A agente Comunitária de saúde Elane, ao realizar visita domiciliar, identificou caso da idosa, Sra. CMJ, que considerou estar vivendo em condições precárias e solicitou visita da assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com prioridade.
Sra. CMJ pertence a área de abrangência da ESF Funcionários I, do Distrito Sanitário Sede, Município de Contagem/MG, coberta pelo NASF-Sede.
A ACS, inconformada com a situação encontrada, relatou o fato para a assistente social, Regina Ribeiro, do NASF e as duas realizaram visita domiciliar.
Chegando a residência foram recebidas pela Sra. CMJ, não sendo possível adentrar à casa devido a grande acumulo de lixo e materiais inservíveis, empilhados dentro e fora do domicílio. Havia também um cachorro preso em um dos cômodos há três anos, impedido de sair, pelo acúmulo de lixo. Ele foi avaliado pelo veterinário da zoonose com diagnostico de leishmaniose, sendo preciso ser sacrificado.
A idosa dormia sentada em uma cadeira, com uma vela acesa para clarear o ambiente por falta de luz elétrica. Não tomava banho há anos, pois não tinha banheiro.
A assistente social se sentiu impotente mediante tamanha complexidade. Visto que a saúde não daria conta sozinha deste caso, procurou apoio no Conselho Municipal do Idoso de Contagem (COMIC) e Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso (SEPEDI). Estes órgãos entraram em contato com a área técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, que desencadeou toda a ação.
A assistente social, Regina, após visitas para criação de vínculos, emitiu relatório informando que a idosa já permitiria a retirada do lixo, momento no qual a Vigilância Sanitária foi acionada.
Após inspeção da vigilância sanitária e emissão de laudo técnico, foram mobilizados com o desenrolar da ação os seguintes atores: Zoonoses, COMPARQ, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Limpeza Urbana, COMIC, Sociedade São Vicente de Paula e do Vicentino Sr. Joaquim.
Ao final da ação foram retirados em torno de nove caminhões de lixo e materiais inservíveis, realizado corte de árvore (que estava tombada impossibilitando a entrada no imóvel) e arbustos, desentupimento de esgoto, religado água e luz, dedetização, assim como a reforma da casa financiada pela comunidade.
O NASF tem realizado visitas quinzenais de acompanhamento, percebendo que a Sra. CMJ agora vive com dignidade, pois além da casa em condições salubres, tem uma horta da qual ela cuida e lugar no quintal para caminhar e tomar sol.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br