pélvico, em diversos casos melhora da queixa de perda de urina, melhora da função e estado geral de saúde geral.

Idosos beneficiados: 200 idosos Número de atendimentos: 360 encontros em 18 meses, ocorrendo 5 visitas semanais. A "Escola na melhor idade" vem crescendo e a procura por suas atividades aumentando dia a dia, com retorno super positivo por conta dos alunos e pacientes inscritos no programa e as respostas observados nos itens de avaliação.

Introdução
Atuando há oito anos no setor de geriatria, a fisioterapeuta responsável pela coordenação da UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO, que atualmente realiza mais de dois mil atendimentos mensais voltados para a terceira idade, e junto à equipe multidisciplinar decidiram implantar desde a abertura do equipamento, que esta em funcionamento há quase dois anos, o trabalho multidisciplinar associando as áreas de fisioterapia, educação física, nutrição e oficina de artesanato, todos em conjunto estudando, interligando saberes e analisando as necessidades do perfil do público atendidas na unidade, baseados nos fundamentos da gerontologia que envolvem as capacidades funcionais e morbidades relacionadas a saúde da pessoa idosa, e poder proporcionar uma melhor qualidade em suas atividades de vida diária. A clínica é voltada para o atendimento de pessoas acima de 60 anos de idade, e atua em dois principais eixos: Promoção à Saúde com aulas de musculação, hidroginástica, dança oficina de trabalhos manuais e aulas de informática, e o eixo de Reabilitação composto pelo setor de fisioterapia. Durante as reuniões da equipe multidisciplinar, decidimos complementar em nossos atendimentos esse olhar voltado para o processo do envelhecimento, que propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos, criando condições adequadas para um envelhecimento com qualidade. Através de sistema de avaliação e anamnese, fizemos um levantamento das principais queixas e patologias que mais incomodam e afetam o perfil dos alunos e pacientes, ressaltando três principais queixas: - Problemas de incontinência urinária - Dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia). - Perda de equilíbrio (fator: quedas) Assim criou-se a "Escola na melhor idade" : 16 grupos compostos por 15 alunos, de ambos os sexos, que realizam semanalmente atividades que duram 60 minutos e englobam em uma mesma aula a atuação de três projetos: Escola da coluna (Back School): envolve técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching, utilizadas como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna. Não apenas a prática de exercícios específicos para alongamento e fortalecimento musculoesquelético, mas priorizamos a proposta de orientações voltadas para realizações das atividades de vida diárias (AVDS): exemplos: a forma mais correta de levantar um peso, altura ideal da tábua de passar roupas, postura mais adequada para dormir, trazendo a conscientização que pequenos detalhes e alterações no dia a dia e na rotina doméstica trazem grandes benefícios para saúde, prevenção de futuros agravantes e incapacidades. Escola MAP: a Escola da Musculatura do Assoalho pélvico tem como objetivo a realização de exercícios de conscientização e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, conhecida também, como esfíncter externo, é responsável pela sustentação dos órgãos do assoalho pélvico e controlar funções importantes, como a micção, a evacuação ou a continência de urina e fezes. Utilizamos as técnicas de exercícios de Kegel, e orientações globais para que o aluno tenha consciência desse grupo muscular importantíssimo na saúde uroginecológica, tratando e evitando uma série de problemas que podem surgir com a idade. Escola do equilíbrio: um dos fatores relevantes são as alterações decorrentes do envelhecimento que podem comprometer a postura. A rigidez articular, a perda de massa muscular, responsável pela sustentação do corpo, a diminuição da acuidade visual, ou até mesmo alterações do sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) podem comprometer a postura no dia-a-dia. Todos esses sistemas desempenham funções importantes conjuntamente. Seu desarranjo pode comprometer o controle postural de maneira a causar adaptações no corpo do idoso e consequentemente aumentar o risco a quedas. É comum vermos o aumento da cifose torácica (corcunda), a protrusão de ombros e cabeça (ombros e cabeça deslocados à frente) e a diminuição da lordose lombar. Também acontece a retroversão pélvica e flexão de joelhos (joelhos tortos). Todas essas alterações, frequentes nos idosos, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais do envelhecimento. Vão acontecendo progressivamente e a equipe multidisciplinar abordando esses fatores gerontológicos, característicos do processo de envelhecimento, conseguimos atuar na prevenção e no tratamento das queixas e alterações posturais e musculoesqueléticas, que possivelmente estão relacionadas ao fator de risco a quedas.
Objetivos
