INTRODUÇÃO
A partir da observação das condições de saúde dos idosos que chegavam ao Centro de referência do Idoso de Epitaciolândia, verificou-se que em poucos dias já era notório a melhora em sua vida e que quanto mais eles participavam mais se familiarizavam e aumentava assim, sua qualidade de vida. Formou-se então um grupo direcionado ao monitoramento das atividades realizadas pelos idosos no intuito de registar mudanças no grau de depressão e sedentarismo, que atingia quase a totalidade dos participantes. A prática foi iciciada em 2015 e já contou com a participação de 197 idosos.
OBJETIVOS
PÚBLICO-ALVO
Idosos com diagnóstico de depressão, sedentários, com problemas cardíacos, diabéticos, hipertensos, entre outyras enfermidades.
DIVULGAÇÃO
Através de rádio, carro volante e divulgação institucional.
ATIVIDADES
EQUIPE
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
O cento de referência do idoso de Epitaciolândia conta com uma academia ao ar livre, com os aparelhos diversos e uma sala de equipamento com:
*Os funcionários e gastos físicos são pagos pela prefeitura.
RESULTADOS
Observou-se a ocupação do tempo livre do idoso com atividades saudáveis, maior integração do idoso à sociedade por seu papel socialmente produtível, contribuição para o aumento da autoestima, qualificação, satisfação e realização do idoso; sensibilização de instituições e da sociedade em geral para reconhecimento do idoso como cidadão atuante e produtivo, combate ao isolamento e à depressão; resgate da cultura, possibilitando a integração do idoso, melhora na qualidade de vida; redução DANTPS, conscientização e divulgação do conteúdo do estatuto do idoso e maior participação dos familiares nas atividades desenvolvidas pelos idosos. O grau de depressão dminuiu cerca de 80%, o sedentarismo em 95%, das DANTPS foi reduzido em 80%, as quedas reducidas em 70% e o consumo de medicamentos caiu 60%. Até o momento 197 idosos participaram da prática, foram realizados 500 atendimentos e 200 visitas.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br