A peça "Quem cai de maduro é fruta" foi criada para o trabalho de dispersão do curso de qualificação de ACS, realizado na Escola de Saúde Pública - para a formação no módulo de práticas em Vigilância em Saúde. Uma das motivações para seu desenvolvimento foi a área de abrangência da USF de atuação das ACS, que corresponde à 2ª região com maior número de idosos de Porto Alegre.
A peça é apresentada em espaços de educação para a população. Já foi apresentada em grupos de idosos na Unidade, associação de bairro, parques, entre outros e em eventos, como a Mostra Distrital e Mostra Municipal no Município de Porto Alegre, a Semana de aniversário de Porto Alegre e durante a SIPAT do IMESF - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família. Até o momento 625 participaram da prática.
OBJETIVOS
PÚBLICO-ALVO
Idosos independentes e dependentes e portadores de doenças crônicas e público geral.
DIVULGAÇÃO
A divulgação foi realizada em encontros de grupos de idosos, através de profissionais da saúde das unidades, secretaria do idoso, gerencia distrital e via internet.
ATIVIDADES
EQUIPE
03- Agentes Comunitário de Saúde
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
RESULTADOS
Durante o teatro os idosos se identificam com os riscos apresentados na peça e na roda de conversa relatam sobre suas experiências. O maior resultado observadoas falas dos idosos que comunicam sobre as mudanças que irão realizar em suas residências para prevenir quedas. A divulgação do conhecimento sobre modificações na residência visando diminuir acidentes, a mudança de objetos de lugar para prevenir a queda, colocação de barras de segurança e uso de anti derrapantes nos tapetes também foi bem recebida e reproduzida pelos idosos.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br