TÍTULO COMPLETO: Um novo olhar do cuidado: implementando a caderneta de saúde da pessoa idosa no município de Natal/RN
INTRODUÇÃO
A partir da capacitação da caderneta de saúde da pessoa idosa, realizada no nosso município pelo INCOR e Ministério da saúde, formamos o grupo condutor com o objetivo de multiplicar esse aprendizado para toda a rede de atenção básica. Várias propostas foram apresentadas, porém queríamos algo que de fato impactasse e sensibilizasse os profissionais e a população idosa/responsáveis. A ideia era que a caderneta de fato, fizesse parte do cuidado no cotidiano das pessoas idosas.
OBJETIVOS
- O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?
- Permitir aprofundar o conhecimento em relação à população idosa cadastrada pela Estratégia Saúde da Família;
- Permitir o acompanhamento longitudinal da pessoa idosa, por um período de cinco anos;
- Possibilitar o monitoramento das condições crônicas de saúde e de outros fatores que podem interferir no bem-estar da pessoa idosa;
- Possibilitar a identificação do idoso frágil, por meio da avaliação multidimensional (clínica, psicossocial e funcional);
- Alertar o idoso e os profissionais de saúde sobre o uso de medicamentos potencialmente de risco;
- Fornecer orientações sobre o autocuidado;
- Auxiliar no manejo da saúde da pessoa idosa, podendo ser usada pelas equipes de saúde, pelos idosos, pelos familiares e pelos cuidadores;
- Compor o plano de cuidado, que deve ser desenvolvido em conjunto com os profissionais de saúde.
METAS
- Criar o grupo condutor;
- capacitar a equipe multiplicadora de cada Distrito sanitário;
- Implementar a caderneta em cada unidade básica de saúde;
- Avaliar as ações de implementação.
PÚBLICO-ALVO
Toda pessoa idosa cadastrada na Rede de Atenção Básica.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
63000
DIVULGAÇÃO
Por meio dos ACS, visitas domiciliares e divulgação nas UBS.
ATIVIDADES
Após a conclusão do curso com o MS e HCOR marcamos uma reunião com todos os participantes para decidirmos como seria implementada na prática a Caderneta. Várias propostas foram apresentadas, porém queríamos algo que de fato impactasse e sensibilizasse os profissionais e a população idosa/responsáveis. A nossa cidade é administrada e dividida em 5 Distritos Sanitários, dessa forma, enxergamos nos responsáveis pela atenção básica de cada Distrito, um grande aliado para multiplicar esse conhecimento. Assim, convidamos um profissional da própria sede e de cada UBS um ou dois profissionais para serem multiplicadores, dependendo do porte da unidade.
CAPACITAÇÃO COM OS 5 DISTRITOS SANITÁRIOS/REPRESENTANTES DAS UBS - Realizamos em cada distrito uma capacitação com esses profissionais e a proposta seria: capacitarmos multiplicadores que iriam realizar em cada UBS a capacitação em dias e horários previamente definidos. Solicitamos nesse encontro, que cada UBS nos enviasse o número de pessoas idosas cadastradas, para que ao iniciarmos as capacitações, realizarmos a entrega a cada UBS do quantitativo de cadernetas solicitadas. Cada UBS agendou o dia D para realizar a capacitação de implementação.
CAPACITAÇÃO NAS UBS - No dia marcado, todos os profissionais da UBS foram envolvidos, inclusive o pessoal de apoio. Não foi realizado atendimento durante um turno e todos voltaram-se para conhecer a caderneta e sua aplicação. Na oportunidade, além do passo-a-passo para conhecerem a caderneta, foram realizadas dinâmicas, estudos de caso, dentre outras atividades integrando todos os participantes.
ENTREGA DA CADERNETA E SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA E RESPONSÁVEIS - A implementação da caderneta ecoou, trazendo visibilidade para esse instrumento tão precioso para a população idosa. A partir das capacitações com os profissionais, cada UBS iniciou o processo de entrega. Cada unidade com sua maneira de trabalho, seja por meio dos grupos operativos, seja por meio de momentos nas salas de espera das unidades, espaços sociais no território. A ideia era entregar sensibilizando, explicando, mostrando. Nesse momento, contamos com o apoio de estagiários das universidades, alunos das disciplinas de SACI/POTI da UFRN, enfim, outros atores foram se engajando, sempre na perspectiva de um trabalho lúdico e interativo.
OUTRA ESTRATÉGIA - Adotamos também, por meio de Nota Técnica, a Caderneta como cartão oficial de vacina para a população idosa aqui no município, como estratégia de divulgação e objetivando habituar profissionais e população a utiliza-la, tendo sido inclusive matéria veiculada na mídia local. Esperamos que a caderneta se consolide como um instrumento indispensável ao cuidado a pessoa idosa com o apoio da população em geral e de todos os profissionais.
EQUIPE
FUNÇÃO | NÚMERO DE PROFISSIONAIS | |
ESF | AB | |
Médico | 132 | 39 |
Enfermeiro | 132 | 26 |
Dentista | 132 | 26 |
Técnico de enfermagem | 264 | 26 |
Técnico de saúde bucal | 132 | 26 |
ACS | 762 | - |
Assistente social | - | 13 |
Psicólogo | 1 | 6 |
Nutricionista | - | 6 |
Auxiliar de farmácia | 132 | 39 |
Arquivista | 132 | 39 |
ASG | 132 | 39 |
Gerentes | 132 | 39 |
Administrador | 132 | 39 |
Técnico administrativo | 132 | 39 |
Estagiários UFRN | 20 | - |
TOTAL | 2467 | 402 |
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Detalhe os recursos físicos utilizados na realização da experiência
- Detalhe os recursos financeiros utilizados na realização da experiência, quando houver
- Notebook;
- Datashow;
- Papel oficio;
- Cartolina;
- Pillot;
- Papel madeira;
- Lanches e lembrancinhas (chocolate, bombons);
- Lápis e borracha;
- Som e microfone
Recursos da Secretaria Municipal de Saúde e contribuição voluntária de cada profissional.
RESULTADOS
Hoje há uma preocupação dos profissionais de saúde em preencher a caderneta, principalmente em relação aos usuários acamados e domiciliados, realizada pelos ACS; Adesão e valorização por parte dos idosos à caderneta; Portaria municipal que adotou a caderneta como cartão oficial de vacina para usuários da atenção básica; Trabalho realizado com os novos estagiários para que haja continuidade na implementação da caderneta.