Identificação da Experiência

Programa Bem-estar da Família um olhar intersetorial domiciliar para Saúde do Idoso

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sul
Município: 
balneário camboriú
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Parceiros: 
Organização Mundial da Saúde- Organização Panamericana de Saúde (OPAS-OMS)- Cooperação Técnica na formulação e execução do projeto
Coordenação da experiência: 
Anna Christina Barichello
Telefone institucional: 
(47) 3267-7170
Email da coordenação: 
patricia.oliveira@bc.sc.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
No Brasil, há muitos desafios para as pessoas envelhecerem com qualidade e plena capacidade funcional. A superação desse desafio é ainda mais complexa para a pessoa idosa de baixa renda já que a limitação financeira pode intensificar a diminuição da capacidade funcional, da autonomia e da independência à medida que ocorre o processo de envelhecimento. As pessoas idosas de 60 anos e mais (25.560) representam 17,53% da população do município. O Programa Bem-Estar da Família (PBEF) é uma iniciativa intersetorial, criado em 2019, como uma das estratégias para a implementação de políticas públicas, em âmbito municipal, voltado para o curso de vida das famílias, com prioridade de olhar para ampliação de ações a população idosa do município de forma preventiva. O Programa tem por objetivo identificar as necessidades de todos os membros de uma família, apresentar ações de autocuidado e a oferta de serviços no território, com ênfase na promoção da saúde no âmbito familiar, o que inclui estimular a prevenção às doenças e autocuidado com a população idosa. A principal motivação do Programa é poder aproximar a população idosa dos serviços básicos do município, incluindo ações de forma intersetorial, em diferentes políticas públicas do municipio. Por meio do atendimento domiciliar levamos diferentes especialistas para acompanhamento integral para aqueles que não podem se deslocar ou encontram-se em isolamento social. O programa conta com médica saúde da família, psicóloga, advogada, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, enfermeira que analisam os casos e promovem atendimento multidisciplinar para os idosos em situação de vulnerabilidade social emocional ou até mesmo financeira.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Promover o bem-estar da família em todo o curso de vida de maneira integral e sustentável com ações intersetoriais de saúde, educação, assistência social,segurança pública, cultura, esporte, meio ambiente entre outras. Promover mudanças efetivas nos hábitos de higiene e cuidados com os idosos melhorando as condições de vida; Instituir políticas voltadas à construção de uma cultura que potencialize o envelhecimento ativo e saudável hábitos saudáveis com estímulo para práticas de atividades físicas em locais públicos nas comunidades; Orientar as famílias sobre os riscos de quedas nas pessoas idosas e mostrar o que podemos fazer para evitá-las; Ressaltar os cuidados com o uso de medicamentos sem prescrição médica na população idosa; Diminuir o índice de pessoas idosas hospitalizadas decorrente das quedas no âmbito doméstico familiar; Realizar durante a visita domiciliar a avaliação funcional dos idosos utilizando instrumentos de avaliação constantes na caderneta de saúde e social da pessoa idosa;

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
META 1: Realizar atendimento domiciliar integrado com especialistas de saúde para 500 idosos
META 2: Realizar 1480 visitas domiciliares de acompanhamento idosos
META 3: Promover acesso as informações sobre direitos prevenção às quedas para até 500 idosos
META 4:Promover informações sobre hábitos de saúde, higiene e cuidados de prevenção ao covid-19 com 500 idosos

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
todo município de balneário camboriú
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos em situação de vulnerabilidade social, emocional ou financeira
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Visitas domiciliares nos bairros, encaminhados pela rede de atendimento e unidades de saúde
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Encaminhamento da rede de saúde, unidades de saúde e especializados como o Núcleo de Atenção ao Idoso ne unidades de assistência social
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
750
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
2019-64 2020 - 284 2021- 693
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
1041
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
O acompanhamento leva em torno de 6 meses, dependendo do caso, se for atendimento pontual ou acompanhamento.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O Programa Bem-Estar da Família realiza visitas semanalmente, de acordo com os planos de visitas, planejado com o supervisor. O dia e o horário das visitas são acordados previamente com as famílias. Cada visitador acompanha 30 famílias (em média), independentemente da composição familiar, para o atendimento e o acompanhamento de famílias com crianças, adolescentes, mulheres gestantes e pessoas idosas, homens e mulheres adultos, inclusive os animais de estimação. O enfoque é prioritário para as famílias com idosos. O atendimento tem por objetivo inserir as famílias, com um ou mais membros na sua composição familiar, em ações de serviços socioassistenciais, tais como: encaminhamentos para os serviços de saúde; de educação; entre outras políticas setoriais específicas; e para inclusão em ações comunitárias; e oficinas para as famílias e comunidades do bairro. São ações apresentadas às famílias de apoio imediato ou de prestação de serviços a comunidade. O acompanhamento se reflete em um