TÍTULO COMPLETO: Promoção da saúde por meio do lazer
INTRODUÇÃO
A ideia inicial era proporcionar aos usuários uma rotina diferente da realizada comumente nos grupos de educação em saúde (sair da rotina/diversificar o tema do grupo). Este trabalho traduz a experiência de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizada no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, que há alguns anos realiza atividades de lazer com os usuários como forma de promover a saúde. A promoção da saúde pode ser entendida como um conjunto de ações direcionadas a atuar na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. O lazer é considerado como um dos componentes determinantes da saúde da população e está expresso na lei Orgânica da Saúde, sendo um campo de manifestações e vivências culturais.
OBJETIVOS
Promover à saúde da pessoa idosa por meio de atividades de lazer, estimulando sua capacidade criativa e promovendo acesso à cultura local.
METAS
- Estimular a participação dos idosos;
- Fortalecer o coletivo.
PÚBLICO-ALVO
Não foi definido um perfil específico, sendo que idosos de ambos os sexos e faixas etárias participaram, alguns inclusive com a participação de familiares. Muitos deles eram portadores de doenças crônicas.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
30
DIVULGAÇÃO
Através dos Agentes Comunitários de Saúde.
ATIVIDADES
O cronograma era construído no início de cada ano. A atividade geralmente ocorria nos meses de outubro ou novembro. A equipe de ESF solicitava à Secretaria Municipal de Saúde liberação de suas atividades laborais na unidade de saúde na tarde escolhida para o passeio. Havia uma lista prévia com a confirmação dos participantes e a combinação prévia do horário de saída do transporte em frente a unidade de saúde (construída com a ajuda dos Agentes de saúde). Saíamos em direção ao destino no início da tarde com retorno no final do dia. O local do passeio era escolhido pela maioria dos participantes do grupo mediante votação sendo o mesmo realizado em alguns locais do município e redondezas, previamente escolhidos pelo grupo, visto que a cidade faz parte da região turística que compõe a Serra Gaúcha e é conhecida pela produção de vinhos, sendo berço da colonização italiana (a cada ano, um novo destino era escolhido). A equipe de saúde era a responsável pela organização da atividade e condução do grupo durante toda a atividade.
EQUIPE
01 Enfermeira
01 Técnica de enfermagem
05 Agentes Comunitários de Saúde
01 Médico
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- 01 ônibus com 40 lugares – R$ 200,00
Custeado pelos participantes.
RESULTADOS
Observou-se a cada atividade uma maior integração entre a equipe de ESF (enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde) e a comunidade na qual está inserida, configurando-se como um momento que possibilita experiências agradáveis, como sensação de liberdade, alegria, redução de quadros de ansiedade, além de proporcionar conhecimento dos costumes locais, contribuindo para a promoção do bem-estar e da saúde mental do usuário.