Identificação da Experiência

Vacinação Contra Covid-19 realizado no domicilio para super idosos (maiores de 85 anos) no Município de São Bernardo do Campo

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
São Bernardo do Campo
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo – Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado (DABGC)
Coordenação da experiência: 
Stefanos Paraskevas Lazarou
Telefone institucional: 
(11) 2630-6173
Email da coordenação: 
regiane.silveira@saobernardo.sp.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Vacinação

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, mas cabe destacar que esse quadro não significa necessariamente limitação de suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social. Em tempos de pandemia, a Atenção Primária à Saúde (APS) precisou realizar mudanças de fluxos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive para o atendimento da pessoa idosa. Assim, o Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado de São Bernardo do Campo (DABGC-SBC) preocupou-se muito com a nova organização de atendimento, desde a recepção até as diferentes composições de Equipes de Estratégia de Saúde da Família. O município é composto por 33 UBS, localizadas em sete territórios de saúde, envolvendo todos os departamentos da Secretaria de Saúde, para respeitar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, desde a sua 1° edição e a sua articulação com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo dados do IBGE São Bernardo, com 77,9 mil idosos, em outubro de 2019 a cidade foi contemplada com o Selo Amigo do Idoso por ser pioneira na adoção de políticas públicas voltadas à terceira idade, São Bernardo agora é oficialmente uma cidade contemplada com o Selo Amigo do Idoso. Com este olhar mais atento e longitunal da APS, viu-se a necessidade de construir um Plano Municipal de Imunização respeitando as prioridades estabelecidas no Plano Estadual, mas também categorizar nossos idosos para um atendimento domiciliar.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Realizar a vacinação COVID-19 em ambiente domiciliar e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), pela caracterização da população super idosa (maiores de 85 anos) através de levantamento cadastral nas UBS pelo do sistema de informação e gestão epHeath, que coleta dados da Atenção Básica para Agentes Comunitários de Saúde.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
1. Identificar a população com mais de 85 anos e comunicar paciente, cuidadores e familiares;
2. Realizar a operacionalização e logística das equipes de saúde, solicitar de transporte e segurança para os profissionais vacinadores e das próprias vacinas;
3. Realizar 100 aplicações da vacina contra COVID-19 por dia;
4. Vacinar 100% dos idosos com mais de 85 anos contra a COVID-19, residentes de São Bernardo do Campo em ambiente domiciliar.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Início da campanha de vacinação dos super idosos em domicílio deu-se no dia 04 de fevereiro de 2021 indo até o final do mês de maio de 2021. Optou-se pelo atendimento domiciliar pela facilidade de interação com o usuário e familiares, inseridos nas 33 UBS e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) registradas nos nove territórios de saúde. Atividade segue em andamento devidos as orientações provenientes dos Documentos Técnicos do Estado, para segunda, terceira e atualmente quarta dose da vacina (somente para idosos maiores de 90 anos).
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos com mais de 85 anos, ambos os sexos, nos
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A experiência foi divulgada ao público pelos veículos de comunicação oficiais da prefeitura, reuniões do conselho Municipal de saúde e pelos profissionais da rede. Gerando uma procura da imprensa para ampliar a divulgação da vacinação no município e aumen
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Após o levantamento realizado pelas UBS, com os dados cadastrais dos idosos em mãos, as equipes entraram em contato telefônico ou pessoalmente com os idosos e familiares para o agendamento da visita.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
6970
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
• 150 idosos registrados com mais de 100 anos; • 2.802 mil idosos de 90 a 99 anos; • 4.764 mil idosos de 85 a 89 anos
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
6970
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Viagem para outros Estados ou hospitalizações.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Equipe se direcionava para as casas dos pacientes que já haviam recebido contato telefônico da UBS para agendamento da visita, para a realização da vacina.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Resultando em 6.970 mil idosos vacinados com primeira e segunda dose, foi realizada a busca ativa após o período de vacinação, pois haviam idosos em internações hospitalares ou haviam viajado para casa dos filhos em outras cidades. Esse resgate foi feito e as vacinas realizadas após o período da campanha tendo absorvido mais de 100% da população registrada no início do levantamento de dados. Desta forma, durante todo esse processo, foi possível o monitoramento pela Divisão Técnico Assistencial do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, que permitiu ampla divulgação da necessidade da atualização cadastral destes usuários, territorialização das equipes da Estratégia de Saúde da Família, reorganização dos mapas de situação, garantindo efetividade de acompanhamento longitudinal, o método utilizado pelo Município ganhou notoriedade nacional que repercutiu em jornais de todo o país, tornando um exemplo a ser seguido