conjunto de intervenções pactuadas, de forma continuada, a exemplo das visitas domiciliares, realizadas pelos visitadores, com a orientação ou apoio da equipe multiprofissional pelo cuidado e a proteção de todas as pessoas e de todas as idades, que compõem o núcleo familiar. Os visitadores recebem capacitação para adotarem uma postura agradável e comunicativa e para não fazerem julgamentos a respeito das situações encontradas. Eles têm uma supervisão que os orienta sobre a importância da escuta qualificada das demandas das famílias. As áreas de estudo dos visitadores do PBEF permitem esse olhar ampliado e intersetorial. Eles recebem capacitação para realizarem o atendimento e o acompanhamento dos idosos em todas as áreas da saúde. Os visitadores que atendem o Programa Bem-Estar da Família (PBEF) se reúnem mensalmente e compartilham as experiências vivenciadas no território com as famílias. As famílias do Programa Bem-Estar da Família (PBEF) permanecem pelo período de seis meses, após a avaliação do Programa. Esse tempo também pode ser menor, caso o visitador em conjunto com a supervisãosupervisa avaliem que as demandas da família foram solucionadas, e que as famílias estão sendo acompanhadas pelas políticas setoriais existentes no território; Em 2019 foram realizados 252 atendimentos, em 2020 11.564 e em 2021 6947, nesses dados incluem as visitas domiciliares, chamadas de vídeo e atendimentos online.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Com a pandemia as visitas ficarão reduzidas somente após o segundo semestre e aconteciam na parte externa das casas. O acesso aos idosos ficou mais dificil, por isso criamos um sistema de informativo online para acompanhamento das familias, inserindo os dados e realizando chamadas de vídeo para atendimento das famílias.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
A visita domiciliar é uma estratégia que gera impacto na vida da população, isto porque é vista como um meio capaz de promover e, em diferentes situações, efetivar os direitos sociais das famílias e comunidades que vivem em situações de vulnerabilidades financeira, social e emocional facilitando o acesso da população idosa aos serviços de saúde . A abordagem integral voltada para o bem-estar da família e da pessoa idosa, demanda ações integradas que garantam, desde as necessidades básicas (BRASIL, 2013)23,24 dessas pessoas, à segurança e à proteção, e à construção da convivência pacífica intergerações, com respeito e valorização das habilidades da pessoa idosa. Durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, o município contabilizou, mas de 25 mil pessoas vacinadas. O Bem-Estar da Família tem “o privilégio de estar junto às famílias no ambiente onde elas residem. E as pessoas idosas valorizam muito esse contato, em especial aquelas que enfrentam alguma situação de maior vulnerabilidade, seja social ou relacional”, O município é pioneiro em políticas públicas para a pessoa idosa. Balneário Camboriú foi um dos primeiros a criar a Secretaria da Pessoa Idosa, instituída por lei (Lei n° 3.461/2012); e a Política Municipal da Pessoa Idosa (Lei n° 3.888/2015). Também criou a Fundação Municipal do Idoso (Lei n° 4.019/2017); e o Fundo Municipal do Idoso (FMIBC)”, (Decreto n° 8.847/2018). E, por último, instituiu a Carteira da Pessoa Idosa (Decreto n° 9.381/2019), informa Juliethe. A cidade é reconhecida como “Amiga da Pessoa Idosa” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e integra relevantes iniciativas nacionais, como a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) e o Pacto Nacional para Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. Em 2021 a cobertura do Programa foi estendida para todos os bairros e já alcançamos mais de 5.164 famílias e no total de 693 idosos atendidos/acompanhados. O PBEF realizou mais de 6984 atendimentos, incluindo as visitas domiciliares para acompanhamento dos idosos com especialidades médicas, apoio para aqueles que perderam seus familiares devido a contaminação do Covid-19, e promoção de atividades físicas e de mobilidade na Casa da mulher e do voluntário. Participaram cerca de 286 idosos nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos que foram atendidos pelo programa.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Realizamos atendimento domiciliar integrado com especialistas de saúde para 693 idosos
Realizar 1678 visitas domiciliares de acompanhamento idosos
Promover acesso as informações sobre direitos prevenção às quedas para até 693 idosos
Promover informações sobre hábitos de saúde, higiene e cuidados de prevenção ao covid-19 com 693 idosos
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Em 2021 a cobertura do Programa foi estendida para todos os bairros e já alcançamos mais de 5.164 famílias e no total de 693 idosos atendidos/acompanhados. O PBEF realizou mais de 6984 atendimentos, incluindo as visitas domiciliares para acompanhamento dos idosos com especialidades médicas, apoio para aqueles que perderam seus familiares devido a contaminação do Covid-19, e promoção de atividades físicas e de mobilidade na Casa da mulher e do voluntário. Participaram cerca de 286 idosos nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos que foram atendidos pelo programa.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
semestral
Quais os pontos positivos da experiência?: 
O município criou um Comitê Gestor do Programa Bem-estar da Família por meio de Decreto municipal elencando um ponto focal de cada secretaria municipal para acompanhar as ações do Programa. Como foco na Saúde do idosos o ponto focal da saúde auxiliava diretamente os visitadores na execução dos retornos das visitas e atendimento das demandas e informação para essa parcela da população.
