Identificação da Experiência

Saúde na melhor idades - Promovendo o cuidado na APS

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Itaperuna
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde - APS
Coordenação da experiência: 
Atenção Primária à Saúde - Elisabete Teixeira da Silva
Telefone institucional: 
(22) 9994-67070
Email da coordenação: 
atencaobasicaitaperuna@gmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A possibilidade do acompanhamento de todos os idosos do município de Itaperuna, através da aplicação da caderneta do idoso. O aumento da demanda de atendimentos com a população de pessoas com mais de 60 anos e a necessidade de cadastrar e acompanhar esses idosos nas ESF fez surgir uma necessidade de implentação no município de Itaperuna da uma Política de Saúde da Pessoa Idosa, buscando as diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS, proporcionando um modelo de atenção integral que contribua na organização do cuidado. Os profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) ao identificar que a pessoa idosa perdia suas funcionalidades sociais, atreladas ao mercado de trabalho, falta de convívio social, abandono e demais situações procuravam as unidades de saúde para além do cuidado com a saúde. É de suma importância o acompanhamento da pessoa idosa para o cuidado com sua saúde no controle de doenças e agravos não transmissíveis. A aplicação da caderneta do idoso no município de Itaperuna estartou a proposta desse modelo de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, com o objetivo de contribuir para a organização da atenção e ampliação do acesso qualificado da população idosa no âmbito do SUS.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Aplicar a caderneta do idoso em todos os usuários acima de 60 anos com a equipe multidisciplinar (médico, enfermeira, dentista, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo) e realizar a avaliação multidimensional do idoso, promovendo a saúde e prevenindo as doenças, além de: - Estimular memória; - Fortalecer o vínculo com a família; - Estimulação de hábitos alimentares saudáveis; - Estimulação de exercícios físicos; - Orientar adaptação de móveis em suas residências; - Fortalecimento do vínculo com a Unidade de Saúde da Família; - Qualidade de vida e preservação da saúde; - Promover a equidade e universalidade do cuidado aos idosos, visando atender todas as suas demandas. Encaminhando para toda a Rede de Serviços (CRAS, CREAS e Conselho do Idoso) os que estiverem em situação de vulnerabiliade.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Cadastrar e acompanhar 100% dos idosos do município de Itaperuna.
Aplicar a caderneta do idoso no município de Itaperuna.
Promover o cuidado à saúde dos idosos.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
O projeto é desenvolvido em todo território do município de Itaperuna.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Todos os perfis, pois acompanhamos todos os idosos.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através das equipes da estratégia de saúde da família, principalmente pelo agente comunitário de saúde. As equipes também usaram as mídias sociais, como Instagram e Facebook da Prefeitura e perfis sociais individuais.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Idosos acima de 60 anos.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
16000
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
260 de novembro e dezembro 2021. 1900 de janeiro a abril de 2022.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
2160
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Não temos essa informação.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Através de busca ativa realizada pela equipe ou por demanda espontânea, a equipe da ESF fará a aplicação da caderneta do idoso. As USF tem marcado um dia onde os idosos passam pela avaliação com a a equipe de saúde. O trabalho do agente comunitário de saúde nesse processo é muito importante, pois ele conhece o território e pode apontar para toda a equipe quem são os idosos pertencentes na sua microárea de abrangência da USF. Inicialmente, a enfermeira da ESF avalia o idoso, preenche a caderneta e a ficha espelho nos campos que competem a enfermagem e encaminha para os demais profissionais da equipe. O agendamento com toda equipe é realizado pela enfermeira da USF. O idoso deverá ser avaliado por toda a equipe. Ao receber a caderneta é orientado ao idoso que todas as vezes que procurar os serviços de saúde ele deve levar a caderneta, para sempre mantê-la