TÍTULO COMPLETO: Prevenção de quedas: Sensibilizando a Atenção Básica de Saúde
INTRODUÇÃO
Entendemos a queda como evento importante na diminuição da capacidade funcional do idoso, se faz necessário sensibilizar e capacitar a rede de atenção básica nos distritos de São Rafael, Iguatemi e São Mateus quanto a prevenção deste agravo prevalente nessa população.
OBJETIVOS
Matriciar e capacitar os profissionais de referencia a saúde do idoso nas unidades de atenção básica a realizar atividades de prevenção de quedas e promoção de saúde.
METAS
- Sensibilizar profissionais da atenção básica para as especificidades da população idosa;
- Propiciar a vivencia das limitações do idoso;
- Estimular a realização de atividades de prevenção de quedas e promoção de saúde na atenção básica;
- Favorecer uma visão holística e integral da pessoa idosa.
PÚBLICO-ALVO
Funcionários da Rede de Atenção Básica.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
80
DIVULGAÇÃO
Através de e-mail, cartazes, reuniões do comitê de longevidade, fórum do cidadão idoso de São Mateus, reunião de gestores, colegiados de idosos.
ATIVIDADES
A equipe explicava primeiramente para os participantes sobre a importância da prevenção de quedas no cuidado a saúde do idoso. Após isso deixamos o material sobre a mesa e demonstramos como os colaboradores deveriam usar os materiais: caneleiras nos pés, ataduras nas articulações, uso dos óculos modificados, algodões nos ouvidos, para assim vivenciarem de forma aproximada sensações no corpo como se fossem idosos com alterações físico-sensoriais. A partir daí realizamos as seguintes atividades: -Dupla tarefa: Organizados em círculo e em pé ouviam uma música enquanto jogavam uma bola com as mãos uns para os outros, e ao mesmo tempo deveriam contar quantas vezes uma palavra previamente escolhida pela equipe era falada nesta música. -Consistia em ficar na posição sentada e com os dedos dos pés colocar bolinhas de gude num copo pequeno no chão, -A equipe colocou diversos obstáculos no chão como cones e bastões e durante este caminho o participante tinha que carregar uma bolinha em uma bandeja sem deixa-la cair. Desta forma os funcionários vivenciaram alterações: de equilíbrio, visão, audição, força e amplitude articular assim como diminuição de reflexos motores. Desta forma puderam refletir sobre as limitações que podem acarretar esta faixa etária, aumentando o risco de quedas. Além disso estimular a atuação da Atenção Básica na realização de grupos de prevenção de quedas e promoção de saúde desta população, através de uma visão mais holística e integrada.
EQUIPE
01 Coordenador
02 Fonoaudiólogas
01 Fisioterapeuta
01 Terapeuta Ocupacional
02 Enfermeiras
01 Assistente Social
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Cones;
- Bastões;
- Ataduras;
- Algodoes;
- Luvas;
- Pro pés;
- Bolas de gude;
- Óculos de proteção modificados pela equipe;
- Caneleiras com pesos;
- Aparelho de som;
- Bolinhas de plástico.
Recursos próprios.
RESULTADOS
Profissionais Sensibilizados. Ampliação da visão holística. Reconhecimento das quedas como um agravo a saúde do idoso. Maior implicação da Atenção Básica para com os idosos.