A QUEDA contempla uma discussão abrangente envolvendo o idoso, a família e a sociedade sobre sua repercussão na independência, na autonomia e as implicações emocionais na vida dos idosos. Através do Programa de Saúde do Idoso de Petropolis foi possível detectar que o número de idosos que sofreu pelo menos uma queda neste ano ultrapassa alguns dados estatísticos conhecidos. Observa-se ainda grande número de caidores crônicos, muitos, inclusive, sequelados.
O projeto visa atuar preventivamente em relação as quedas visando manter a autonomia e independência destes gerontes. O ponto principal é a prevenção de quedas, treinando os pacientes sobre como lidar com as barreiras urbanisticas e recuperar a segurança e a auto-estima.
O material disponibilizado foi: Cones, faixas para colocar no chão, Saco de areia, Ônibus.
Montou-se no estacionamento da Clinica de Especialidade uma pista com obstáculos contendo os elementos e caminhando junto aos idosos, explicando-os tecnicamente como ocorre a queda a melhor forma de vencer os obstáculos.
Em parceria com a empresa de ônibus Petroita disponibilizou-se um ônibus orientado os idosos a subir e descer dos coletivos (onde tem havido muitas quedas), bem como fazer valer o seu direito ao lugar reservado e apresentando aos motoristas o estatuto do idoso principalmente nos artigos relacionados a transportes
Orientou-se ainda para os calçados adequados para o idoso bem como alertar aos acompanhantes como caminhar junto com o idoso ou mesmo como conduzi-lo.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br