Identificação da Experiência

Atenção à pessoa Idosa com Yoga e meditação, através do teleatendimento, durante a pandemia.

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Ribeirão Bonito
Instituição Responsável: 
Diretoria Municipal de Saúde
Parceiros: 
Vigilância Epidemiológica
Coordenação da experiência: 
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Telefone institucional: 
(55) 1633-44148
Email da coordenação: 
saude@ribeiraobonito.sp.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Atividade Física

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito. À medida que envelhecem as pessoas sofrem progressivas limitações que somadas ao isolamento social, imposto pela pandemia, geram um grande impacto na autonomia e qualidade de vida do idoso, levando à prejuízos físicos como a diminuição da mobilidade e incapacidade funcional, e também prejuízos psicológicos como medo, insegurança e a depressão. Sendo assim, mesmo com medidas de isolamento social era preciso incentivar a prática de atividade física, principalmente levando em conta que: a atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; a atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; a atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. O maior desafio na atenção à pessoa idosa foi conseguir contribuir para que esta população tivesse acesso ao cuidado, sem que necessitasse sair de suas casas se expondo ao risco de contaminação. A saída foi ofertar atividades de maneira remota, através do teleatendimento, utilizando rede sociais e plataformas digitais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Zoom meetings. O Departamento Municipal de saúde de Ribeirão Bonito, se organizou para disponibilizar dispositivo com câmera e acesso à internet, pela plataforma zoom, que é uma ferramenta de videoconferência para ambientes corporativos, com uma versão gratuita de livre acesso que suporta reuniões com até 100 participantes permitindo o encontro do grupo por um período de até 40 minutos. O recuso terapêutico escolhido para esta intervenção foi yoga e a meditação, práticas que já tinham sido introduzidas no SUS como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo do Yoga é integrar corpo, mente e espírito e sua prática permite um envelhecer saudável. O Yoga é uma ferramenta importante para o cuidado da pessoa idosa, pois, durante esta atividade, são trabalhados aspectos físicos importantes para promoção da saúde do idoso como a lateralidade, o ritmo, o equilíbrio e a consciência corporal, além da melhora de aspectos psicológicos, já que o Yoga prestigia valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência. Valores estes que são de muita importância em um momento tão difícil como o da Pandemia.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
• Elaborar a prática de yoga e meditação para a Terceira idade; • Reunir a Terceira Idade em grupos de WhatsApp e no Facebook para divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais e propor as atividades on-line; • Ofertar atividades como Yoga e Meditação três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; • Avaliar através de questionário digital os benefícios observados com a prática de yoga e meditação, após o primeiro ano;

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Reunir em grupos e realizar um trabalho educativo com 100% dos idosos que participavam das atividades presenciais e outros interessados.
Ofertar Yoga e Meditação para 100% dos idosos que participavam das práticas
Avaliar 100% dos participantes das atividades on-line.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência contempla todos os idosos que participavam de atividades em grupo presenciais e demais idosos interessados. As atividades acontecem on-line. O fisioterapeuta que ministra as práticas se encontra dentro da Unidade de saúde e cada participante encontra-se em sua casa e o contato se dá via on line.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
São mulheres, com mais de 60 anos, independente, que já participavam das atividades em grupo presenciais.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A atividade foi divulgada pelas redes sociais e pelo Grupo de WhatsApp
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Bastava apresentar interesse na prática
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
200
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
