TÍTULO COMPLETO: Vivendo melhor na terceira idade
INTRODUÇÃO
A iniciativa de implantar grupos de atividade física nas Unidades Básicas de Saúde no território de Nova Lima justifica-se pela falta de oferta de atividades de práticas corporais para os usuários do SUS, pelo aumento da busca de consultas médicas e trocas de receitas por pacientes adultos e idosos hipertensos, diabéticos e outras doenças, relatos da equipe de saúde sinalizando o aumento de doenças psíquicas (ansiedade e depressão) entre os usuários,.
OBJETIVOS
- Implementar grupos de atividades físicas nas UBS da Rede Municipal;
- Realizar ações de prevenção às doenças e promoção de práticas corporais e educativas para os usuários do SUS;
- Apoiar a equipe de Estratégia de Saúde da Família com ações que visam acompanhar pacientes em tratamento de Hipertensão, Diabetes e Doença Metabólica;
- Auxiliar os pacientes com sobrepeso e obesos no controle e perda de peso;
- Aumentar a qualidade de vida dos usuários (sono, autoestima, saúde mental, espaços de convivência).
METAS
- Realizar reuniões em equipe da ESF para identificar usuários acima de 60 anos para participarem de grupos de atividades físicas;
- Planejar roteiro atividades físicas para usuários idosos, considerando suas especificidades;
- Implantar grupo de atividade física em cada UBS – Grupo Melhor Idade;
- Realizar avaliações e reavaliações com o grupo participante da experiência.
PÚBLICO-ALVO
Iniciaram a experiência 177 mulheres e 29 homens, acima de 60 anos; todos independentes.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
150
DIVULGAÇÃO
Por meio de salas de espera nas UBS, pelo convite da ESF para os idosos, principalmente por intermédio dos Agentes Comunitários de Saúde.
ATIVIDADES
Os idosos foram conduzidos pelo Educador Físico, a desenvolver atividades que trabalhavam o equilíbrio, a respiração, força funcional, amplitude de movimento, postura e melhora da autoestima.
EQUIPE
06 Educadores físicos
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
Material utilizado: Para as atividades não é necessária a utilização de materiais e equipamentos. Os exercícios são funcionais do dia a dia. Os colchonetes foram doados e os pesos foram confeccionados pelos idosos com material reciclável.
RESULTADOS
Na qualidade da atenção a pessoa idosa: aumento da qualidade de vida, socialização, autoestima, controle da hipertensão e diabetes de alguns idosos, melhora da força e agilidade. Na organização dos serviços: diminuição na procura por consultas médicas, maior vínculo dos idosos com a UBS, participação e responsabilização e participação do usuário pelo tratamento clínico e por ações de autocuidado. No planejamento de novas ações: promoção eventos para a população idosa, aumento da capacidade de atendimento dos grupos, atividades externas como visitas a parques, festas temáticas, etc.