A preocupação com o envelhecimento e o respectivo cuidado com a pessoa de 60 anos e mais, está trazendo algumas modificações no desenvolvimento de recursos e habilidades das sociedades. O Brasil está caminhando gradativamente para o envelhecimento de sua população. Pernambuco tem uma população 8.796.448 habitantes, destes 937.943 são Pessoas Idosas, correspondendo a 10,7% da população total com 60 anos ou mais (IBGE- Censo - 2010).
Em 2014 foi criado o Projeto Humanidade com o objetivo de articular e desenvolver ações de promoção e defesa dos direitos das Pessoas Idosas residentes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI's, de caráter filantrópico, do Estado de Pernambuco. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de atividades de acolhimento e humanização que envolve a Pessoa Idosa residente em Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI's, funcionários e familiares, bem como, desenvolver ações de prevenção, inclusão e promoção social com foco na qualidade de vida da pessoa no Estado de Pernambuco.
Partindo do objetivo que rege sua atuação, hoje, o Projeto HumanIdade acompanha 60 Instituições de Longa Permanência para Idosos- ILPI's de caráter Filantrópico, em 47 municípios do Estado de Pernambuco e encontra-se sediado na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SDSCJ, está ligado a Secretaria executiva de Segmentos Sociais e desenvolvido pela Superintendência de Defesa e promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br