TÍTULO COMPLETO: Boletim Informativo
INTRODUÇÃO
Desde o ano de 2003, a 12ª Conferência Nacional de Saúde já deliberava a implementação de políticas articuladas de informação, comunicação, educação permanente e popular em saúde, nas três esferas de governo, a fim de dar visibilidade às diretrizes do SUS, da política de saúde, ações e utilização de recursos, visando ampliar a participação e o controle social.
No âmbito do Estado de Goiás nas Conferências de Saúde e diversos eventos realizados, os profissionais de saúde e sociedade civil também pontuam a importância do aprimoramento da comunicação e informação entre os órgãos estaduais, municipais, instituições, Ongs e entidades; por perceber a ausência de conhecimento e visibilidade dos dados epidemiológicos, das ações de saúde desenvolvidas no âmbito dos municípios do Estado e do trabalho desenvolvido nas instituições e entidades que atuam na área.
Assim, este Projeto tem como propositura estabelecer uma política de comunicação nos diferentes níveis do sistema de saúde com o uso criativo e inovador do Boletim Informativo proporcionando um canal permanente e contínuo entre a SES/Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, as Regionais de Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde, as instituições, Ongs e entidades.
OBJETIVOS
ATIVIDADES
1º Mapeamento das Regionais de Saúde do Estado de Goias elaborando relação dos e-mails dos Gerentes e instituições, entidades e Ongs que atuam na área para encaminhamento do Boletim Informativo de Saúde da Pessoa Idosa;
2º Levantamento de temas e notícias relevantes em relação à Saúde da Pessoa Idosa;
3º Contato com as Regionais solicitando relatório com fotos dos municípios goianos em referência as ações de saúde realizadas;
4º Elaboração do Boletim Informativo;
5º Envio do Boletim Informativo por e-mail para as Regionais de Saúde, Municípios, Instituições Governamental e não Governamental.
EQUIPE
Equipe Técnica da Subcoordenação de saúde da pessoa idosa e dos municípios que nos envia os relatórios das ações desenvolvidas para esta população.
Número e tipo de profissional ou voluntário.
1 – Assistente social
1 – Enfermeira
1 – Diagramador
2 – Assistentes Administrativos
EQUIPAMENTOS E RECURSOS
Os equipamentos utilizados são os computadores e telefones disponibilizados pela SES para a Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.
Quais foram as fontes dos recursos?
Não foi realizado gasto financeiro na execução deste projeto.
RESULTADOS
Após a implementação do Boletim Informativo no Estado percebe-se uma maior interação da equipe da Subcoordenação com os profissionais das Regionais e dos municípios, viabilizando a disseminação do conhecimento referente a Saúde da Pessoa Idosa e das ações realizadas de acordo com o Plano de Ação Municipal
Profissional de Saúde das SMS dos municípios com uma melhor compreensão do trabalho e conhecimento de outras práticas, empodera suas ações no âmbito da Atenção Primária realizando mudanças inovadoras ao imprimir novos sentidos na atuação junto à Pessoa Idosa. Em alguns municípios já contamos com experiências exitosas.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br