As práticas de Yoga e meditação on line contaram com 40 participantes, ao longo destes 22 meses. Diretamente as práticas educativas atingiram 80 idosos, já que o grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes. Indiretamente este numero pode ser maior já que no Facebook a página teve mais de 500 curtidas e alguns vídeos publicados atingiram mais de 150 visualizações;
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
80
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
O principal motivo foi a dificuldade no uso das ferramentas digitais, falta de recursos tecnológicos e acesso à internet.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
• Para elaborar a prática de yoga foi levado em consideração textos como de Silva (2009), em seu curso básico de yoga, que diz que a prática de yoga deve ser orientada em uma ordem que faça sentido. As principais técnicas incluídas em aula convencional são as posturas (ãsanas), o controle respiratório (prãnaãyãma) e as técnicas mentais (dharana, dhyana e samadhi). Uma rotina deve contar com as seguintes características: Incluir pelo menos uma postura para cada movimento básico da coluna (flexão, extensão, inclinação lateral e rotação); Incluir a prática de inspirações e expirações controladas; Sentar-se com a intenção de meditar por algum tempo; Incluir uma postura de relaxamento (shavãsana) ao final da rotina. • Entramos em contato com a população da Terceira Idade cadastrada nos nossos serviços e os interessados foram reunidos em grupos de WhatsApp; • Divulgamos a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais, principalmente nestes grupos e também no YouTube e Facebook; • Durante 40 minutos, de segunda, quarta e sexta, as 14:10, a fisioterapeuta ficava a disposição do grupo em uma sala virtual na plataforma Zoom, e de lá conduzia as práticas de Yoga e Meditação, supervisionando os participantes. • Ao final de1 ano, os participantes assíduos foram convidados a responder um questionário on line, relatando os benefícios observados com a prática.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
* Sobrecarga de trabalho da equipe de saúde, imposta pela pandemia, que dificultou no apoio para divulgar as mensagens e reunir os idosos no grupo; * A dificuldade no uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos funcionários, que precisaram aprender do zero, como dos idosos, que muitas vezes precisaram ser ajudados pelos familiares e profissionais. * A falta de recursos tecnológicos e acesso a internet também foi uma dificuldade encontrada pelos idosos. * Pensando na condução das atividades de yoga e meditação, a falta do toque para condução e correção dos movimentos foi uma grande dificuldade inicial, um desafio que foi superado através de comandos verbais claros e seguros.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
* Elaboramos a prática de yoga e meditação para a Terceira idade; * O grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes e no Facebook a página teve mais de 500 curtidas; * Divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais como Whatsapp, Facebook e YouTube. Alguns vídeos publicados atingiram mais de 150 visualizações; * Mais de 40 pessoas participaram assiduamente das atividades como Yoga e Meditação, sempre com a supervisão da fisioterapeuta. Estas práticas foram ofertadas três vezes por semana, durante 8 meses, através da plataforma zoom; * O Programa Agita São Paulo, no dia do Agita Idoso em 2020, convidou a fisioterapeuta responsável para conduzir uma prática de Yoga, ao vivo, pelo YouTube, este vídeo teve mais de 600 visualizações; * A experiência da Yoga e Meditação on line, em outubro de 2020, permitiu que a fisioterapeuta pudesse contar um pouco da sua experiência no Lançamento Internacional de Manifesto da Promoção da Atividade física no pós-covid, organizado pelo Agita São Paulo e Celafiscs. * Mais de 94 % dos participantes relataram benefícios com as práticas de yoga e meditação on line, supervisionadas. Os benefícios relatados no questionário foram: Mais agilidade; menos dor no corpo; alegria, disposição, flexibilidade corporal, mente calma; melhora da auto- estima; melhora das dores musculares; melhoras no geral, sono, mobilidade e humor.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
40% dos idosos que antes participavam das atividades presenciais agora estão reunidos em grupos de WhatsApp, participando das atividades educativas.
20% dos idosos que participavam das práticas presenciais estão agora participando das atividades on-line de Yoga e Meditação para 100%.