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
População identificada e atualização cadastral.
Logística de RH e insumos operacionalizada.
Meta atingida de 100 aplicações dia no município em caráter domiciliar.
Vacinados 100% dos idosos cadastrados com mais de 85 anos, residentes no municipio.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Resultando em 6.970 mil idosos vacinados com primeira e segunda dose, foi realizada a busca ativa após o período de vacinação, pois haviam idosos em internações hospitalares ou haviam viajado para casa dos filhos em outras cidades. Esse resgate foi feito e as vacinas realizadas após o período da campanha tendo absorvido mais de 100% da população registrada no início do levantamento de dados.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
que permitiu ampla divulgação da necessidade da atualização cadastral destes usuários, territorialização das equipes da Estratégia de Saúde da Família, reorganização dos mapas de situação, garantindo efetividade de acompanhamento longitudinal, o método utilizado pelo Município ganhou notoriedade nacional que repercutiu em jornais de todo o país, tornando um exemplo a ser seguido.
2021
-
Sudeste
Vacinação Contra Covid-19 realizado no domicilio para super idosos (maiores de 85 anos) no Município de São Bernardo do Campo
Introdução
O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, mas cabe destacar que esse quadro não significa necessariamente limitação de suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social. Em tempos de pandemia, a Atenção Primária à Saúde (APS) precisou realizar mudanças de fluxos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive para o atendimento da pessoa idosa. Assim, o Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado de São Bernardo do Campo (DABGC-SBC) preocupou-se muito com a nova organização de atendimento, desde a recepção até as diferentes composições de Equipes de Estratégia de Saúde da Família. O município é composto por 33 UBS, localizadas em sete territórios de saúde, envolvendo todos os departamentos da Secretaria de Saúde, para respeitar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, desde a sua 1° edição e a sua articulação com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo dados do IBGE São Bernardo, com 77,9 mil idosos, em outubro de 2019 a cidade foi contemplada com o Selo Amigo do Idoso por ser pioneira na adoção de políticas públicas voltadas à terceira idade, São Bernardo agora é oficialmente uma cidade contemplada com o Selo Amigo do Idoso. Com este olhar mais atento e longitunal da APS, viu-se a necessidade de construir um Plano Municipal de Imunização respeitando as prioridades estabelecidas no Plano Estadual, mas também categorizar nossos idosos para um atendimento domiciliar.
Objetivos
Realizar a vacinação COVID-19 em ambiente domiciliar e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), pela caracterização da população super idosa (maiores de 85 anos) através de levantamento cadastral nas UBS pelo do sistema de informação e gestão epHeath, que coleta dados da Atenção Básica para Agentes Comunitários de Saúde.
Metas
  1. 1. Identificar a população com mais de 85 anos e comunicar paciente, cuidadores e familiares;
  2. 2. Realizar a operacionalização e logística das equipes de saúde, solicitar de transporte e segurança para os profissionais vacinadores e das próprias vacinas;
  3. 3. Realizar 100 aplicações da vacina contra COVID-19 por dia;
  4. 4. Vacinar 100% dos idosos com mais de 85 anos contra a COVID-19, residentes de São Bernardo do Campo em ambiente domiciliar.
Público alvo
Idosos com mais de 85 anos, ambos os sexos, nos
Divulgação
A experiência foi divulgada ao público pelos veículos de comunicação oficiais da prefeitura, reuniões do conselho Municipal de saúde e pelos profissionais da rede. Gerando uma procura da imprensa para ampliar a divulgação da vacinação no município e aumen
Número de participantes
6970
Atividades
Equipe se direcionava para as casas dos pacientes que já haviam recebido contato telefônico da UBS para agendamento da visita, para a realização da vacina.
Resultados
Resultando em 6.970 mil idosos vacinados com primeira e segunda dose, foi realizada a busca ativa após o período de vacinação, pois haviam idosos em internações hospitalares ou haviam viajado para casa dos filhos em outras cidades. Esse resgate foi feito e as vacinas realizadas após o período da campanha tendo absorvido mais de 100% da população registrada no início do levantamento de dados. Desta forma, durante todo esse processo, foi possível o monitoramento pela Divisão Técnico Assistencial do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, que permitiu ampla divulgação da necessidade da atualização cadastral destes usuários, territorialização das equipes da Estratégia de Saúde da Família, reorganização dos mapas de situação, garantindo efetividade de acompanhamento longitudinal, o método utilizado pelo Município ganhou notoriedade nacional que repercutiu em jornais de todo o país, tornando um exemplo a ser seguido

Ficha técnica

Município:
São Bernardo do Campo
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo – Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado (DABGC)
Coordenação da experiência:
Stefanos Paraskevas Lazarou
Email da coordenação:
regiane.silveira@saobernardo.sp.gov.br
Telefone institucional:
(11) 2630-6173
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Vacinação
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br