O que motivou a realização dessa experiência?:
No ano de 2017, tivemos uma vítima fatal decorrente de um acidente doméstico por queda em escada. Após o episódio, a idosa viúva assistida pelo programa, desenvolveu trauma em subir e descer escadas, motivando nossa equipe em um trabalho de sensibilização, envolvendo além dos colaboradores do PAI, um profissional serralheiro da região e amigos da idosa. Conseguiu-se angariar fundos para a confecção e instalação de corrimão de segurança na escada externa que dá acesso à residência.
Tendo em vista a prevalência de 2% à 3% de quedas mensalmente entre os idosos assistidos pelo PAI e sabendo-se que é um dos mais sérios entre os acidentes domésticos resultante de lesões, com relevante crescimento de agravos em decorrências desses acidentes dentro da saúde pública. O PAI São Mateus, promove uma campanha de prevenção de quedas e casa segura aos idosos assistidos, com apoio e ajuda de profissionais e amigos na comunidade (serralheiros, pedreiros, comerciantes locais, familiares e amigos dos idosos), visando a instalações de corrimão em escadas, barras de proteção em banheiros e substituição de degraus em rampa de acesso em ambiente interno.
Estudando-se a topologia do território de São Mateus, constata-se tratar de uma região de áreas irregulares, onde grande parte das residências dos idosos assistidos são edificadas em terrenos íngremes com a necessidade da utilização de escadas. Observamos muitas quedas decorrentes de degraus irregulares com a falta de proteção e segurança em escadas, nos boxes de banho e ao lado de vasos sanitários nos banheiros.
Surge na equipe a vontade em promover uma campanha de prevenção de quedas e casa segura em dezembro/2017:
“Ajude um idoso a ter uma casa segura, prevenindo acidentes por quedas!”
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
Tornar a casa dos idosos assistidos pelo PAI em um ambiente seguro, evitando-se quedas e consequentemente os agravos prevalentes na influência de variáveis associadas, que poderiam ser passíveis de prevenção.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Identificar as moradias de idosos com necessidades de instalação de barras de proteção, corrimão em escadas e construção de rampa de acesso internamente, na substituição de degraus, verificando-se entre familiares e amigos dos idosos assistidos pelo PAI,
Lançar campanha na comunidade para angariar adeptos colaboradores (profissionais como pedreiros, serralheiros e comerciantes locais), para a doação dos equipamentos e mão de obra especializada.
Iniciar reformas e instalações dos equipamentos com a autorização dos idosos do programa, conscientizando-os sobre a importância da casa segura; englobando a prevenção em geral.
Confecção e divulgação de panfletos educativos orientando sobre acidentes domésticos e prevenção de quedas. Orientações sobre prevenção em riscos de quedas.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
Todos os pacientes idosos do Programa Acompanhantes de Idosos - PAI que residem em locais de risco, necessitando de melhorar a segurança no ambiente doméstico, consequentemente foram inseridos na “prevenção de quedas.”
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
Confeccionados e distribuídos pela equipe PAI, panfletos educativos sobre prevenção de quedas, incentivando através de campanha a familiares, comerciantes locais e profissionais liberais na ação, onde recebemos doações equipamentos de segurança
Onde foi desenvolvida?:
A experiência tem sido desenvolvida no território de São Mateus, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo/SP (região sudeste do Brasil). O bairro de São Mateus é formado por 03 distritos: São Mateus, Iguatemi e São Rafael. Apresentando uma estimativa baseada no último CENSO (2010) de 600.000 habitantes, onde 60.000 são idosos. Devido as irregularidades acidentais de terrenos íngremes, muitas moradias são construídas em barrancos e terrenos demasiadamente inclinados o que facilita o desequilíbrio, com isso despertou na equipe a necessidade em desenvolver uma ação que viesse favorecer nossos idosos frágeis e vulneráveis.
Como os idosos foram selecionados para participar?:
Os idosos integrantes do programa, são selecionados conforme necessidades apresentadas referente a condições da falta de segurança nas moradias com “riscos de quedas”, estas avaliações foram observadas por toda equipe do programa PAI.
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?:
Até julho/2019, 156 idosos apresentaram necessidade de serem incluídos na campanha “casa segura”, onde já temos 48% de idosos contemplados pela ação. Esta campanha vem acontecendo há pouco mais de 1 ano, porém ainda temos pacientes a serem atendidos.
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?:
A saída do idoso da campanha acontece, quando suas necessidades são supridas, ou seja; promover em suas moradias um ambiente seguro.