INTRODUÇÃO
O Programa Acompanhante de Idosos - PAI Bompar desde 2006 quando iniciou suas atividades, num trabalho de promoção de saúde integral, através de visita domiciliar com equipe multidisciplinar, tem procurado manter uma escuta ativa e atenta dos 240 idosos atendidos. Muitos deles manifestam desejos que ao longo desse tempo puderam ser realizados, mas alguns idosos não manifestam por apatia, dificuldades em relação a sua saúde, ou ainda por acharem que ao final da vida "não tem mais direito a sonhar". Foi então que a supervisão e a psicóloga do Programa resolveram aprofundar esse tema através do projeto "Meu Desejo é...", qualificando ainda mais essa escuta, principalmente das 20 Acompanhantes de idosos do Programa, e trazer a pessoa idosa uma perspectiva de esperança e felicidade.
OBJETIVOS
Com o objetivo de resgatar a autoestima e a vontade de viver, se pretende também provocar uma onda de participação da sociedade e renovar o olhar para a pessoa idosa, como alguém que pode sonhar e ter vontade de realizar algo durante toda a sua existência.
Ayres(2001) nos lembra ainda que é forçoso, quando cuidamos , saber qual é o projeto de felicidade, isto é, que concepção de vida bem sucedida orienta os projetos existenciais dos sujeitos a quem prestamos assistência.
Sendo assim, toda a equipe de trabalho, responsável pelo cuidado procurou se envolver e participar , trazendo um bem estar e uma satisfação e realização pessoal e profissional a cada desejo realizado.
METAS
Capacitar a equipe para a escuta individual e registro do desejo do(a) idoso(a)
Organizar os desejos por afinidades e verificar quais deveriam ser melhor esclarecidos
Articular parceiros para contribuição na realização dos desejos
Realizar e registrar os desejos realizados, apresentando mensalmente para toda a equipe
PÚBLICO-ALVO
240 idosos acompanhados pelo PAI, possuindo em sua maioria dependência leve, moderada ou grave, ausência de suporte familiar e/ou social e portadores de doenças crônicas. Temos 80% do sexo feminino.
DIVULGAÇÃO
Pessoalmente a alguns colaboradores, pelas redes sociais dos próprios envolvidos.
ATIVIDADES
Após termos o registro de cada desejo buscamos as parcerias necessárias para a realização. Alguns envolviam compras, outros envolviam coisas simples como conhecer um shopping ou ir a um parque. Nas reuniões semanais da equipe eram organizadas as atividades e a logística necessária a realização de cada desejo. Iniciamos com os mais simples enquanto articulamos os que necessitam de recursos. Todo o desejo realizado foi fotografado e apresentado na reunião mensal da equipe. No momento estamos organizando alguns desejos que se repetiram como por exemplo 3 idosos desejam ir a um pesqueiro ou 5 idosas desejam ir à missa em determinado local, contaremos se necessário com uma van da parceria para essa realização. EQUIPE
Uma Supervisor e uma Psicóloga no monitoramento e articulação de parcerias do Projeto:
Toda a Equipe se mobilizou na Execução : 2 coordenadoras, 2 Enfermeiras, 2 Médicas, 4 auxiliares de enfermagem, 1 administrativa e 20 Acompanhantes Comunitárias de Idosos
EQUIPAMENTOS
Transporte para os idosos -1 carro e/ou 1 Van - já utilizados usualmente pelo Programa, contrato entre Bompar e cooperativa, obtido com a parceria da Secretaria Municipal de São Paulo
Materiais diversos de artesanato e alimentos tudo muito específico de cada desejo
RECURSOS FINANCEIROS
Todos as ações foram realizadas sem a necessidade de valores específicos ou com doações de diversas formas por pessoas físicas da rede de contatos dos próprios funcionários do Programa, ou ainda por empresários do ramo do qual fazia parte o desejo que foram contatados e contribuíram com o projeto.
RESULTADOS
-Sensação de bem estar e união da equipe em torno de um propósito: "Ganhei o dia ....realizando o desejo da idosa que acompanho...emocionante...."
-Satisfação de pessoas idosas com oportunidades de realizar muitas vezes coisas tão pequenas como um novelo de lã ou reencontro de amigas, provocando emoções positivas e a vontade de manter autocuidado e novos desejos para suas vidas. "Nunca pensei que no final da vida ainda podia desejar alguma coisa e ainda que alguém poderia ajudar a realizar..."
-Pessoas da sociedade com olhar e escuta mais atenta a pessoas idosas: "Nossa, nunca perguntei para minha avó se ela tem algum desejo ...." Depoimento de uma pessoa que tomou conhecimento do projeto. "Agradeço a oportunidade de poder colaborar... continuem a espalhar o bem..." pessoa que contribuiu com o projeto
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br