Quais as limitações da experiência?: 
Acesso aos idosos por meio de visitas durante a pandemia Covid -19
2021
-
Sul
Programa Bem-estar da Família um olhar intersetorial domiciliar para Saúde do Idoso
Introdução
No Brasil, há muitos desafios para as pessoas envelhecerem com qualidade e plena capacidade funcional. A superação desse desafio é ainda mais complexa para a pessoa idosa de baixa renda já que a limitação financeira pode intensificar a diminuição da capacidade funcional, da autonomia e da independência à medida que ocorre o processo de envelhecimento. As pessoas idosas de 60 anos e mais (25.560) representam 17,53% da população do município. O Programa Bem-Estar da Família (PBEF) é uma iniciativa intersetorial, criado em 2019, como uma das estratégias para a implementação de políticas públicas, em âmbito municipal, voltado para o curso de vida das famílias, com prioridade de olhar para ampliação de ações a população idosa do município de forma preventiva. O Programa tem por objetivo identificar as necessidades de todos os membros de uma família, apresentar ações de autocuidado e a oferta de serviços no território, com ênfase na promoção da saúde no âmbito familiar, o que inclui estimular a prevenção às doenças e autocuidado com a população idosa. A principal motivação do Programa é poder aproximar a população idosa dos serviços básicos do município, incluindo ações de forma intersetorial, em diferentes políticas públicas do municipio. Por meio do atendimento domiciliar levamos diferentes especialistas para acompanhamento integral para aqueles que não podem se deslocar ou encontram-se em isolamento social. O programa conta com médica saúde da família, psicóloga, advogada, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, enfermeira que analisam os casos e promovem atendimento multidisciplinar para os idosos em situação de vulnerabilidade social emocional ou até mesmo financeira.
Objetivos
Promover o bem-estar da família em todo o curso de vida de maneira integral e sustentável com ações intersetoriais de saúde, educação, assistência social,segurança pública, cultura, esporte, meio ambiente entre outras. Promover mudanças efetivas nos hábitos de higiene e cuidados com os idosos melhorando as condições de vida; Instituir políticas voltadas à construção de uma cultura que potencialize o envelhecimento ativo e saudável hábitos saudáveis com estímulo para práticas de atividades físicas em locais públicos nas comunidades; Orientar as famílias sobre os riscos de quedas nas pessoas idosas e mostrar o que podemos fazer para evitá-las; Ressaltar os cuidados com o uso de medicamentos sem prescrição médica na população idosa; Diminuir o índice de pessoas idosas hospitalizadas decorrente das quedas no âmbito doméstico familiar; Realizar durante a visita domiciliar a avaliação funcional dos idosos utilizando instrumentos de avaliação constantes na caderneta de saúde e social da pessoa idosa;
Metas
  1. META 1: Realizar atendimento domiciliar integrado com especialistas de saúde para 500 idosos
  2. META 2: Realizar 1480 visitas domiciliares de acompanhamento idosos
  3. META 3: Promover acesso as informações sobre direitos prevenção às quedas para até 500 idosos
  4. META 4:Promover informações sobre hábitos de saúde, higiene e cuidados de prevenção ao covid-19 com 500 idosos
Público alvo
Idosos em situação de vulnerabilidade social, emocional ou financeira
Divulgação
Visitas domiciliares nos bairros, encaminhados pela rede de atendimento e unidades de saúde
Número de participantes
1041
Atividades
O Programa Bem-Estar da Família realiza visitas semanalmente, de acordo com os planos de visitas, planejado com o supervisor. O dia e o horário das visitas são acordados previamente com as famílias. Cada visitador acompanha 30 famílias (em média), independentemente da composição familiar, para o atendimento e o acompanhamento de famílias com crianças, adolescentes, mulheres gestantes e pessoas idosas, homens e mulheres adultos, inclusive os animais de estimação. O enfoque é prioritário para as famílias com idosos. O atendimento tem por objetivo inserir as famílias, com um ou mais membros na sua composição familiar, em ações de serviços socioassistenciais, tais como: encaminhamentos para os serviços de saúde; de educação; entre outras políticas setoriais específicas; e para inclusão em ações