Ano: 
2018
Categoria: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
SÃO PAULO
Instituição Responsável: 
OS - SANTA CATARINA
Parceiros: 
Parceria com a Organização Não Governamental - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA
Coordenação da experiência: 
Renata Tomás e Josiane Melo
Telefone institucional: 
(11) 5622-6959
Email da coordenação: 
renata.tomas@ossantacatarina.org.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O PAI é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais. Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A tecnologia na sociedade atual está inserida em todos os espaços do nosso dia a dia. A sociedade tornou-se informatizada. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida delas. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando transformação social. Envelhecer não precisa significar entregar-se ao ócio. O tempo disponível quando se chega à terceira idade pode ser ocupado de forma prazerosa pela busca por novos conhecimentos, o que é essencial para a conservação da saúde mental. O domínio das tecnologias computacionais amplia experiências, amizades e horizontes e proporciona uma forma de lazer segura e desafiadora. O Envelhecimento Ativo é incentivado e orientado pela Organização Mundial de Saúde e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que consideram a saúde para o idoso não a inexistência de doenças, mas a presença de autonomia e independência. Envelhecer ativamente permite que as pessoas percebam suas potencialidades para o bem estar físico, social e mental no decorrer da vida, e que participem na sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O projeto de inclusão digital busca inserir os idosos na atual sociedade informatizada através de curso básico de informática e acesso à internet utilizando-se de metodologia específica voltada ao público-alvo, visando proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa PAI mais um espaço de cultura, entretenimento, promoção à saúde, ou seja, como um instrumento de construção e exercício da cidadania.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Ofertar curso de informática (básico, intermediário e redes sociais) para os idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos, oferecendo 16 vagas por semestre.
Proporcionar aos idosos acompanhados pelo PAI a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia atual e o mundo digital.
Possibilitar aos idosos momentos de aprendizado e socialização.
Oferecer a oportunidade de conhecer uma forma alternativa de comunicação, assim também estimulando o relacionamento intergeracional.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Os idosos envolvidos na experiência devem ter como características principais: vontade de aprender, saber ler e escrever.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
O Projeto foi divulgado por meio da equipe do Programa e principalmente por meio dos Acompanhantes de Idosos.
Onde foi desenvolvida?: 
A experiência ocorre no Distrito de Cidade Ademar, na cidade de São Paulo.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Foi oferecido para todos idosos inseridos no PAI UBS Jd.Miriam ll e selecionamos todos que apresentaram interesse e dividimos as turmas.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
32
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
12 idosos no primeiro semestre de 2017 e 08 idosos no segundo semestre de 2017. 06 idosos no primeiro semestre de 2018 e 06 idosos no segundo semestre de 2018.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
32
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
03 desistências foram devidas demandas de saúde o que impediram a dar continuidade no curso e outras 03 desistências foram devido dificuldades na aprendizagem devido a não alfabetização.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Foi formada uma parceria entre os equipamentos de saúde – PAI UBSI Miriam e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos a oportunidade da realização de um curso de inclusão digital. São oferecidas 16 vagas por semestre, 08 vagas para idosos iniciantes, 04 vagas para módulo intermediário e 04 vagas para módulo redes sociais. Os idosos inscritos no projeto são levados ao curso que acontece no ADRA com o carro do programa e acompanhados pelos Acompanhantes de Idosos 02 vezes na semana. Participam do curso de informática que tem duração de 01 hora e depois retornam para suas residências.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Podemos dizer que encontramos dificuldade na captação de idosos interessados devido o nível de escolaridade, a maioria dos idosos inseridos no programa são analfabetos ou com baixa escolaridade e por isso apresentam dificuldade para manusear equipamentos eletrônicos.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Após realizar pesquisa com os idosos participantes, observamos que houve melhora em vários aspectos: da qualidade de vida, do humor, da memória e da concentração, observamos também uma maior socialização e integração na sociedade, fortalecimento dos vínculos familiares e relacionamento intergeracional.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
São ofertadas 16 vagas por semestre, e quando não ocupadas pelos idosos do PAI são oferecidas para outros idosos da comunidade. Já estamos com a 4ª turma do projeto.
Concluímos que esta meta foi atingida, pois os idosos referem que se sentem integrados ao mundo digital, experimentando novas tecnologias.
Percebemos que os idosos participantes do projeto tiveram comprometimento, adquiriram novos conhecimentos e aumentaram o círculo de amizades.
O projeto estimulou os idosos para a aquisição de tecnologias como computadores, aparelhos celulares, facilitando a comunicação intergeracional entre eles e seus familiares.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
No primeiro semestre de 2017 foram atendidos 12 idosos, no segundo semestre 08 idosos. Em 2108 foram atendidos 06 idosos no primeiro semestre e outros 06 estão com curso em andamento no segundo semestre. Realizadas 44 aulas de informática no primeiro semestre 2017, 42 no segundo semestre. Em 21018 já foram realizadas 60 aulas.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semestralmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Melhora na qualidade de vida dos idosos participantes, bem como melhora do humor, maior socialização e integração na sociedade, fortalecimento dos vínculos familiares e relacionamento intergeracional. Considera se como ponto positivo, também, o fortalecimento da rede intersetorial entre o setor público e privado.
Quais as limitações da experiência?: 
Alguns idosos ainda apresentam resistência em aceitar novas experiências por medo de não conseguirem aprender ou por não ter consciência dos benefícios trazidos pela inclusão digital. Ainda enfrentamos este desafio, porém equipe vem trabalhando os idosos no sentido da reflexão de que sempre é possível aprender e se beneficiar com os novos conhecimentos.
2018
-
Sudeste
Projeto Inclusão Digital PAI -UBS JARDIM MIRIAM II

