Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
A totalidade de pacientes com idades iguais ou superiores a 60 anos, que possuam demanda clínica, são agendados para uma consulta com o médico da UMS. Nesta consulta o paciente é avaliado de maneira integral (realizado exame clínico completo) e caso possua alguma condição clínica contemplada no Protocolo de Encaminhamento da Atenção Primária para Atenção Especializada (Geriatria Geral) o caso é encaminhado para regulação, à distância, para telerreguladora especialista, através do prontuário eletrônico. O Médico assistente deve descrever criteriosamente a anamnese do paciente: dados clínicos, exames complementares, medicamentos prescritos, condição cognitiva do paciente, suporte social etc. Através da plataforma para telerregulação (criada dentro do prontuário eletrônico) a profissional reguladora avaliará a descrição clínica do paciente, verificando se enquadra-se nos critérios descritos no protocolo, e poderá encaminhá-lo para uma avaliação presencial com especialista e/ ou solicitar exames necessários para complementação da investigação diagnóstica. Quando esta consulta presencial com especialista não se faz necessária, a telerreguladora subsidia o médico assistente com informações de manejo na Atenção Primária: ajuste da qualidade ou na dose das medicações, encaminhamento para outra especialidade, solicitação de exames complementares. Quando ocorre o encaminhamento do paciente para o ambulatório especializado, este poderá ser realizado de maneira direcionada para o melhor local e/ ou profissional de acordo com a condição clínica do paciente e conforme acesso facilitado.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
Compreensão do processo de trabalho do médico assistente.
Falta de detalhamento de dados clínicos enviados para teleconsultoria pelo médico da APS.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
Qualificação dos encaminhamentos dos médicos da APS.
Melhoria na comunicação entre os níveis de Atenção.
Redução do tempo de espera em fila da especialidade.
Planejamento de Ações de educação permanente e de apoio ao médico da APS.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Definição dos fluxos de encaminhamento dentro dos pontos de atenção na RAS
Organização da RASPI e melhoria da qualidade do cuidado prestado com fortalecimento das ações da Atenção Primária em Saúde
Qualificação dos encaminhamentos dos médicos da APS.
Planejamento de Ações de educação permanente e de apoio ao médico da APS.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
Número total de Telerregulações/ teleconsultorias: 369
Percentual de pacientes Encaminhados par atendimento em ambulatório especializado, até o momento: 68%
Com que frequência se reúne?:
Quais os pontos positivos da experiência?:
Qualificação na tomada de decisão em resposta às necessidades do usuário.
Redução do tempo de espera na rede de serviços ambulatoriais especializados, para atendimento em tempo oportuno.
Direcionamento do paciente ao local mais adequado a sua condição clínica.
Construção de Protocolos Clínicos de Encaminhamento para apoio na assistência e tomada de decisões dos médicos da APS.
Qualificação do encaminhamento médico.
Quais as limitações da experiência?:
Falta de unificação do prontuário eletrônico em todas as instituições prestadoras de serviço de níveis secundário e terciário de atenção.