2016
-
Sudeste
Prevenção de Quedas no Idoso
Prevenção de Quedas no Idoso

O Município de Fernão, Estado de São Paulo, tem uma população de 1.563 habitantes, de acordo com dados do IBGE, 2010, sendo que 16,58% desta composta por idosos, fato que chama a atenção do município a ter um olhar cuidadoso para essa população.
A prevenção de quedas na pessoa idosa é de suma importância por ser uma fase da vida em que ocorrem mudanças de ordem global que se não orientadas contribuem para quedas desta faixa etária.
Observamos que orientados sobre as causas extrínsecas da queda e intervindo de maneira correta, eficaz e individual nas causas intrínsecas podemos chegar a uma grande diminuição desses casos e consequentemente de fraturas e hospitalizações na pessoa idosa.
A forma como esta sendo realizada a aplicação dos questionários esta favorecendo um contato direto com os idosos através das visitas domiciliares, onde podemos observar "in loco" a acessibilidade ergonômica das residencias dos mesmos, onde recebem orientações para adaptações do ambiente para prevenção de possíveis quedas visando melhor qualidade de vida.

Ficha técnica


Município: 
Fernão

Instituição Responsável: 
Unidade Básica de Saúde da Família de Fernão

Parceiros: 
Núcleo de Apoio a saúde de Fernão

Coordenador da experiência: 
Mariane do Couto Martins/ Rosa Maria Del´Vescovo

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(014) 32737117

Beneficiados: 
Contempla idosos residentes na área de abrangência da UBS do município de Fernão.


Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br