O Pântano do Sul, um balneário localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, caracteriza-se por ser um bairro onde vivem muitos idosos e uma grande demanda deles, na Unidade Básica de Saúde. Não existia ainda por parte da Saúde, nenhuma ação específica para esta parcela da população, exceto algumas tímidas participações em grupos de idosos da comunidade e atendimento à demanda. Através de visitas domiciliares e do relato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), percebemos que muitos dos idosos, descententes dos imigrantes açorianos, encontravam-se sozinhos, isolados, com suas dores e sem perspectiva de mudar essa condição, o que muitas vezes os levavam à depressão e, interferindo na sua qualidade de vida.
Como promover a saúde dos nossos idosos, levando em consideração esta característica? Pensando em estratégias para amenizar a saudade daqueles que conviviam tão intimamente com seus amigos, iniciamos o projeto em Julho de 2014, tendo promovido até hoje, 6 pequenos encontros: Um amigo idoso, visitando o outro na sua casa. Era o que eles mais sentiam falta: da convivência dos seus amigos. Nesses 6 encontros foram envolvidos até o momento 21 idosos.Isso só foi possível com o engajamento de toda a equipe e agentes comunitários e com a parceria do Distrito Sanitário Sul, que nos apoiou no uso do carro para o transporte dos idosos.
Ver o sorriso estampado no rosto, ouvir as risadas e brincadeiras, confirmou que estávamos no caminho certo. Melhorando a auto estima do idoso; resgatando a sua identidade; fortalecendo sua rede de contatos; promovendo a superação de perdas de parentes e amigos, através de uma rede de solidariedade construída pelos encontros;
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br