O que motivou a realização dessa experiência?:
A percepção sobre o cuidado integral da pessoa idosa na atenção básica nos trouxe a iniciativa de compreender a importância da parceria entre a Reabilitação e o Programa Academia Carioca a fim de contemplar momentos diferentes do cuidado deste idoso. Na fase da agutização da dor, sendo este idoso contemplado com a atenção da fisioterapia do NASF-AB, estendendo para o Programa Academia Carioca o momento de sua "alta", a fim de promover a atividade física como parte deste cuidado. Esta parceria permite (diferentemente da atenção secundária) que após a alta da reabilitação este paciente continue a "cuidar" de sua saúde trazendo autonomia e interação social.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
A proposta inicia com o acolhimento deste idoso identificado pelas equipes de Saúde da Família com queixa ortopédica, reumatológica ou neurológica, no Grupo de Reabilitação chamado GRUPO ALÍVIO (onde é realizado atividades supervisionadas de Reabilitação, movimentos sem carga, exercícios respiratórios, ativo-livre, coordenação e consciência corporal por 3 meses, semanalmente junto dos seguintes profissionais: fisioterapeuta, sendo auxiliada por 2 Agentes Comunitários de Saúde e 1 Técnica de Saúde Bucal e uma massoterapeuta, objetivando a diminuição da dor, ganho de Arco de Movimento deste idoso). Duas vezes ao mês este mesmo paciente é inserido numa atividade conjunta com o Programa Academia Carioca para que este possa perceber sua evolução através de exercícios mais intensos a exemplo de aulas de dança, movimento com bastões e alongamentos mais intensos. Esta atividade conjunta trás a consciência a este idoso de sua autonomia e evolução quanto á queixa inicial percebida no Grupo de Reabilitação, motivando a buscar a atividade física como parte de seu processo de reabilitação (nem que seja um objetivo à médio ou longo prazo).
Respeitando os limites individuais porém trazendo ludicidade da atividade física, a exemplo da dança, é reforçado com esta iniciativa que a prática de atividade física é uma ferramenta de cuidado integral e preventivo ofertado todos no mesmo espaço de saúde: atenção básica, diferente do que costuma ocorrer quando este paciente é referenciado para a Reabilitação na Atenção Secundária que após a alta, este volta às suas práticas de movimentos repetitivos, carregamento de peso, posturas inadequadas podendo este idoso retornar à agutização do quadro álgico. O que se espera desta parceira é trazer ao idoso por meios de grupos específicos citados esta consciência do seu cuidado integral ofertado pela Atenção Básica.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Avaliação dos pacientes para o Grupo Alívio de Reabilitação
Inserção no Grupo e acompanhamento por 3 meses
Quinzenalmente realizada atividade conjunta com o Programa Academia Carioca
Altas referenciada para o Programa Academia Carioca e a prática de atividade física constante
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
Idosos independente portador de doenças crônicas
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
Pelas Equipes de Saúde da Família, Cartazes na unidade de Saúde
Onde foi desenvolvida?:
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto- bairro: Copacabana - município do Rio de Janeiro- RJ
Como os idosos foram selecionados para participar?:
Grupo de Acolhimento realizado pela fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Idosos referenciados pelas equipes de Saúde da Família com queixas ortopédicas, reumatológica e neurológicas são avaliados e indicados para o Grupo Alívio de Reabi
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?:
Quando após avaliação fisioterapeutica em concordância com a equipe de saúde da família, é verificado que este idoso é indicado para Reabilitação na Atenção Secundária por sua debilidade física ou queixa algica intensa necessitando de recursos específicos que só estão disponíveis neste nível de atenção.