TÍTULO COMPLETO: Fique sabendo e saia da dúvida! Testes rápidos nos idosos: um relato de experiência de Benedito Novo-SC
INTRODUÇÃO
O que levou a realização dessa experiência foi um pedido formal do presidente do conselho do idoso de Benedito Novo na qual estava preocupado com a mudança de estilo de vida dos idoso e percebendo que estão se expondo a mais riscos para Infecções sexualmente transmissíveis (IST). A maioria dos idosos não estão atentos aos riscos que o sexo sem a devida proteção pode ocasionar. As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm afetado a vida sexual dos 'idosos' em grande escala, e o motivo é a ausência do uso de preservativo. Outra razão para o início da iniciativa foi a necessidade de integração entre a vigilância em saúde e atenção básica bem como a oportunidade de trabalhar vários assuntos nos grupos dos idosos bem como a realização dos testes rápidos pois são grupos que estão estruturados e organizados em todos os pontos do município.
OBJETIVOS
O que esperamos alcançar com esta experiência é diagnosticas os casos de HIV, sífilis, hepatites B e C entre os idosos que frequentam os grupos dos idosos de Benedito Novo. Identificando os idosos positivos fazer os devidos encaminhamentos para a rede de apoio para tratamento e acompanhamento. Além de diagnósticos e triagem destes testes rápidos durante o pré e pós aconselhamento do idoso realizar orientações quanto a prevenção de doenças com o uso de preservativos bem como outras formas de contagio como a frequentar manicure ou fazer tatuagem em locais clandestinos sem alvará sanitário por exemplo. Esperamos modificar a visão de que os idosos estão "imunes" a doenças como sífilis e HIV na verdade é bem o contrário esses índices vem aumentando no Brasil e em nosso município não é diferente o número de notificações de sífilis entre os idosos aumentou nos últimos anos.
METAS
- Realização de testes rápidos nos idosos dos grupos dos idosos
- Orientações para prevenção de ISTs nos idosos.
- Integração do processo de trabalho da vigilância em saúde, atenção básica e grupo dos idosos.
- Busca ativa, tratamento e acompanhamento dos casos positivos diagnosticas a partir da realização dos testes rápidos.
PÚBLICO-ALVO
Idosos com idade entre 60 a 97 anos de ambos os sexos, em sua maioria independentes.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
105
DIVULGAÇÃO
A experiência está sendo divulgada pela coordenação do grupo dos idosos e pelo conselho do idoso do município via mídias sociais.
ATIVIDADES
Primeiramente é feito uma fala com todos os idosos falando dos testes rápidos como são realizados e para quais doenças eles estão sendo triados. Após é feito uma fala quando as doenças sífilis, hepatites B e C e HIV como podem ser transmitidas e sensibilizados os idosos a realizarem as testagens rápidas. Após realizados os testes rápidos, são realizados individualmente com cada idoso que voluntariamente queira realizar. É feito um questionário individual chamado Fique sabendo na qual são feitas algumas perguntas previas a fim de identificar quais riscos o idoso se expos nos últimos 12 meses, este momento também é utilizado para orientações individuais caso necessite por exemplo se o idoso respondeu que no último ano teve três parceiros sexuais sem uso de preservativo o profissional já faz as orientações necessários e sensibiliza sobre o risco que está se expondo bem como analisa se o idoso possa estar na janela imunológica.
EQUIPE
01 Enfermeiro da atenção básica
01 Enfermeiro da vigilância em saúde
01 Técnico em enfermagem da vigilância em saúde
01 Auxiliar administrativo
01 Secretário de saúde
01 agende de combate a endemias
01 Coordenador do grupo dos idosos
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
Os materiais utilizados são: testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C: provindos do Ministério da Saúde conforme pedidos de ressurgimento no Sisloglab Profissionais da saúde e impressão gráfica: financiados com recursos próprios do município e financiamento Federal (PAB, vigilância em saúde)
Os testes rápidos não temos como estimar, pois, são provindos do Ministério da Saúde os demais materiais estima-se em R$ 2000.00
RESULTADOS
Os indicadores mostram números expressivos visto que a ação está sendo realizada apenas em 03 meses. Realização de testes rápidos em idosos: 105 testes realizados até o momento isso significa 20% dos participantes nos grupos dos idosos e significa 8% da população idosa do município em 03 meses de realização dos testes rápidos. Testes rápidos de sífilis: 105 testes destes 02 testes positivos Testes rápidos de hepatite B: 105 testes destes 01 teste positivo Testes rápidos de hepatite C: 105 testes Testes rápidos de HIV: 105 testes