Introdução O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso com limitação (PAMDIL) compõe a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Pessoa Idosa, inserindo-se dentro de um modelo gerontológico que tem por objetivo garantir aos(as) idosos(as) a permanência pelo maior tempo possível, de maneira autônoma e independente, na sociedade. Mediante o acompanhamento, em âmbito domiciliar, das condições de saúde da população idosa com limitações, o programa garante atendimento multidisciplinar em domicílio a pessoas com 60 anos ou mais que apresentam dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja por incapacidade funcional ou por condições sociais adversas.
O município de Vitória da Conquista possui uma população de idosos(as) de 26.059 de um total de 338.885 pessoas. A RAS do município é orientada pela AB que constitui a principal porta de entrada do sistema, sendo composta por 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 33 programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com 52 equipes, 05 Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 01 Odontológico e 01 Consultório na Rua. Nas UBS com ESF são realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, procedimentos de enfermagem, administração de imunobiológicos, coletas de exames, liberação de medicamentos, encaminhamentos e capacitações. Nas unidades que não são afiliadas a ESF, não ocorrem visitas domiciliares, o que reduz a acessibilidade de pessoas com limitações. (SESAB, 2019).
O PAMDIL segue o princípio da AB da territorialização, tendo como público potencial os idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde que não são equipadas com Estratégia de Saúde da Família no município de Vitória da Conquista.
Objetivos OBJETIVOS
Geral:
Desenvolver um programa municipal de atendimento domiciliar, integrado à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do município de Vitória da Conquista, que complemente os cuidados oferecidos pela Atenção Básica e Especializada, de maneira a garantir a integralidade do cuidado aos idosos com limitações de mobilidade, acamado ou domiciliado, residente na área de abrangência do PAMDIL.
Objetivos específicos
assistir o idoso com dificuldades de acesso físico ao atendimento ambulatorial, objetivando promover independência e autonomia mediante manejo adequado de condições agudas e/ou crônicas, promoção de saúde e prevenção de novos agravos e reabilitação recuperação e/ou manutenção clínica;
realizar um gerenciamento efetivo da saúde do idoso visando à prevenção de agravos através de intervenções precoces sobre situações de risco que possam comprometer a saúde e a capacidade do idoso;
capacitação de cuidadores e familiares para o cuidado com o idoso, sob a orientação e supervisão da equipe do programa;
proporcionar assistência humanizada e especializada em saúde do idoso;
estimular uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto;
promover educação em saúde;
integrar as redes formais e informais de atenção ao idoso para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas.
Público alvo Idosos com limitações de mobilidade que possuam endereço nos territórios das UBS.
Divulgação Através das equipes de saúde das UBS.
Número de participantes 496
Atividades A triagem inicial dos idosos candidatos ao programa é realizada através da aplicação do instrumento de avaliação clínico-funcional da pessoa idosa (IVCF-20 - anexo 1) pela equipe da UBS, com frequência mínima sugerida anual, sendo identificados os idosos com limitações, a partir do IVCF-20, que apresentem pontuação nos itens 6, 12, 13, 14, 15 e/ou 16.
Realizado, portanto, o agendamento por parte da equipe da UBS da consulta domiciliar do PAMDIL a(o) idoso(a), quando é realizada a avaliação inicial da situação de saúde e condição social do(a) idoso(a), identificação de cuidador responsável e correto preenchimento da Ficha de Avaliação Inicial do PAMDIL. Definida a permanência no PAMDIL pela Equipe Técnica (ET), mediante o correta identificação dos critérios de inclusão ou exclusão para o programa; a inclusão no PAMDIL é feita, sempre respeitando a autonomia da pessoa e de seus familiares, devendo ser explicitada por diálogo com linguagem acessível a todos, o caráter e a abrangência do atendimento fornecido pelo programa e todas as co-responsabilidades do cuidado compartilhado, o que exige o adequado preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com as assinaturas.
O agendamento das próximas consultas domiciliares do(a) idoso(a) com frequência estabelecida pela ET, de acordo com as demandas e disponibilidade de vagas, sendo comunicada data e horário previamente à equipe da UBS para adequada comunicação e acompanhamento.
As consultas são realizadas sempre no ambiente domiciliar, onde pode-se observar as condições de cuidado, sanitárias e de segurança. São realizados exames laboratoriais, quando necessários, também no domicílio. Exames complementares são realizados mediante encaminhamento, bem como consultas especializadas. A fisioterapia de reabilitação também é realizada mediante encaminhamento, porém as orientações gerais e de casa segura são feitas pela fisioterapeuta da equipe.
A equipe realiza preenchimento dos indicadores de Monitoramento e Avaliação do Programa, com periodicidade semestral.
Resultados Nos últimos dois anos foram realizados mais de 700 atendimentos a 496 idosos do município de Vitória da Conquista-BA, sendo metade desses idosos classificados como Alta Vulnerabilidade Clínico-Funcional e totalmente dependentes para as atividades básicas de vida diária. Nota-se uma parcela grande da população idosa que necessita desse tipo de atendimento. Observamos que existe uma alta prevalência de idosos com limitações que apresentam polifarmácia, cognição alterada, transtornos de humor e comorbidades múltiplas. Além disso, nossa população tem um alto índice de insuficiência familiar, o que aumenta a vulnerabilidade da mesma.
O atendimento do PAMDIL, apesar de suas limitações , reduz o número de visitas à unidade de emergência e internações desnecessárias, melhora a qualidade da assistência a idosos com limitações, auxilia no cuidado ao cuidador familiar e capacita a população e os profissionais no que tange ao reconhecimento das principais síndromes geriátricas.