TÍTULO COMPLETO: Projeto Inclusão Digital PAI – UBS JARDIM MIRIAM II
INTRODUÇÃO
O PAI é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais. Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A tecnologia na sociedade atual está inserida em todos os espaços do nosso dia a dia. A sociedade tornou-se informatizada. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida delas. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando transformação social. Envelhecer não precisa significar entregar-se ao ócio. O tempo disponível quando se chega à terceira idade pode ser ocupado de forma prazerosa pela busca por novos conhecimentos, o que é essencial para a conservação da saúde mental. O domínio das tecnologias computacionais amplia experiências, amizades e horizontes e proporciona uma forma de lazer segura e desafiadora. O Envelhecimento Ativo é incentivado e orientado pela Organização Mundial de Saúde e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que consideram a saúde para o idoso não a inexistência de doenças, mas a presença de autonomia e independência. Envelhecer ativamente permite que as pessoas percebam suas potencialidades para o bem-estar físico, social e mental no decorrer da vida, e que participem na sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades.
OBJETIVOS
O projeto de inclusão digital busca inserir os idosos na atual sociedade informatizada através de curso básico de informática e acesso à internet utilizando-se de metodologia específica voltada ao público-alvo, visando proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa PAI mais um espaço de cultura, entretenimento, promoção à saúde, ou seja, como um instrumento de construção e exercício da cidadania.
METAS
- Ofertar curso de informática (básico, intermediário e redes sociais) para os idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos, oferecendo 16 vagas por semestre;
- Proporcionar aos idosos acompanhados pelo PAI a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia atual e o mundo digital;
- Possibilitar aos idosos momentos de aprendizado e socialização;
- Oferecer a oportunidade de conhecer uma forma alternativa de comunicação, assim também estimulando o relacionamento intergeracional.
PÚBLICO-ALVO
Os idosos envolvidos na experiência devem ter como características principais: vontade de aprender, saber ler e escrever.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
32
DIVULGAÇÃO
O Projeto foi divulgado por meio da equipe do Programa e principalmente por meio dos Acompanhantes de Idosos.
ATIVIDADES
Foi formada uma parceria entre os equipamentos de saúde – PAI UBSI Miriam e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos a oportunidade da realização de um curso de inclusão digital. São oferecidas 16 vagas por semestre, 08 vagas para idosos iniciantes, 04 vagas para módulo intermediário e 04 vagas para módulo redes sociais. Os idosos inscritos no projeto são levados ao curso que acontece no ADRA com o carro do programa e acompanhados pelos Acompanhantes de Idosos 02 vezes na semana. Participam do curso de informática que tem duração de 01 hora e depois retornam para suas residências.
EQUIPE
01 Assessora Técnica
01 Gerentes de Serviço de Saúde
01 Assistente Social
01 Motoristas
06 Acompanhantes de Idosos
01 Coordenadora – (ADRA)
01 Instrutor de Informática
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- 08 computadores;
- Papéis e canetas;
- 01 veículo.
Não houve gasto, apenas com o combustível do veículo disponibilizado pela UBS. O equipamentos e materiais foram oferecidos pelo parceiro ADRA.
RESULTADOS
Após realizar pesquisa com os idosos participantes, observamos que houve melhora em vários aspectos: da qualidade de vida, do humor, da memória e da concentração, observamos também uma maior socialização e integração na sociedade, fortalecimento dos vínculos familiares e relacionamento intergeracional.