TÍTULO COMPLETO: Projeto Inclusão Digital PAI – UBS JARDIM MIRIAM II

INTRODUÇÃO

O PAI é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais. Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A tecnologia na sociedade atual está inserida em todos os espaços do nosso dia a dia. A sociedade tornou-se informatizada. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida delas. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando transformação social. Envelhecer não precisa significar entregar-se ao ócio. O tempo disponível quando se chega à terceira idade pode ser ocupado de forma prazerosa pela busca por novos conhecimentos, o que é essencial para a conservação da saúde mental. O domínio das tecnologias computacionais amplia experiências, amizades e horizontes e proporciona uma forma de lazer segura e desafiadora. O Envelhecimento Ativo é incentivado e orientado pela Organização Mundial de Saúde e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que consideram a saúde para o idoso não a inexistência de doenças, mas a presença de autonomia e independência. Envelhecer ativamente permite que as pessoas percebam suas potencialidades para o bem-estar físico, social e mental no decorrer da vida, e que participem na sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades.

OBJETIVOS

O projeto de inclusão digital busca inserir os idosos na atual sociedade informatizada através de curso básico de informática e acesso à internet utilizando-se de metodologia específica voltada ao público-alvo, visando proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa PAI mais um espaço de cultura, entretenimento, promoção à saúde, ou seja, como um instrumento de construção e exercício da cidadania.

METAS

  • Ofertar curso de informática (básico, intermediário e redes sociais) para os idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos, oferecendo 16 vagas por semestre;
  • Proporcionar aos idosos acompanhados pelo PAI a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia atual e o mundo digital;
  • Possibilitar aos idosos momentos de aprendizado e socialização;
  • Oferecer a oportunidade de conhecer uma forma alternativa de comunicação, assim também estimulando o relacionamento intergeracional.

PÚBLICO-ALVO

Os idosos envolvidos na experiência devem ter como características principais: vontade de aprender, saber ler e escrever.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

32

DIVULGAÇÃO

O Projeto foi divulgado por meio da equipe do Programa e principalmente por meio dos Acompanhantes de Idosos.

ATIVIDADES

Foi formada uma parceria entre os equipamentos de saúde – PAI UBSI Miriam e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos a oportunidade da realização de um curso de inclusão digital. São oferecidas 16 vagas por semestre, 08 vagas para idosos iniciantes, 04 vagas para módulo intermediário e 04 vagas para módulo redes sociais. Os idosos inscritos no projeto são levados ao curso que acontece no ADRA com o carro do programa e acompanhados pelos Acompanhantes de Idosos 02 vezes na semana. Participam do curso de informática que tem duração de 01 hora e depois retornam para suas residências.

