Ao longo dos encontros, outros objetivos foram agregados, dentre eles proporcionar espaço para convivência, confraternização e estreitamento de vínculo entre o próprio grupo, a equipe de saúde e comunidade, além de promoção à saúde e prevenção de doenças. Estes objetivos foram alcançados não somente com a atividade física, mas através de passeios a parques ecológicos, museus, zoológico, clubes, comemorações em datas festivas, aniversários (uma vez por mês), visitas em instituições privadas e do próprio município, como asilos e lares de crianças que tiveram seus direitos violados. Cumpre ressaltar que nestas visitas o grupo se mobiliza para arrecadar insumos e materiais que estas instituições necessitam, o que amplia a intersetorialidade, a formação crítica e a participação social. O grupo também se mobiliza para auxiliar pessoas da comunidade que passam por dificuldades financeiras ou têm a saúde muito comprometida, levando apoio afetivo e material.
Contamos esporadicamente com o apoio de profissionais do NASF, trabalhando neste grupo temas específicos tais como Oficina de Memória e Nutrição Saudável.
A situação anterior encontrada era de mulheres muito queixosas, com dores, privadas de auto estima e em sua maioria com níveis pressóricos descontrolados.
Atualmente o grupo é composto de 25 mulheres na faixa etária de 38 a 86 anos e um homem. Os encontros proporcionam o acompanhamento mais próximo destes usuários, o que permite intervenções mais eficazes e precoces, melhorando aspectos de prevenção e promoção à saúde, além de ampliar o acesso.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br