comunitárias; e oficinas para as famílias e comunidades do bairro. São ações apresentadas às famílias de apoio imediato ou de prestação de serviços a comunidade. O acompanhamento se reflete em um conjunto de intervenções pactuadas, de forma continuada, a exemplo das visitas domiciliares, realizadas pelos visitadores, com a orientação ou apoio da equipe multiprofissional pelo cuidado e a proteção de todas as pessoas e de todas as idades, que compõem o núcleo familiar. Os visitadores recebem capacitação para adotarem uma postura agradável e comunicativa e para não fazerem julgamentos a respeito das situações encontradas. Eles têm uma supervisão que os orienta sobre a importância da escuta qualificada das demandas das famílias. As áreas de estudo dos visitadores do PBEF permitem esse olhar ampliado e intersetorial. Eles recebem capacitação para realizarem o atendimento e o acompanhamento dos idosos em todas as áreas da saúde. Os visitadores que atendem o Programa Bem-Estar da Família (PBEF) se reúnem mensalmente e compartilham as experiências vivenciadas no território com as famílias. As famílias do Programa Bem-Estar da Família (PBEF) permanecem pelo período de seis meses, após a avaliação do Programa. Esse tempo também pode ser menor, caso o visitador em conjunto com a supervisãosupervisa avaliem que as demandas da família foram solucionadas, e que as famílias estão sendo acompanhadas pelas políticas setoriais existentes no território; Em 2019 foram realizados 252 atendimentos, em 2020 11.564 e em 2021 6947, nesses dados incluem as visitas domiciliares, chamadas de vídeo e atendimentos online.
Resultados
A visita domiciliar é uma estratégia que gera impacto na vida da população, isto porque é vista como um meio capaz de promover e, em diferentes situações, efetivar os direitos sociais das famílias e comunidades que vivem em situações de vulnerabilidades financeira, social e emocional facilitando o acesso da população idosa aos serviços de saúde . A abordagem integral voltada para o bem-estar da família e da pessoa idosa, demanda ações integradas que garantam, desde as necessidades básicas (BRASIL, 2013)23,24 dessas pessoas, à segurança e à proteção, e à construção da convivência pacífica intergerações, com respeito e valorização das habilidades da pessoa idosa. Durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, o município contabilizou, mas de 25 mil pessoas vacinadas. O Bem-Estar da Família tem “o privilégio de estar junto às famílias no ambiente onde elas residem. E as pessoas idosas valorizam muito esse contato, em especial aquelas que enfrentam alguma situação de maior vulnerabilidade, seja social ou relacional”, O município é pioneiro em políticas públicas para a pessoa idosa. Balneário Camboriú foi um dos primeiros a criar a Secretaria da Pessoa Idosa, instituída por lei (Lei n° 3.461/2012); e a Política Municipal da Pessoa Idosa (Lei n° 3.888/2015). Também criou a Fundação Municipal do Idoso (Lei n° 4.019/2017); e o Fundo Municipal do Idoso (FMIBC)”, (Decreto n° 8.847/2018). E, por último, instituiu a Carteira da Pessoa Idosa (Decreto n° 9.381/2019), informa Juliethe. A cidade é reconhecida como “Amiga da Pessoa Idosa” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e integra relevantes iniciativas nacionais, como a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) e o Pacto Nacional para Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. Em 2021 a cobertura do Programa foi estendida para todos os bairros e já alcançamos mais de 5.164 famílias e no total de 693 idosos atendidos/acompanhados. O PBEF realizou mais de 6984 atendimentos, incluindo as visitas domiciliares para acompanhamento dos idosos com especialidades médicas, apoio para aqueles que perderam seus familiares devido a contaminação do Covid-19, e promoção de atividades físicas e de mobilidade na Casa da mulher e do voluntário. Participaram cerca de 286 idosos nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos que foram atendidos pelo programa.

Ficha técnica

Município:
balneário camboriú
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Coordenação da experiência:
Anna Christina Barichello
Email da coordenação:
patricia.oliveira@bc.sc.gov.br
Telefone institucional:
(47) 3267-7170
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
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