TÍTULO COMPLETO: Grupo NASF/ Conviver na melhor idade
INTRODUÇÃO
A iniciativa se deu devido ao alto índice de usuários idosos fazendo uso de psicotrópicos sem uma patologia especifica, utilização para fins paliativos, por apresentarem problemas como ansiedade, insônia dentre outros problemas relacionados ao humor, solidão, dentre outros.
OBJETIVOS
Esperamos que com a utilização de práticas integrativas e oficinas como as de artesanato, biodança e práticas corporais o público idoso envolvido mude hábitos medicamentosos através da promoção e prevenção de agravos relacionados a saúde.
METAS
- Elaborar uma proposta de intervenção para reduzir o uso abusivo de psicotrópicos entre usuários idosos das ESF do município.
- Desenvolver ações de promoção e prevenção da Saúde com idosos em uso de psicofármacos.
- Promover uma cultura à vida saudável, utilizando práticas integrativas.
- Desenvolver estratégias que demonstrem ao público idoso que a substituição de hábitos medicamentosos pela utilização de práticas integrativas proporcionará efeitos satisfatórios.
PÚBLICO-ALVO
Idosos em uso de psicofármacos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
32
DIVULGAÇÃO
Divulgação através de convites entregues por ACS's, anuncio em rádio comunitária local e redes sociais.
ATIVIDADES
Terapia comunitária, com roda de diálogo com psicóloga e assistente social; Aplicação de Reiki, de forma comunitária; Aplicação de terapia auricular, para o tratamento de dores, insônia, ansiedade, dentre outros; Atividades físicas conduzidas pelo educador físico; Oficina de artesanato, cada encontro uma arte diferente e atividades de complementação enviadas para ocupação em casa, preenchendo assim o tempo ocioso de cada idoso; Lanche da tarde; Encerramento com dança circular, biodança ou dança terapia; Festas regionais, datas comemorativas.
EQUIPE
01 Assistente Social/Coordenadora NASF (Terapia Comunitária, coordenação da experiência biodança)
01 Educador Físico (Práticas Corporais e do lazer)
01 Psicóloga/NASF (Reiki e Florais)
01 Fisioterapeuta (terapia auricular)
01 Artesã (arte-terapia)
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Espaço da Academia de saúde, disponibilizado pela secretaria municipal de saúde;
- Aparelhos para práticas esportivas;
- Materiais de terapia auricular (sementes de mostarda, kit de aplicação, etc) disponibilizados pela secretaria municipal de saúde;
- Materiais para aplicação de Reiki (pedras, incenso e outros) disponibilizados pela secretaria municipal de saúde;
- Materiais para arte-terapia (tintas, tecidos, linhas, lápis, cola, agulhas, dentre outros); disponibilizados pela secretaria municipal de saúde;
- Materiais para dança-terapia (caixa de som, roupas especificas, dentre outros) disponibilizados pela secretaria municipal de saúde;
- Jogos educativos para os idosos, disponibilizados pela secretaria municipal de saúde; Lanche disponibilizados pela secretaria municipal de saúde;
- Transporte para conduzir os idosos, disponibilizado pela prefeitura.
RESULTADOS
Conseguimos reduzir o uso abusivo de psicotrópicos entre usuários idosos das ESF Centro I e Centro II do município; 30 idosos atendidos por semana- 120 atendimentos mensais diminuição em 50% do uso de psicofármacos e de atualizações de receituários.
Desenvolvemos ações de promoção e prevenção da Saúde com idosos em uso de psicofármacos.
Pudemos promover uma cultura à vida saudável, utilizando práticas integrativas.
Estamos desenvolvendo estratégias que demonstrem ao público idoso que a substituição de hábitos medicamentosos pela utilização de práticas integrativas proporcionará efeitos satisfatórios.