No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Associado ao processo de transição demográfica têm-se a transição epidemiológica que sinaliza novas formas de adoecer e morrer o que convoca a adoção de medidas eficazes para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável e também para mudanças na forma de cuidar, abandonando práticas exclusivamente curativas, para um cuidado mais integral com vistas a promoção de um envelhecimento ativo ao longo do curso de vida.
Assim, em consonância com a PNSPI que traz como finalidade a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, a USF Arenoso desenvolveu o Projeto Saber Envelhecer que oferece um atendimento integral aos idosos da área de abrangência, com vistas a promoção de ações voltadas ao envelhecimento ativo.
O Projeto está desenhado em atendimentos em grupo com encontros quinzenais onde temáticas específicas são trabalhadas. Todos os idosos atendimentos passaram por uma Avalação Multidimensional e sempre que há a necessidade de cuidados específicos são agendadas consultas individuais ou visistas domiciliares.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br