EQUIPE

01 Assessora Técnica

01 Gerentes de Serviço de Saúde

01 Assistente Social

01 Motoristas

06 Acompanhantes de Idosos

01 Coordenadora – (ADRA)

01 Instrutor de Informática

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • 08 computadores;
  • Papéis e canetas;
  • 01 veículo.

Não houve gasto, apenas com o combustível do veículo disponibilizado pela UBS. O equipamentos e materiais foram oferecidos pelo parceiro ADRA.

RESULTADOS

Após realizar pesquisa com os idosos participantes, observamos que houve melhora em vários aspectos: da qualidade de vida, do humor, da memória e da concentração, observamos também uma maior socialização e integração na sociedade, fortalecimento dos vínculos familiares e relacionamento intergeracional.

Introdução
O PAI é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais. Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A tecnologia na sociedade atual está inserida em todos os espaços do nosso dia a dia. A sociedade tornou-se informatizada. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida delas. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando transformação social. Envelhecer não precisa significar entregar-se ao ócio. O tempo disponível quando se chega à terceira idade pode ser ocupado de forma prazerosa pela busca por novos conhecimentos, o que é essencial para a conservação da saúde mental. O domínio das tecnologias computacionais amplia experiências, amizades e horizontes e proporciona uma forma de lazer segura e desafiadora. O Envelhecimento Ativo é incentivado e orientado pela Organização Mundial de Saúde e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que consideram a saúde para o idoso não a inexistência de doenças, mas a presença de autonomia e independência. Envelhecer ativamente permite que as pessoas percebam suas potencialidades para o bem estar físico, social e mental no decorrer da vida, e que participem na sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades.
Objetivos
O projeto de inclusão digital busca inserir os idosos na atual sociedade informatizada através de curso básico de informática e acesso à internet utilizando-se de metodologia específica voltada ao público-alvo, visando proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa PAI mais um espaço de cultura, entretenimento, promoção à saúde, ou seja, como um instrumento de construção e exercício da cidadania.
Metas
  1. Ofertar curso de informática (básico, intermediário e redes sociais) para os idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos, oferecendo 16 vagas por semestre.
  2. Proporcionar aos idosos acompanhados pelo PAI a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia atual e o mundo digital.
  3. Possibilitar aos idosos momentos de aprendizado e socialização.
  4. Oferecer a oportunidade de conhecer uma forma alternativa de comunicação, assim também estimulando o relacionamento intergeracional.
Público alvo
Os idosos envolvidos na experiência devem ter como características principais: vontade de aprender, saber ler e escrever.
Divulgação
O Projeto foi divulgado por meio da equipe do Programa e principalmente por meio dos Acompanhantes de Idosos.
Número de participantes
32
Atividades
Foi formada uma parceria entre os equipamentos de saúde – PAI UBSI Miriam e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para proporcionar aos idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos a oportunidade da realização de um curso de inclusão digital. São oferecidas 16 vagas por semestre, 08 vagas para idosos iniciantes, 04 vagas para módulo intermediário e 04 vagas para módulo redes sociais. Os idosos inscritos no projeto são levados ao curso que acontece no ADRA com o carro do programa e acompanhados pelos Acompanhantes de Idosos 02 vezes na semana. Participam do curso de informática que tem duração de 01 hora e depois retornam para suas residências.
Resultados
Após realizar pesquisa com os idosos participantes, observamos que houve melhora em vários aspectos: da qualidade de vida, do humor, da memória e da concentração, observamos também uma maior socialização e integração na sociedade, fortalecimento dos vínculos familiares e relacionamento intergeracional.

Ficha técnica

Município:
SÃO PAULO
Instituição Responsável:
OS - SANTA CATARINA
Coordenação da experiência:
Renata Tomás e Josiane Melo
Email da coordenação:
renata.tomas@ossantacatarina.org.br
Telefone institucional:
(11) 5622-6959
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro
Parceiros:
Parceria com a Organização Não Governamental - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br