Ano: 
2019
Categoria: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Rio de Janeiro
Instituição Responsável: 
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto
Parceiros: 
Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF-AB
Coordenação da experiência: 
Tays Conti e Izabel Teixeira
Telefone institucional: 
(21) 3208-5367
Email da coordenação: 
nasfjbbcpp@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A percepção sobre o cuidado integral da pessoa idosa na atenção básica nos trouxe a iniciativa de compreender a importância da parceria entre a Reabilitação e o Programa Academia Carioca a fim de contemplar momentos diferentes do cuidado deste idoso. Na fase da agutização da dor, sendo este idoso contemplado com a atenção da fisioterapia do NASF-AB, estendendo para o Programa Academia Carioca o momento de sua "alta", a fim de promover a atividade física como parte deste cuidado. Esta parceria permite (diferentemente da atenção secundária) que após a alta da reabilitação este paciente continue a "cuidar" de sua saúde trazendo autonomia e interação social.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
A proposta inicia com o acolhimento deste idoso identificado pelas equipes de Saúde da Família com queixa ortopédica, reumatológica ou neurológica, no Grupo de Reabilitação chamado GRUPO ALÍVIO (onde é realizado atividades supervisionadas de Reabilitação, movimentos sem carga, exercícios respiratórios, ativo-livre, coordenação e consciência corporal por 3 meses, semanalmente junto dos seguintes profissionais: fisioterapeuta, sendo auxiliada por 2 Agentes Comunitários de Saúde e 1 Técnica de Saúde Bucal e uma massoterapeuta, objetivando a diminuição da dor, ganho de Arco de Movimento deste idoso). Duas vezes ao mês este mesmo paciente é inserido numa atividade conjunta com o Programa Academia Carioca para que este possa perceber sua evolução através de exercícios mais intensos a exemplo de aulas de dança, movimento com bastões e alongamentos mais intensos. Esta atividade conjunta trás a consciência a este idoso de sua autonomia e evolução quanto á queixa inicial percebida no Grupo de Reabilitação, motivando a buscar a atividade física como parte de seu processo de reabilitação (nem que seja um objetivo à médio ou longo prazo). Respeitando os limites individuais porém trazendo ludicidade da atividade física, a exemplo da dança, é reforçado com esta iniciativa que a prática de atividade física é uma ferramenta de cuidado integral e preventivo ofertado todos no mesmo espaço de saúde: atenção básica, diferente do que costuma ocorrer quando este paciente é referenciado para a Reabilitação na Atenção Secundária que após a alta, este volta às suas práticas de movimentos repetitivos, carregamento de peso, posturas inadequadas podendo este idoso retornar à agutização do quadro álgico. O que se espera desta parceira é trazer ao idoso por meios de grupos específicos citados esta consciência do seu cuidado integral ofertado pela Atenção Básica.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Avaliação dos pacientes para o Grupo Alívio de Reabilitação
Inserção no Grupo e acompanhamento por 3 meses
Quinzenalmente realizada atividade conjunta com o Programa Academia Carioca
Altas referenciada para o Programa Academia Carioca e a prática de atividade física constante
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos independente portador de doenças crônicas
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Pelas Equipes de Saúde da Família, Cartazes na unidade de Saúde
Onde foi desenvolvida?: 
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto- bairro: Copacabana - município do Rio de Janeiro- RJ
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Grupo de Acolhimento realizado pela fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Idosos referenciados pelas equipes de Saúde da Família com queixas ortopédicas, reumatológica e neurológicas são avaliados e indicados para o Grupo Alívio de Reabi
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
40
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
50
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Quando após avaliação fisioterapeutica em concordância com a equipe de saúde da família, é verificado que este idoso é indicado para Reabilitação na Atenção Secundária por sua debilidade física ou queixa algica intensa necessitando de recursos específicos que só estão disponíveis neste nível de atenção.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Os idosos do Programa Academia Carioca se juntam no mesmo espaço onde é realizado as atividades do Grupo Alívio de Reabilitação . Inicialmente a fisioterapeuta realiza exercícios para respiração, consciência corporal e relaxamento. Seguimos junto com os dois públicos com alongamento leves a moderados. O educador físico assume a atividade com a sequência de atividade de alongamento mais vigoroso seguido de dança finalizando com alongamento e exercício de respiração leve. Todas as atividades são supervisionadas pelos profissionais que compõe a equipe a fim de orientar e assistir os participantes. Está disponíveis bancos próximos aos idosos caso estejam cansados ou queiram sentar.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Como a atividade é realizada ao ar livre com chuvas intensas não pode ser realizado; Quando o número de pacientes e alunos da academia carioca ultrapassam mais de 60 idosos, sendo dificultoso supervisionar;
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Maior qualidade da atenção à pessoa idosa referente ao processo de reabilitação a fim de evitar encaminhamentos desnecessários ao Sistema de Regulação do município (qualificando melhor estes encaminhamentos na Atenção Básica); Promoção da prática da Atividade física como promotora de Saúde disponível na Atenção básica por meio do Programa Academia Carioca; Obs: muitos idosos comunicam a fisioterapeuta a melhora do quadro algico e o desejo de serem participantes do Programa Academia Carioca tendo maior frequência na atividade física (autonomia). Nestes casos a fisioterapeuta reavalia e solicita a marcação de uma consulta com o médico da equipe de saúde da família de referência a fim de serem avaliados para estarem aptos com atestado médico adequado.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Alta qualificada do idoso do processo de Reabilitação
Conscientização sobre a prática de atividade física como parte deste processo
Menas reencidiva de quadros agudos ortopédicos deste idoso inserido nesta parceria
Motivação e auto-estima deste idoso
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Idosos beneficiados do Grupo Alívio de Reabilitação: 50
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
2 vezes ao mês
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Autonomia aos idosos; Cuidado Integral; Promoção da Atividade física como continuidade do Processo de Reabilitação na Atenção básica
Quais as limitações da experiência?: 
Espaço Físico Obs: no espaço para anexar fotos não estou conseguindo anexar. Segue abaixo o facebook da unidade de saúde e se aprovado tentarei enviar as fotos que temos e vídeos. Obrigada pela compreensão.
