TÍTULO COMPLETO: A Reabilitação Vestibular restabelecendo a qualidade de vida em idosos
INTRODUÇÃO
O alto índice de idosos com queixa de tontura/vertigem, histórico de quedas e consequente diminuição da qualidade de vida.
OBJETIVOS
Melhora da função vestibular, reduzindo os episódios de quedas, de tontura/vertigem, promovendo o bem estar geral.
METAS
- Redução da tontura/vertigem;
- Restauração do equilíbrio postural;
- Restabelecimento da independência e autonomia nas atividades de vida diária;
- Promoção do bem estar geral e qualidade vida.
PÚBLICO-ALVO
Idosos portadores de distúrbios vestibulares.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
34
DIVULGAÇÃO
Através das Avaliações Gerontológicas Globais e consultas nas especialidades.
ATIVIDADES
Após encaminhamento para o grupo terapêutico, na primeira sessão é aplicada anamnese (História da Moléstia Atual, Avaliação Cerebelar e Testes de Equilíbrio) e Protocolo DHI Brasileiro (questionário de elegibilidade para a Reabilitação Vestibular). Idosos com pontuação a partir de 10 pontos no DHI Brasileiro são considerados elegíveis para o grupo terapêutico. São realizadas 6 sessões de intervenção com exercícios do protocolo padronizado de reabilitação vestibular, além de orientações para a realização destes exercícios diariamente em casa e 1 sessão ao final de reavaliação com reaplicação do DHI Brasileiro, onde se verifica a efetividade da intervenção.
EQUIPE
01 Fonoaudióloga (aplicar a Avaliação, executar o protocolo de exercícios e orientações, ao final, aplicar a reavaliação).
01 Fisioterapeuta (aplicar a Avaliação, executar o protocolo de exercícios e orientações, ao final, aplicar a reavaliação).
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
Consultório médico com maca, mesa e cadeiras. A avaliação vestibular e Protocolo de DHI Brasileiro, cone, bola, fita métrica e corredor para treino de marcha.
RESULTADOS
Redução significativa dos quadros de tontura/vertigem, com melhora na execução das atividades de vida diária do idoso, restaurando a independência e autonomia, promovendo o bem estar geral.