INTRODUÇÃO
A necessidade crescente de inserção das pessoas idosas em práticas de atividades que promovam a saúde e o convívio social (dado o aumento vertiginoso da população idosa, acompanhada do aumento de sintomas depressivos ocasionados pelo sentimento de solidão e o crescimento do número de doenças crônicas ocasionadas por esse envelhecimento populacional), promovendo a integração multiprofissional de práticas coletivas que promovam o controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e diminuam o uso de medicação de uso contínuo, aumentem a disposição para as AVDs (atividades de vida diária) e AIVDs (Atividades Instrumentais de Vida Diária), promovam o bem estar físico e mental e melhore o convívio social dos indivíduos.
OBJETIVOS
- Diminuir o uso de medicação e promover a saúde como forma de bem estar, promovendo ações que gerem qualidade de vida.
- Comparar qualiquantitativamente os benefícios das atividades físicas sobre a saúde dos indivíduos.
- Levar as práticas integrativas aos indivíduos como forma de construir a saúde da coletividade.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer Idoso a partir de 60 anos
DIVULGAÇÃO
Redes sociais, rádio, divulgação nos grupos de HIPERDIA nas UBS
ATIVIDADES
As ações são realizadas todos os dias da semana no período da tarde, onde os idosos que participam do grupo "Amigos Guanellianos" se encontram, as ações são essencialmente coletivas, realizadas com todos os participantes pra estimular a integração, inicia com uma roda de conversas e cada dia um profissional diferente realiza uma determinada técnica, com exceção do artesanato que é realizado diariamente.
EQUIPE
A ação é multissetoria e multiprofissional, sendo que a coordenação e execução das atividades físicas fica por conta da educadora física da Academia das Cidades e Saúde Jucélia Leite do Nascimento, além da promoção de práticas complementares como Biodança, Atividade de alongamento, Ioga, Pilates, Dança Circular.
Cláudio José dos Santos, Nutricionista da secretaria municipal de saúde, realizando orientação nutricional, avaliação clínica nutricional, promovendo ações de orientação do uso correto de plantas medicinais e benefícios para a saúde.
Rômulo Suedo, Assistente Social do NASF, realiza prática de terapia comunitária integrativa
Damiana Lemos: Coordenadora da casa dos Idosos, promove arteterapia por meio de atividades de artesanato
Rosimar Barros, apoiadora do grupo Amigos Guanellianos, realiza atividades de musicoterapia.
EQUIPAMENTOS
Caixa de som (01), instrumentos musicais (pandeiro -08, sax - 02, bumbo- 07), materiais para confecção de produtos artesanais (pano, madeira, tinta, tesoura).
As ações realizadas são essencialmente sem uso de materiais físicos, por isso tem grande abrangência e facilidade de acesso e realização.
RECURSOS FINANCEIROS
os instrumentos usados são cedidos pela prefeitura municipal e os funcionários são lotados nas secretarias municipais, bem como a manutenção do espaço físico que é custeado pela secretaria de ação social.
RESULTADOS
Os principais resultados encontrados foram a melhora da capacidade física, a diminuição de dores, o ganho funcional a sociabilidade e a diminuição do uso de medicação conforme é relatado pelos usuários.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br