atualizada. A ficha espelho da caderneta ficará anexa ao prontuário do idoso. A equipe da ESF deverá se reunir para analisar e os idosos que necessitarem de acompanhamento mais efetivo e a partir daí são criados os projetos terapêuticos singulares (PTS) de cada caso, especialmente para os que apresentarem o VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) alto. O VES-13 foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. A equipe de referência foi criada para auxiliar nos casos mais complicados. Assim, àqueles idosos que necessitarem de avaliação com o médico geriatra são referenciados. A equipe de referência também é composta por enfermeira e psicopedagoga que auxiliam no cuidado à saúde do idoso. A psicopedagoga realiza a aplicação de testes para avaliação cognitiva que auxiliam no diagnóstico das demências, a mais comum sendo a Doença de Alzheimer, que apresenta déficits cognitivos debilitantes. Foram montados 04 USF pólos para receber a equipe de referência. São as USF Cehab, USF São Mateus, USF Carulas e USF Aeroporto. Os atendimentos acontecem 01 vez ao mês em cada unidade pólo.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Realizar a busca ativa dos idosos nas áreas onde não tem cobertura das equipes de saúde da família.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Percebemos que planejar ações voltadas para a população idosa foi e está sendo fundamental, pois é importante saber quantos idosos vivem no território de abrangência de cada USF e conhecer suas diferentes necessidades. Ao planejar o cuidado a partir das necessidades é possível classificar as pessoas idosas de acordo com sua capacidade funcional e atuar nos cuidados de que necessitam. Esses critérios são identificados durante as visitas domiciliares e nas avaliações propostas na Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, que foi estruturada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser um instrumento estratégico de acompanhamento longitudinal das condições de saúde da população idosa nos serviços de saúde.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Satisfação dos idosos acompanhados.
Monitoramento dos idosos acompanhados.
Criação de vínculos entre as equipes e os idosos.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Idosos acompanhados com aplicação da caderneta por pelo menos 03 profissionais da equipe multidisciplinar 2160. Atendimentos realizados com todos os profissionais da equipe multidisciplinar - 179 avaliações multidimensionais em idosos.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
1 vez ao mês
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Desenvolver um Plano Terapêutico Singular em todos os idosos com o VES-13 aumentado, buscando a atuação de todos os profissionais para recuperação do estado de saúde desse idoso; A satisfação dos idosos que procuram as unidades de saúde e os relatos sobre como se sentem cuidados pelas equipes.
Quais as limitações da experiência?: 
A busca ativa dos idosos de áreas não cobertas pelas equipes de saúde da família é a principal dificuldade.
Outras informações/resultados relevantes: 
O projeto ainda está no início, apenas 05 meses, mas já conseguimos ver a satisfação dos idosos e das equipes de saúde.
2021
-
Sudeste
Saúde na melhor idades - Promovendo o cuidado na APS
Introdução
A possibilidade do acompanhamento de todos os idosos do município de Itaperuna, através da aplicação da caderneta do idoso. O aumento da demanda de atendimentos com a população de pessoas com mais de 60 anos e a necessidade de cadastrar e acompanhar esses idosos nas ESF fez surgir uma necessidade de implentação no município de Itaperuna da uma Política de Saúde da Pessoa Idosa, buscando as diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS, proporcionando um modelo de atenção integral que contribua na organização do cuidado. Os profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) ao identificar que a pessoa idosa perdia suas funcionalidades sociais, atreladas ao mercado de trabalho, falta de convívio social, abandono e demais situações procuravam as unidades de saúde para além do cuidado com a saúde. É de suma importância o acompanhamento da pessoa idosa para o cuidado com sua saúde no controle de doenças e agravos não transmissíveis. A aplicação da caderneta do idoso no município de Itaperuna estartou a proposta desse modelo de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, com o objetivo de contribuir para a organização da atenção e ampliação do acesso qualificado da população idosa no âmbito do SUS.
