A participação dos profissionais de saúde do município de Coronel Barros/RS no curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso sensibilizou e instigou os profissionais a ter um olhar especial para essa clientela que até então era atendida pela Atenção Básica. Nós, Técnicas em Enfermagem, no ano de 2014, ao realizarmos visitas domiciliares para vacinar os idosos acamados constatamos problemas na atenção aos idosos, seja familiares ou cuidadores.
Assim, retornamos ao serviço e colocamos esta demanda para a equipe multidisciplinar. Foi desenvolvido um plano de ação onde cada profissional, dentro da sua área, propôs orientações sobre patologias do idoso acamado, demonstrações sobre medidas de conforto, tanto ao idoso acamado como os familiares e cuidadores.
Com as intervenções propostas os familiares tiveram um novo olhar, pois na maioria dos locais antes da intervenção da equipe de saúde eram pouco arejados; com pouca iluminação; excesso de móveis e objetos, não permitindo espaço para que o acamado tivesse um ambiente saudável; não permitindo que os cuidadores e ou familiares realizassem um cuidado com qualidade.
Com o plano de ação proposto pela atenção básica foram garantidos visitas domiciliares da equipe multidisciplinar, foram fornecidos equipamentos específicos para o cuidado, entre outras ações para inserção desse idoso como cidadão com direitos de uma vida digna.
Portanto, nosso trabalho é continuo, proporcionando o aumento do vínculo da equipe com a família e com o idoso.
Esse processo teve como consequência mostrar para nossa equipe que a maior ferramenta de trabalho do SUS é o Recurso Humano.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br