Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Através de busca ativa realizada pela equipe ou por demanda espontânea, a equipe da ESF fará a aplicação da caderneta do idoso. As USF tem marcado um dia onde os idosos passam pela avaliação com a a equipe de saúde. O trabalho do agente comunitário de saúde nesse processo é muito importante, pois ele conhece o território e pode apontar para toda a equipe quem são os idosos pertencentes na sua microárea de abrangência da USF.
Inicialmente, a enfermeira da ESF avalia o idoso, preenche a caderneta e a ficha espelho nos campos que competem a enfermagem e encaminha para os demais profissionais da equipe. O agendamento com toda equipe é realizado pela enfermeira da USF. O idoso deverá ser avaliado por toda a equipe.
Ao receber a caderneta é orientado ao idoso que todas as vezes que procurar os serviços de saúde ele deve levar a caderneta, para sempre mantê-la atualizada. A ficha espelho da caderneta ficará anexa ao prontuário do idoso.
A equipe da ESF deverá se reunir para analisar e os idosos que necessitarem de acompanhamento mais efetivo e a partir daí são criados os projetos terapêuticos singulares (PTS) de cada caso, especialmente para os que apresentarem o VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) alto. O VES-13 foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade.
A equipe de referência foi criada para auxiliar nos casos mais complicados. Assim, àqueles idosos que necessitarem de avaliação com o médico geriatra são referenciados. A equipe de referência também é composta por enfermeira e psicopedagoga que auxiliam no cuidado à saúde do idoso.
A psicopedagoga realiza a aplicação de testes para avaliação cognitiva que auxiliam no diagnóstico das demências, a mais comum sendo a Doença de Alzheimer, que apresenta déficits cognitivos debilitantes.
Foram montados 04 USF pólos para receber a equipe de referência. São as USF Cehab, USF São Mateus, USF Carulas e USF Aeroporto. Os atendimentos acontecem 01 vez ao mês em cada unidade pólo.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
Realizar a busca ativa dos idosos nas áreas onde não tem cobertura das equipes de saúde da família.