Objetivos
Aplicar a caderneta do idoso em todos os usuários acima de 60 anos com a equipe multidisciplinar (médico, enfermeira, dentista, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo) e realizar a avaliação multidimensional do idoso, promovendo a saúde e prevenindo as doenças, além de: - Estimular memória; - Fortalecer o vínculo com a família; - Estimulação de hábitos alimentares saudáveis; - Estimulação de exercícios físicos; - Orientar adaptação de móveis em suas residências; - Fortalecimento do vínculo com a Unidade de Saúde da Família; - Qualidade de vida e preservação da saúde; - Promover a equidade e universalidade do cuidado aos idosos, visando atender todas as suas demandas. Encaminhando para toda a Rede de Serviços (CRAS, CREAS e Conselho do Idoso) os que estiverem em situação de vulnerabiliade.
Metas
  1. Cadastrar e acompanhar 100% dos idosos do município de Itaperuna.
  2. Aplicar a caderneta do idoso no município de Itaperuna.
  3. Promover o cuidado à saúde dos idosos.
Público alvo
Todos os perfis, pois acompanhamos todos os idosos.
Divulgação
Através das equipes da estratégia de saúde da família, principalmente pelo agente comunitário de saúde. As equipes também usaram as mídias sociais, como Instagram e Facebook da Prefeitura e perfis sociais individuais.
Número de participantes
2160
Atividades
Através de busca ativa realizada pela equipe ou por demanda espontânea, a equipe da ESF fará a aplicação da caderneta do idoso. As USF tem marcado um dia onde os idosos passam pela avaliação com a a equipe de saúde. O trabalho do agente comunitário de saúde nesse processo é muito importante, pois ele conhece o território e pode apontar para toda a equipe quem são os idosos pertencentes na sua microárea de abrangência da USF. Inicialmente, a enfermeira da ESF avalia o idoso, preenche a caderneta e a ficha espelho nos campos que competem a enfermagem e encaminha para os demais profissionais da equipe. O agendamento com toda equipe é realizado pela enfermeira da USF. O idoso deverá ser avaliado por toda a equipe. Ao receber a caderneta é orientado ao idoso que todas as vezes que procurar os serviços de saúde ele deve levar a caderneta, para sempre mantê-la atualizada. A ficha espelho da caderneta ficará anexa ao prontuário do idoso. A equipe da ESF deverá se reunir para analisar e os idosos que necessitarem de acompanhamento mais efetivo e a partir daí são criados os projetos terapêuticos singulares (PTS) de cada caso, especialmente para os que apresentarem o VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) alto. O VES-13 foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. A equipe de referência foi criada para auxiliar nos casos mais complicados. Assim, àqueles idosos que necessitarem de avaliação com o médico geriatra são referenciados. A equipe de referência também é composta por enfermeira e psicopedagoga que auxiliam no cuidado à saúde do idoso. A psicopedagoga realiza a aplicação de testes para avaliação cognitiva que auxiliam no diagnóstico das demências, a mais comum sendo a Doença de Alzheimer, que apresenta déficits cognitivos debilitantes. Foram montados 04 USF pólos para receber a equipe de referência. São as USF Cehab, USF São Mateus, USF Carulas e USF Aeroporto. Os atendimentos acontecem 01 vez ao mês em cada unidade pólo.
Resultados
Percebemos que planejar ações voltadas para a população idosa foi e está sendo fundamental, pois é importante saber quantos idosos vivem no território de abrangência de cada USF e conhecer suas diferentes necessidades. Ao planejar o cuidado a partir das necessidades é possível classificar as pessoas idosas de acordo com sua capacidade funcional e atuar nos cuidados de que necessitam. Esses critérios são identificados durante as visitas domiciliares e nas avaliações propostas na Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, que foi estruturada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser um instrumento estratégico de acompanhamento longitudinal das condições de saúde da população idosa nos serviços de saúde.

Ficha técnica

Município:
Itaperuna
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde - APS
Coordenação da experiência:
Atenção Primária à Saúde - Elisabete Teixeira da Silva
Email da coordenação:
atencaobasicaitaperuna@gmail.com
Telefone institucional:
(22) 9994-67070
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br