100% dos idosos que participaram das atividades on-line responderam ao questionário.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
* 40 idosos beneficiados com as aulas de yoga e meditação on-line. * 250 aulas on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom, realizadas até o presente momento, cerca de 22 meses de práticas. * 94 % dos idosos relataram benefícios com as práticas de yoga e meditação on line, supervisionadas. Os benefícios relatados no questionário foram: Mais agilidade; menos dor no corpo; alegria, disposição, flexibilidade corporal, mente calma; melhora da auto- estima; melhora das dores musculares; melhoras no geral, sono, mobilidade e humor.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Após o primeiro ano
Quais os pontos positivos da experiência?: 
* O reconhecimento do trabalho, pelo Programa Agita São Paulo, que permitiu, logo nos primeiros meses de intervenção, divulgar a prática de yoga e meditação e esta forma on-line à muitos profissionais do Estado de São Paulo relacionados com a prática de promoção da saúde através da atividade física incentivando outras formas de cuidado durante a pandemia. Já que muitos colegas sofriam com a interrupção de suas práticas de cuidado. * Os grupos de WhatsApp são uma forma de comunicação rápida que foi usada para divulgar informações de saúde pertinentes ao período da pandemia, mas que pode ser usada para outros trabalhos educativos em saúde. * Com base nos resultados apontados, pode-se concluir que a yoga e meditação contribuíram efetivamente para a melhora da saúde desta população. Com a prática da Yoga e meditação, neste período especial de pandemia, os idosos passam a interiorizar os ensinamentos do Yoga levando estes valores e virtudes para praticar em sua vida e acabam por desenvolver a generosidade, o respeito por si e pelo processo do envelhecimento, aceitando melhor estas mudanças impostas pela pandemia. * Além disso foi possível observar que os encontros on-line permitiram que a Terceira idade pudesse manter o convívio com seus pares e cuidar de sua saúde mesmo isoladas em suas casas, diminuindo o impacto do isolamento social. * A iniciativa permitiu também que o grupo pudesse aprender a utilizar a tecnologia, 68% das pessoas entrevistadas nunca antes tinham usado algumas ferramentas digitais como o Zoom Mettings, WhatsApp, e apesar da dificuldade inicial, a maioria precisou de ajuda dos familiares, grande parte dos idosos conseguiu interagir com os recursos e assim manter as práticas de atividade física e cuidado em dia. Esta forma de cuidado fez tanto sucesso entre os participantes que, mesmo agora frente a retomada das atividades presenciais, estamos reservando um horário para manutenção destas práticas.
Quais as limitações da experiência?: 
A grande limitação é ainda o analfabetismo digital da nossa população idosa. Segundo o IBGE, cerca de 80 % dos idosos são considerados analfabetas digitais, devido a falta de instrução e de manejo com ferramentas tecnológicas para realizar atividades do cotidiano. Um problema que dificulta muito a vida dos idosos, visto que, principalmente com a pandemia, muitos serviços foram informatizados, dificultando o acesso. Outro grande problema é a falta do recurso tecnológico e o acesso a internet.
2020
-
Sudeste
Atenção à pessoa Idosa com Yoga e meditação, através do teleatendimento, durante a pandemia.
Introdução
Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito. À medida que envelhecem as pessoas sofrem progressivas limitações que somadas ao isolamento social, imposto pela pandemia, geram um grande impacto na autonomia e qualidade de vida do idoso, levando à prejuízos físicos como a diminuição da mobilidade e incapacidade funcional, e também prejuízos psicológicos como medo, insegurança e a depressão. Sendo assim, mesmo com medidas de isolamento social era preciso incentivar a prática de atividade física, principalmente levando em conta que: a atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; a atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; a atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. O maior desafio na atenção à pessoa idosa foi conseguir contribuir para que esta população tivesse acesso ao cuidado, sem que necessitasse sair de suas casas se expondo ao risco de contaminação. A saída foi ofertar atividades de maneira remota, através do teleatendimento, utilizando rede sociais e plataformas digitais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Zoom meetings. O Departamento Municipal de saúde de Ribeirão Bonito, se organizou para disponibilizar dispositivo com câmera e acesso à internet, pela plataforma zoom, que é uma ferramenta de videoconferência para ambientes corporativos, com uma versão gratuita de livre acesso que suporta reuniões com até 100 participantes permitindo o encontro do grupo por um período de até 40 minutos. O recuso terapêutico escolhido para esta intervenção foi yoga e a meditação, práticas que já tinham sido introduzidas no SUS como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo do Yoga é integrar corpo, mente e espírito e sua prática permite um envelhecer saudável. O Yoga é uma ferramenta importante para o cuidado da pessoa idosa, pois, durante esta atividade, são trabalhados aspectos físicos importantes para promoção da saúde do idoso como a lateralidade, o ritmo, o equilíbrio e a consciência corporal, além da melhora de aspectos psicológicos, já que o Yoga prestigia valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência. Valores estes que são de muita importância em um momento tão difícil como o da Pandemia.
