Identificação da Experiência

Programa de Intervenção de Atividade física e alimentação saudável em um grupo de idosas com Sobrepeso e Obesidade atendidas na Atenção Primária de Santana do Livramento-RS

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Santana do Livramento
Instituição Responsável: 
Unidade de Atenção a Saúde do Idoso
Parceiros: 
E.E.Dr Silvio Ribeiro, Comunidade Santa Cruz, Sindicato Rural
Coordenação da experiência: 
Elaine Terezinha Fernandes Lucas
Telefone institucional: 
(55) 9846-55403
Email da coordenação: 
elainelucass@hotmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Este estudo beneficiará a população idosa de Santana do Livramento em especial os selecionados que já passaram pelas primeiras etapas do estudo, pois essa faixa etária deixou de participar dos grupos de atividade física devido a pandemia pelo COVID -19, o que acarretou no aumento do sobrepeso e obesidade. O crescente nível de sobrepeso e obesidade, assim como mudança na cadeia alimentar, caracterizada pela alimentação inadequada, pobre em nutrientes, ocasionaram novas doenças e agravos na população idosa. Essas mudanças alertaram os profissionais de saúde a desenvolverem ações em rede, organizando grupos terapêuticos e estratégias de apoio individual, sempre que necessário, fortalecendo os vínculos dos pacientes com sua Unidade de Saúde. Foram selecionadas 40 pessoas acima de 60 anos que apresentavam os maiores fatores de risco para algumas doenças ou já estavam desencadeando um alto nível glicêmico ou uma hipertensão arterial que poderiam interferir na sua qualidade de vida. Após uma triagem, foi aplicado um questionário de marcadores alimentares para diagnóstico epidemiológico do estado nutricional em 11 mulheres idosas, com idades entre 60 e 75 anos. Esta pequena amostra levantou que a circunferência abdominal dessas idosas estava entre 99 e 116 cm, o que indica risco para desenvolver doenças cardiovasculares as quais são foco do grupo de intervenção do Sobrepeso e obesidade.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Oferecer uma linha de cuidado com hábitos saudáveis na redução do Sobrepeso e Obesidade a um grupo de Idosas atendidas na Atenção Primária de Saúde de Santana do Livramento, RS.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Promover hábitos de uma alimentação saudável como rotina nas idosas participantes do projeto.
Introduzir esporte adaptado a terceira idade como atividade física para as idosas na melhora do seu condicionamento físico.
Diminuir a prevalência e agravos de doenças crônicas não transmissíveis como o sobrepeso e a obesidade palestras educativas e motivacionais.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
O projeto Contempla idosas acima do peso de dois bairros da cidade e as atividades são desenvolvidas em um ginásio do município cedido para as atividades sob a orientação de uma equipe multiprofissional.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosas que estavam acima do peso com a medida da circunferência abdominal acima dos padrões da OMS e apresentavam fatores de risco para algumas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
O projeto foi divulgado entre as pacientes acima do peso durante as consultas de rotina através deum questionário individual.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
As idosas responderam um questionário de marcadores alimentares, com dados epidemiológicos idade, sexo, peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência abdominal, Quadril, principais doenças e agravos (HAS, DM) o que definiu o público alvo.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
40
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
2021-11 2022-25
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
25

