2017
-
Sudeste
Unimais - Universidade Aberta da Terceira Idade

INTRODUÇÃO

Na atualidade o município de São Caetano do Sul possui uma relevante parcela da população representada por pessoas consideradas da "Terceira Idade". Segundo última e atual estimativa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-, da população total, aproximadamente 156 mil habitantes, 49 mil habitantes (31,30%), estão na faixa etária considerada pelo município como da Terceira idade (acima de 50 anos).

Diante deste cenário, observou-se que houve um aumento considerável na procura por atividades que desenvolvessem ensinamentos e que resultassem em aprendizado para esta parcela da população. Assim, atento às necessidades e anseios dos idosos de nosso município, a administração municipal lançou o Programa UNIMAIS - Universidade Aberta da terceira Idade que através de parceria da Comtid - Coordenadoria Municipal da Terceira idade com uma Instituição de ensino, instituiu um curso que busca o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas aos alunos regularmente inscritos, oferecendo um ensino gratuito, de qualidade em diversas áreas do conhecimento, trazendo resultados significativos aos idosos de São Caetano do Sul. São oferecidos os módulos básico de dois anos de duração e o módulo avançado com um ano de duração.

OBJETIVOS

Os objetivos deste Programa são os de aumentar não só a qualidade de vida desta parcela da população, como também oferecer diversidade de aprendizado , resultando no aumento do conhecimento, elevando a auto estima, a integração e o bem estar dos idosos regularmente inscritos.

PÚBLICO-ALVO

O Programa abrange idosos de todos os sexos, com idade mínima de 50 anos.

DIVULGAÇÃO

A experiência é divulgada na imprensa oficial do município, bem como nas mídias impressas e eletrônicas que atendam a cidade de São Caetano do Sul.

ATIVIDADES

As atividades são realizadas através de 2 aulas regulares semanais com duração de 3 (três) horas, através de aulas, palestras, exposição de vídeos e atividades em grupo.

EQUIPE

LUCILA ROSE LORENZINI - Coordenadora de Políticas públicas Gerontológicas

 

Tatiana Bega Dias - apoio administrativo

EQUIPAMENTOS

Para a implantação do Programa foram utilizadas a estrutura física da Universidade, bem como diversos materiais de apoio como computadores, materiais de escritório, professores, etc.

RECURSOS FINANCEIROS

O custo para a realização do Programa é de aproximadamente R$ 200.000,00 se quipor semestre.

RESULTADOS

Após a implementação observamos que os idosos envolvidos apresentaram significativa melhora na integração social, ampliação no conhecimento geral e na qualidade de vida, refletindo de forma positiva em seu ambiente familiar.

Ficha técnica


Município: 
São Caetano do Sul

Instituição Responsável: 
Comtid - Coordenadoria Municipal da Terceira Idade



Coordenação da experiência: 
LUCILA ROSE LORENZINI - Coordenadora de Políticas Públicas Gerontológicas


Telefone institucional: 
4228 2012



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br