Objetivos
• Elaborar a prática de yoga e meditação para a Terceira idade; • Reunir a Terceira Idade em grupos de WhatsApp e no Facebook para divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais e propor as atividades on-line; • Ofertar atividades como Yoga e Meditação três vezes por semana, através da plataforma zoom, supervisionadas pelo fisioterapeuta; • Avaliar através de questionário digital os benefícios observados com a prática de yoga e meditação, após o primeiro ano;
Metas
  1. Reunir em grupos e realizar um trabalho educativo com 100% dos idosos que participavam das atividades presenciais e outros interessados.
  2. Ofertar Yoga e Meditação para 100% dos idosos que participavam das práticas
  3. Avaliar 100% dos participantes das atividades on-line.
Público alvo
São mulheres, com mais de 60 anos, independente, que já participavam das atividades em grupo presenciais.
Divulgação
A atividade foi divulgada pelas redes sociais e pelo Grupo de WhatsApp
Número de participantes
80
Atividades
• Para elaborar a prática de yoga foi levado em consideração textos como de Silva (2009), em seu curso básico de yoga, que diz que a prática de yoga deve ser orientada em uma ordem que faça sentido. As principais técnicas incluídas em aula convencional são as posturas (ãsanas), o controle respiratório (prãnaãyãma) e as técnicas mentais (dharana, dhyana e samadhi). Uma rotina deve contar com as seguintes características: Incluir pelo menos uma postura para cada movimento básico da coluna (flexão, extensão, inclinação lateral e rotação); Incluir a prática de inspirações e expirações controladas; Sentar-se com a intenção de meditar por algum tempo; Incluir uma postura de relaxamento (shavãsana) ao final da rotina. • Entramos em contato com a população da Terceira Idade cadastrada nos nossos serviços e os interessados foram reunidos em grupos de WhatsApp; • Divulgamos a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais, principalmente nestes grupos e também no YouTube e Facebook; • Durante 40 minutos, de segunda, quarta e sexta, as 14:10, a fisioterapeuta ficava a disposição do grupo em uma sala virtual na plataforma Zoom, e de lá conduzia as práticas de Yoga e Meditação, supervisionando os participantes. • Ao final de1 ano, os participantes assíduos foram convidados a responder um questionário on line, relatando os benefícios observados com a prática.
Resultados
* Elaboramos a prática de yoga e meditação para a Terceira idade; * O grupo de WhatsApp reuniu mais de 80 participantes e no Facebook a página teve mais de 500 curtidas; * Divulgar a importância da manutenção da atividade física para saúde em tempos de pandemia nas redes sociais como Whatsapp, Facebook e YouTube. Alguns vídeos publicados atingiram mais de 150 visualizações; * Mais de 40 pessoas participaram assiduamente das atividades como Yoga e Meditação, sempre com a supervisão da fisioterapeuta. Estas práticas foram ofertadas três vezes por semana, durante 8 meses, através da plataforma zoom; * O Programa Agita São Paulo, no dia do Agita Idoso em 2020, convidou a fisioterapeuta responsável para conduzir uma prática de Yoga, ao vivo, pelo YouTube, este vídeo teve mais de 600 visualizações; * A experiência da Yoga e Meditação on line, em outubro de 2020, permitiu que a fisioterapeuta pudesse contar um pouco da sua experiência no Lançamento Internacional de Manifesto da Promoção da Atividade física no pós-covid, organizado pelo Agita São Paulo e Celafiscs. * Mais de 94 % dos participantes relataram benefícios com as práticas de yoga e meditação on line, supervisionadas. Os benefícios relatados no questionário foram: Mais agilidade; menos dor no corpo; alegria, disposição, flexibilidade corporal, mente calma; melhora da auto- estima; melhora das dores musculares; melhoras no geral, sono, mobilidade e humor.

Ficha técnica

Município:
Ribeirão Bonito
Instituição Responsável:
Diretoria Municipal de Saúde
Coordenação da experiência:
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Email da coordenação:
saude@ribeiraobonito.sp.gov.br
Telefone institucional:
(55) 1633-44148
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atividade Física
Parceiros:
Vigilância Epidemiológica
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br