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Foi criado um cronograma de atividades para a intervenção junto ao grupo selecionado, a ser seguido por um ano. Nos meses de junho e julho de 2021, foi realizado a avaliação epidemiológica do território com início da coleta de dados e um planejamento das ações do problema levantado. Em novembro do mesmo ano foram iniciadas as ações intersetoriais com abordagem nutricional individual e a participação da equipe multidisciplinar, introduzindo os 10 passos de uma alimentação adequada e saudável aliada a atividade física regular, tendo em vista que já estava liberado encontros presenciais até então suspensos devido a pandemia pelo COVID 19. Os dados da população pesquisada estão organizados em uma planilha de Excel elaborada com: idade, sexo, peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência abdominal, Quadril, principais doenças e agravos (HAS, DM), além do estado emocional, existência de dores osteomusculares e medicamentos em uso. Esse grupo recebe a aplicação de auriculoterapia - práticas integrativas (PICS) como aliado a reduzir a ansiedade, e também algumas dores osteomusculares. Além da prática do esporte coletivo câmbio e basquete relógio semanal, o grupo foi orientado a realizar uma caminhada diária de 30 minutos no seu território e no horário escolhido por cada um totalizando os 150 minutos semanais de atividade física moderada.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Até o momento não houve dificuldades quanto a colocação em prática do projeto.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Embora a maioria das pessoas não compreendem o risco que a obesidade traz em relação as doenças cardiovasculares, as idosas que aderiram a intervenção aceitaram muito bem a proposta dessa mudança. A atividade física e as mudanças comportamentais foram alinhadas para promover impactos positivos no combate do sobrepeso e obesidade desse ciclo de vida. Os resultados registrados até o momento a partir das ações intersetoriais, como a adoção de uma rotina voltada para prevenção e qualidade de vida com saúde, foi um forte impulso para continuidade dos trabalhos. Contribuir para que mais pessoas participem afim de diminuir a prevalência e agravos de doenças crônicas não transmissíveis como o sobrepeso e a obesidade é o grande desafio dos profissionais envolvidos. A proposta é elevar o nível de conhecimento sobre os hábitos para alimentação saudável como rotina das idosas e abrir vagas para que um número maior participe da atividade física, para a melhora do seu condicionamento físico
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas (value 1) Foi realizado cursos de culinária com nutricionista para as senhoras do projeto visando o aproveitamento integral dos alimentos e a escolha correta de cada um deles no consumo
Após a inclusão do esporte de forma contínua, as senhoras relataram melhora na disposição para realizar suas atividades da vida diária, sentem-se mais dispostas, aumentaram o consumo de água e dormem melhor
As palestras educativas e motivacionais com diversos temas além do sobrepeso e obesidade em rodas de conversa entre o grupo foi uma forma de ajudar-se uma as outras.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Ao final de um ano de intervenção do projeto o grupo passará por uma avaliação afim de comparar as mudanças em relação a sua saúde assim como serão disponibilizadas vagas a novas participantes na prevenção do Sobrepeso e obesidade.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
mensalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Esse Projeto teve uma importância significativa para toda a equipe multiprofissional os quais entendem que uma alimentação saudável e a oferta da atividade física regular é o caminho para diminuir o sobrepeso e a obesidade dessa população A sustentabilidade do projeto é um fato e já está sendo organizada uma nova turma pra entrar ao completar um ano dessa experiência.
Quais as limitações da experiência?: 
Embora a rede de atenção primária esteja fortalecida entre os profissionais de saúde e exista uma linha de cuidado na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis os quais tem aumentado com o aumento de peso, ainda é necessária uma intervenção maior para dar conta dessa demanda cada vez mais crescente.
Outras informações/resultados relevantes: 
As idosas passaram a cultivar hortas orgânicas em suas residência, ensinar os netos o valor de um alimento saudável bem como consumir alimentos de agricultura familiar livre de agrotóxicos.
2021
-
Sul
Programa de Intervenção de Atividade física e alimentação saudável em um grupo de idosas com Sobrepeso e Obesidade atendidas na Atenção Primária de Santana do Livramento-RS
Introdução