Diariamente analisamos as respostas dos alunos e pacientes, e nos reforça o quanto é imprescindível o trabalho multidisciplinar com o olhar para os aspectos que englobam a gerontologia, analisando o processo de envelhecimento do indivíduo com o objetivo de possibilitar um cuidado integral nas capacidades funcionais e morbilidades da pessoa idosa, valorizando o ser humano multidimensional em que necessita de diferentes cuidados, com ênfase na tratamento de patologias, na promoção de saúde, e orientações em que envolvem cuidados específicos nas de atividades de vida diárias, assim o projeto "Escola na melhor idade" traz esse contexto de atenção as principais queixas apresentadas por nossos alunos e pacientes, como problemas de incontinência urinária, dores em coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia e dorsalgia) e perda de equilíbrio, possibilitando a criação do projeto com o objetivo de atuarmos com um pensamento integrador e a complexidade de unir em um único projeto diferentes tratamentos mas que são tão interligados fisiologicamente e sem deixar de analisar a singularidade, o individual, as necessidades de cada indivíduo dentro de um mesmo grupo. Em quase dois anos, com a prática contínua das atividades da “Escola na melhor idade” estamos alcançando diversos objetivos e melhorias, além do esperado, no que se refere saúde e qualidade de vida do idoso, achamos muito importante o processo de orientações contínuas em diversos fatores, o processo de avaliação e anamnese em que detectamos necessidades e planos de melhorias, o convívio social de alunos e pacientes em diversos setores da unidade, o tratamento e a reabilitação de disfunções físicas e motoras, melhora da auto estima, melhora de quadros álgicos, proporcionando bem estar físico, mental, social e sem dúvidas, uma melhor qualidade de vida. A paciente M.G, 61 anos, diz que esta aguardando para ser chamada para a realização de um procedimento cirúrgico para Incontinência Urinária, e nesse período em que espera, simplesmente não ficou em casa aguardando, teve a oportunidade de iniciar as atividades da “Escola na melhor idade” e pôde entender um pouco sobre os tipos de incontinência urinária, fatores agravantes, e realizar um preparo pré-operatório através de exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e orientações gerais de cuidados a saúde. A pacientes L.H.Y, 67 anos diz que sentia muitas dores na coluna, vivia semanalmente no posto de saúde para tomar injeções e analgésicos. O quadro de dores impossibilitavam a realização de suas atividades de rotina, sem indicação para cirurgia devido as contras indicações, encontrou na “Escola na melhor idade” alívio, conforto, acolhimento e melhora do quadro álgico e hoje sabe a importância dos cuidados posturais, da prática regular de alongamentos e fortalecimento, que reflete, principalmente na hora de auxiliar o marido no banho e na transferência da cadeira de roda para cama. Paciente M.S.O, 68 anos diz que não sente mais incômodos na coluna quando fica algumas horas do dia passando roupa, pois adequou a altura da tábua, aprendeu a manter uma postura adequada durante a atividade e ao mesmo tempo realiza exercícios de contração do assoalho pélvico, contraindo e relaxando a musculatura.
Metas
  1. Melhorar qualidade de vida da população idosa, baseados no perfil gerontológico, prevendo possíveis alterações físicas e morbidades.
  2. Conscientização e melhora dos problemas de incontinência urinária e fecal, que atinge relevante parte da população idosa, causando incômodos, constrangimentos e perda de qualidade de vida.
  3. Conscientização postural, melhora de processos álgicos e orientações gerais para realização das AVDS
  4. Fortalecimento musculoesquelético e trabalho de equilíbrio
Público alvo
ambos os sexos, a cima de 60 anos de idade, sendo avaliados individualmente para análise de suas necessidades.
Divulgação
Através de meios de comunicação e divulgação feita na própria unidade.
Número de participantes
300
Atividades
As atividades da Escola na melhor idade, são realizadas semanalmente, com grupos compostos por 15 alunos com duração de 60 minutos, realizando exercícios específicos direcionados para os três fatores abordados como principais queixas: Incontinência urinária, dores em segmentos de coluna vertebral e equilíbrio. Dentro de uma proposta criada pela equipe multidisciplinar baseadas em fatores gerontológicos, criou-se um plano de ação que envolve tratamento, prevenção e orientação. No início da aulas o profissional responsável, verifica se há pacientes queixosos, após uma avaliação do estado geral de saúde de todos do grupo, inicia-se a realização de exercícios da Escola da coluna, com técnicas de RGP (Reeducação Postural Global) Pilates e isostretching que proporcionam alongamento, e fortalecimento musculoesquelético, associados a manobras da Escola MAP, incentivando os alunos a recrutarem a musculatura do assoalho pélvico, junto ao trabalho de contração abdominal e respiração adequada, com objetivo de fortalecer e melhorar a conscientização da importância desse grupo muscular tão pouco abordado, associados a exercícios de correção postural e equilíbrio. Destacamos as "aulas" teóricas das Escola na melhor idade, que tem objetivo de ensinar e orientar os alunos e pacientes em relação aos cuidados em diversas atividades de vida diárias.
Resultados
A "Escola na melhor idade" que oferece a associação de exercícios globais, elaborados pela equipe multidisciplinar, esta sendo eficaz em muitos casos, com relatos da redução da intensidade da dor em coluna vertebral, melhora da flexibilidade, disposição, socialização, conhecimento da musculatura do assoalho pélvico, em diversos casos melhora da queixa de perda de urina, melhora da função e estado geral de saúde geral.

Ficha técnica

Município:
Mogi das Cruzes
Instituição Responsável:
UNICA- FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO "Dr. Aristides Cunha Filho"
Coordenação da experiência:
Luriana de Barros Toledo
Email da coordenação:
coordenacao.unica@unicaprosaude.org.br
Telefone institucional:
(11) 4726-4377
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
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