2019
-
Sudeste
Reabilitação e Programa Academia Carioca: parceiros no cuidado lntegral do idoso na Atenção Básica
Introdução
A percepção sobre o cuidado integral da pessoa idosa na atenção básica nos trouxe a iniciativa de compreender a importância da parceria entre a Reabilitação e o Programa Academia Carioca a fim de contemplar momentos diferentes do cuidado deste idoso. Na fase da agutização da dor, sendo este idoso contemplado com a atenção da fisioterapia do NASF-AB, estendendo para o Programa Academia Carioca o momento de sua "alta", a fim de promover a atividade física como parte deste cuidado. Esta parceria permite (diferentemente da atenção secundária) que após a alta da reabilitação este paciente continue a "cuidar" de sua saúde trazendo autonomia e interação social.
Objetivos
A proposta inicia com o acolhimento deste idoso identificado pelas equipes de Saúde da Família com queixa ortopédica, reumatológica ou neurológica, no Grupo de Reabilitação chamado GRUPO ALÍVIO (onde é realizado atividades supervisionadas de Reabilitação, movimentos sem carga, exercícios respiratórios, ativo-livre, coordenação e consciência corporal por 3 meses, semanalmente junto dos seguintes profissionais: fisioterapeuta, sendo auxiliada por 2 Agentes Comunitários de Saúde e 1 Técnica de Saúde Bucal e uma massoterapeuta, objetivando a diminuição da dor, ganho de Arco de Movimento deste idoso). Duas vezes ao mês este mesmo paciente é inserido numa atividade conjunta com o Programa Academia Carioca para que este possa perceber sua evolução através de exercícios mais intensos a exemplo de aulas de dança, movimento com bastões e alongamentos mais intensos. Esta atividade conjunta trás a consciência a este idoso de sua autonomia e evolução quanto á queixa inicial percebida no Grupo de Reabilitação, motivando a buscar a atividade física como parte de seu processo de reabilitação (nem que seja um objetivo à médio ou longo prazo). Respeitando os limites individuais porém trazendo ludicidade da atividade física, a exemplo da dança, é reforçado com esta iniciativa que a prática de atividade física é uma ferramenta de cuidado integral e preventivo ofertado todos no mesmo espaço de saúde: atenção básica, diferente do que costuma ocorrer quando este paciente é referenciado para a Reabilitação na Atenção Secundária que após a alta, este volta às suas práticas de movimentos repetitivos, carregamento de peso, posturas inadequadas podendo este idoso retornar à agutização do quadro álgico. O que se espera desta parceira é trazer ao idoso por meios de grupos específicos citados esta consciência do seu cuidado integral ofertado pela Atenção Básica.
Metas
  1. Avaliação dos pacientes para o Grupo Alívio de Reabilitação
  2. Inserção no Grupo e acompanhamento por 3 meses
  3. Quinzenalmente realizada atividade conjunta com o Programa Academia Carioca
  4. Altas referenciada para o Programa Academia Carioca e a prática de atividade física constante
Público alvo
Idosos independente portador de doenças crônicas
Divulgação
Pelas Equipes de Saúde da Família, Cartazes na unidade de Saúde
Número de participantes
50
Atividades
Os idosos do Programa Academia Carioca se juntam no mesmo espaço onde é realizado as atividades do Grupo Alívio de Reabilitação . Inicialmente a fisioterapeuta realiza exercícios para respiração, consciência corporal e relaxamento. Seguimos junto com os dois públicos com alongamento leves a moderados. O educador físico assume a atividade com a sequência de atividade de alongamento mais vigoroso seguido de dança finalizando com alongamento e exercício de respiração leve. Todas as atividades são supervisionadas pelos profissionais que compõe a equipe a fim de orientar e assistir os participantes. Está disponíveis bancos próximos aos idosos caso estejam cansados ou queiram sentar.
Resultados
Maior qualidade da atenção à pessoa idosa referente ao processo de reabilitação a fim de evitar encaminhamentos desnecessários ao Sistema de Regulação do município (qualificando melhor estes encaminhamentos na Atenção Básica); Promoção da prática da Atividade física como promotora de Saúde disponível na Atenção básica por meio do Programa Academia Carioca; Obs: muitos idosos comunicam a fisioterapeuta a melhora do quadro algico e o desejo de serem participantes do Programa Academia Carioca tendo maior frequência na atividade física (autonomia). Nestes casos a fisioterapeuta reavalia e solicita a marcação de uma consulta com o médico da equipe de saúde da família de referência a fim de serem avaliados para estarem aptos com atestado médico adequado.

Ficha técnica

Município:
Rio de Janeiro
Instituição Responsável:
Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto
Coordenação da experiência:
Tays Conti e Izabel Teixeira
Email da coordenação:
nasfjbbcpp@gmail.com
Telefone institucional:
(21) 3208-5367
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Parceiros:
Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF-AB
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br