TÍTULO COMPLETO: A Tenda do Conto: prática dialógica na promoção à saúde da pessoa idosa
INTRODUÇÃO
Em virtude da grande quantidade de idosos cobertos pela área de abrangência da ESF Enfermeira Maria das Dores em Currais Novos/RN e a falta de programas e atividades direcionadas a essa faixa etária, surgiu, por parte dos Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica pela UFRN, discussões acerca da importância de ações direcionadas a esse perfil de usuários e a metodologia da Tenda do Conto pareceu se adequar a população. A Tenda do Conto busca proporcionar uma atividade de estímulo de memória e qualidade na competência comunicativa dos usuários, levando em consideração que muitos moram sozinhos e/ou sentem prejuízos nas mudanças de papel social advindas da idade.
OBJETIVOS
Por meio da proposta da Tenda do Conto buscou-se intervir na promoção à saúde da pessoa idosa devido à falta de programas e atividades voltadas para esse público na área de abrangência da ESF Enfermeira Maria das Dores, cuja população adscrita é caracterizada pela predominância de idosos. A iniciativa da Tenda do Conto enquanto prática dialógica visa o compartilhamento de histórias (ou contos) sobre um momento vivido, representado por um objeto trazido por conta própria. Os participantes levam objetos que remetam histórias passadas e que possam dividir com o grupo, possibilitando um aprendizado coletivo.
METAS
- Proporcionar uma atividade de estímulo a memória e qualidade na competência comunicativa de idosos;
- Proporcionar um espaço de expressão de sentimentos na fase de envelhecimento;
- Realizar educação em saúde com temáticas sugeridas pela comunidade idosa, com valorização do saber popular;
- Melhorar o vínculo entre os profissionais de saúde e a população assistida.
PÚBLICO-ALVO
Não houveram critérios de exclusão de usuários, exceto ao fato de idosos com dificuldades de locomoção e problemas neurológicos/cognitivos devido as barreiras para chegar até a unidade e a não eficácia do momento para suas demandas específicas.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
25
DIVULGAÇÃO
A experiência foi divulgada pelos Agentes Comunitários de Saúde em visitas domiciliares.
ATIVIDADES
Inicialmente, a proposta da implementação da Tenda do Conto foi discutida durante reunião de equipe semanal e após aceitação pela equipe foi acordado que cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) seria responsável por visitar e convidar 07 idosos a participarem da Tenda. No momento da visita aos idosos, o ACS era acompanhado de um profissional residente que aplicava um questionário para a triagem da saúde em geral para conhecer as demandas da população assistida e explicava a metodologia do grupo, deixando o idoso livre para escolher um objeto de sua preferência para levar no dia do encontro.
Os encontros passaram a acontecer quinzenalmente durante as quartas-feiras das 15h às 17h no espaço de atividades coletivas da UBS Enfermeira Maria das Dores. Os idosos receberam a caderneta de saúde da pessoa idosa e sempre que chegavam à unidade eram acolhidos pelos residentes para avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e situação vacinal que eram registradas na caderneta. Em seguida, os idosos eram dirigidos ao espaço coletivo para dispor seus objetos sobre a mesa e dar início ao compartilhamento de histórias de vida, contos, leitura de poemas, cantorias, etc. A partir de um contrato de convivência feito no primeiro encontro, foi acordado que em um dos encontros mensais seria realizada a Tenda do Conto e no outro encontro seria realizada uma atividade de educação em saúde facilitada por algum profissional de saúde com temáticas propostas pelos idosos com valorização do saber popular ou temáticas alusivas à campanhas ou datas comemorativas.
Durante a Tenda do Conto, os participantes eram dispostos em círculo de modo que uma cadeira de balanço sinalizava a posição da pessoa que estava no direito a falar e uma mesa com os objetos trazidos pelos participantes decorava o local. A cadeira de balanço convidava os participantes a sentar e contar suas histórias de vida e dos objetos que haviam trazido. Por vezes, os idosos não levavam objetos e sim poemas, músicas, narrativas. Uma colcha de retalhos também decorava o espaço e era o símbolo da Tenda do Conto, uma vez que sua construção coletiva em pequenos pedaços e diferentes pedaços de retalhos assemelhava-se a contação de histórias dos participantes com suas diferentes histórias de vida. Ao fim do encontro, os participantes davam as mãos a fim de deixar em poucas palavras suas impressões sobre aquele encontro e fazer votos para o futuro.
EQUIPE
05 - Agentes Comunitários de Saúde - Função: divulgação na área de abrangência e convite aos idosos para a Tenda do Conto.
02 - Residentes (Enfermeira e Fonoaudióloga) - Função: Coordenadoras da Tenda do Conto.
01 - Nutricionista - Função: Facilitadora, acolhimento.
01 - Fisioterapeuta - Função: Facilitadora, acolhimento.
01 - Enfermeira - Função: Facilitadora, acolhimento.
01 - Psicóloga - Função: Facilitadora.
01 - Assistente social - Função: Facilitadora.
02 - Cirurgiões-dentistas - Função: Facilitadores.
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
O espaço físico em que ocorre a Tenda do Conto é o espaço de atividades coletivas da Unidade Básica de Saúde Enfermeira Maria das Dores.
Materiais e equipamentos necessários:
01 - Cadeira de balanço - Doação.
01 - Mesa para dispor os objetos - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
10 - Cadeiras plásticas - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
03 - Bancos de madeira - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Ficha de atividade coletiva - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Caneta esferiográfica - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Esfigmomanômetro - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Estetoscópio - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Balança digital - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
01 - Fita métrica - Recurso da Unidade Básica de Saúde.
A ação tem custos mínimos uma vez que se utiliza de tecnologias leves para o seu desenvolvimento. No mais, os custos advindos de materiais impressos necessários para a triagem tinham como fonte a Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos.
RESULTADOS
A tenda do conto tem se configurado uma estratégia potente, uma vez que os usuários já levantaram questões sobre a união dos participantes para a criação de uma associação de idosos do bairro, promovendo reflexões acerca da participação popular e do empoderamento da população sobre seus direitos e deveres. Ainda, proporciona uma atividade de estímulo de memória e qualidade na competência comunicativa dos usuários, levando em consideração que muitos moram sozinhos e/ou sentem prejuízos nas mudanças de papel social advindas da idade.