“ABRINDO AS PORTAS DA MEMÓRIA: UM TRABALHO COM IDOSOS PORTADORES DE DEMÊNCIAS E SEUS CUIDADORES”
Sabemos que doenças neurodegenerativas, entre elas a Doença de Alzheimer, são patologias que provocam perda de autonomia e redução de independência, bem como um alto grau de estresse para os cuidadores familiares ou profissionais, responsáveis pelo acompanhamento de pessoas com estas patologias.
Sendo assim, a equipe do Programa Acompanhante de Idosos da Cidade Dutra identificou a necessidade de implantar uma proposta de intervenção direcionada aos familiares e/ou cuidadores e também aos idosos para promover suporte técnico e garantir a qualidade de vida tanto dos idosos quanto de seus cuidadores, valorizando o acolhimento, a integração e o protagonismo social.
A integração dos cuidadores (familiares e profissionais), acontece simultaneamente ao trabalho com os idosos, em ambiente separado, tendo como objetivo promover a troca de experiências e expressão de sentimentos, informar sobre a doença, suas características e evolução, por meio de palestras com profissionais de diversas áreas, incentivando a aceitação da doença e suas perdas associadas, promovendo um momento de prazer e relaxamento.
As atividades das oficinas com os idosos envolvem ações de alongamento, atividades de memória, cantorias relembrando cantigas do passado, comemoração das datas dos aniversários, casamentos etc. Os idosos dirigem-se para uma mesa ampla, para a realização de atividade manual em grupo. Nessa atividade os idosos são incentivados a realizarem a socialização, estimulando o raciocínio, a escolha, a independência, a coordenação motora etc.
É uma maneira de abrir as portas da memória e resgatar histórias e cuidados.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br