Este estudo beneficiará a população idosa de Santana do Livramento em especial os selecionados que já passaram pelas primeiras etapas do estudo, pois essa faixa etária deixou de participar dos grupos de atividade física devido a pandemia pelo COVID -19, o que acarretou no aumento do sobrepeso e obesidade. O crescente nível de sobrepeso e obesidade, assim como mudança na cadeia alimentar, caracterizada pela alimentação inadequada, pobre em nutrientes, ocasionaram novas doenças e agravos na população idosa. Essas mudanças alertaram os profissionais de saúde a desenvolverem ações em rede, organizando grupos terapêuticos e estratégias de apoio individual, sempre que necessário, fortalecendo os vínculos dos pacientes com sua Unidade de Saúde. Foram selecionadas 40 pessoas acima de 60 anos que apresentavam os maiores fatores de risco para algumas doenças ou já estavam desencadeando um alto nível glicêmico ou uma hipertensão arterial que poderiam interferir na sua qualidade de vida. Após uma triagem, foi aplicado um questionário de marcadores alimentares para diagnóstico epidemiológico do estado nutricional em 11 mulheres idosas, com idades entre 60 e 75 anos. Esta pequena amostra levantou que a circunferência abdominal dessas idosas estava entre 99 e 116 cm, o que indica risco para desenvolver doenças cardiovasculares as quais são foco do grupo de intervenção do Sobrepeso e obesidade.
Objetivos
Oferecer uma linha de cuidado com hábitos saudáveis na redução do Sobrepeso e Obesidade a um grupo de Idosas atendidas na Atenção Primária de Saúde de Santana do Livramento, RS.
Metas
  1. Promover hábitos de uma alimentação saudável como rotina nas idosas participantes do projeto.
  2. Introduzir esporte adaptado a terceira idade como atividade física para as idosas na melhora do seu condicionamento físico.
  3. Diminuir a prevalência e agravos de doenças crônicas não transmissíveis como o sobrepeso e a obesidade palestras educativas e motivacionais.
Público alvo
Idosas que estavam acima do peso com a medida da circunferência abdominal acima dos padrões da OMS e apresentavam fatores de risco para algumas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).
Divulgação
O projeto foi divulgado entre as pacientes acima do peso durante as consultas de rotina através deum questionário individual.
Número de participantes
25
Atividades
Foi criado um cronograma de atividades para a intervenção junto ao grupo selecionado, a ser seguido por um ano. Nos meses de junho e julho de 2021, foi realizado a avaliação epidemiológica do território com início da coleta de dados e um planejamento das ações do problema levantado. Em novembro do mesmo ano foram iniciadas as ações intersetoriais com abordagem nutricional individual e a participação da equipe multidisciplinar, introduzindo os 10 passos de uma alimentação adequada e saudável aliada a atividade física regular, tendo em vista que já estava liberado encontros presenciais até então suspensos devido a pandemia pelo COVID 19. Os dados da população pesquisada estão organizados em uma planilha de Excel elaborada com: idade, sexo, peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência abdominal, Quadril, principais doenças e agravos (HAS, DM), além do estado emocional, existência de dores osteomusculares e medicamentos em uso. Esse grupo recebe a aplicação de auriculoterapia - práticas integrativas (PICS) como aliado a reduzir a ansiedade, e também algumas dores osteomusculares. Além da prática do esporte coletivo câmbio e basquete relógio semanal, o grupo foi orientado a realizar uma caminhada diária de 30 minutos no seu território e no horário escolhido por cada um totalizando os 150 minutos semanais de atividade física moderada.
Resultados
Embora a maioria das pessoas não compreendem o risco que a obesidade traz em relação as doenças cardiovasculares, as idosas que aderiram a intervenção aceitaram muito bem a proposta dessa mudança. A atividade física e as mudanças comportamentais foram alinhadas para promover impactos positivos no combate do sobrepeso e obesidade desse ciclo de vida. Os resultados registrados até o momento a partir das ações intersetoriais, como a adoção de uma rotina voltada para prevenção e qualidade de vida com saúde, foi um forte impulso para continuidade dos trabalhos. Contribuir para que mais pessoas participem afim de diminuir a prevalência e agravos de doenças crônicas não transmissíveis como o sobrepeso e a obesidade é o grande desafio dos profissionais envolvidos. A proposta é elevar o nível de conhecimento sobre os hábitos para alimentação saudável como rotina das idosas e abrir vagas para que um número maior participe da atividade física, para a melhora do seu condicionamento físico

Ficha técnica

Município:
Santana do Livramento
Instituição Responsável:
Unidade de Atenção a Saúde do Idoso
Coordenação da experiência:
Elaine Terezinha Fernandes Lucas
Email da coordenação:
elainelucass@hotmail.com
Telefone institucional:
(55) 9846-55403
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
E.E.Dr Silvio Ribeiro, Comunidade Santa Cruz, Sindicato Rural
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br