2017
-
Nordeste
Projeto Vida Saudável: práticas integrativas de promoção do envelhecimento ativo

INTRODUÇÃO

O aumento de pessoas idosas residentes em Picos-PI está modificando as necessidades sociais e de saúde, imprimindo aos serviços de saúde a obrigatoriedade de incluir atividades e serviços voltados ao atendimento humanizado à população idosa. Assim, notou-se a importância do desenvolvimento de um projeto que promovesse a melhoria da qualidade de vida dos idosos nesse município, contribuindo com a inclusão social e a promoção de atividades físicas e educativas. As atividades do projeto visam prevenir agravos e promover a saúde dos idosos a partir de estratégias lúdicas e de lazer que também oportunizem aos idosos ser protagonistas no processo de cuidado e ser incluídos na agenda de atividades das equipes da atenção básica.

Com o intuito de ampliar a ideia de um envelhecimento saudável, a Organização Mundial da Saúde propôs uma Política de Saúde (2005) denominada “Envelhecimento Ativo” a qual evidencia que o governo, as organizações internacionais e a sociedade civil devam implantar políticas e programas que melhorem a saúde dessa parcela populacional, a inclusão e a segurança da pessoa idosa.

Dentre as principais estratégias que podem ser utilizadas para promover um envelhecimento dinâmico e saudável destaca-se a prática de atividade física regular e a participação social do idoso, com auxilio de profissionais capacitados. Com o objetivo de prover movimentos corporais moderados, melhorando o bem estar físico e psíquico do idoso, a atividade física proporciona um envelhecimento saudável aliado a uma melhor qualidade de vida e socialização.

Dessa forma, o projeto foi idealizado a partir da necessidade que a comunidade de idosos tem de inserção em atividades que promovam sua autonomia e protagonismo, buscando discutir temas relacionados ao envelhecimento saudável com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem

OBJETIVOS

Promover um conjunto de ações sistemáticas de incentivo à melhoria da saúde e do condicionamento físico de idosos acompanhados na atenção primária;

Promover atividades físicas e de lazer aos idosos, buscando intervir positivamente na qualidade de vida dos participantes;

Realizar oficinas educativas para fomentar a integração entre os idosos, esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento dos participantes sobre vida saudável;

Realizar avaliação física dos idosos no início do projeto e ao final, a fim de verificar alterações nas medidas antropométricas.

PÚBLICO-ALVO

Idosos de ambos os sexos, independentes, com idade igual o superior a 60 anos, sem limitação física que impeça o idoso de locomover-se até a unidade de saúde, possuindo ou não condições crônicas de saúde e que façam parte da população adscrita à UBS.

DIVULGAÇÃO

Na própria unidade de saúde e no território correspondente com o apoio dos agentes comunitários de saúde que divulgam o projeto durante as visitas domiciliárias e no Facebook com a criação da pagina intitulada Projeto Vida Saudável.

ATIVIDADES

O projeto conta uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, como educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros. Até o momento foram realizados 05 encontros os quais são descritos a seguir.

No dia 20 de abril de 2017 ocorreu a primeira intervenção educativa, a qual contou com a participação de 15 idosos. No primeiro momento foi apresentada ao grupo a finalidade do projeto de extensão, bem como a periodicidade das atividades e a equipe que o compõe. Em seguida, foi realizada uma dinâmica que teve como objetivo a apresentação dos idosos com um auxílio de um balão e música. Foram realizados alongamentos leves e posteriormente aplicaram-se dois instrumentos para cada idoso, os quais tinham como objetivo a avaliação física dos participantes. Os dados coletados nesse encontro serão posteriormente analisados e utilizados para divulgação junto à equipe e aos idosos participantes.

No dia 08 de maio de 2017, ocorreu a segunda intervenção com a participação de uma capoterapeuta e de 10 idosos. Nesse encontro observou-se a ausência de alguns idosos que estavam presentes na primeira intervenção. A capoterapia é uma atividade lúdica que envolve exercícios de flexibilidade e força, acompanhada de cantigas e brincadeiras de roda. A profissional iniciou o encontro expondo de forma dinâmica os benefícios gerados pela capoterapia e exibiu fotos de encontros que já foram realizados com outros grupos de idosos. Os idosos do grupo puderam realizar diversos exercícios que envolviam o movimento de todo o corpo, expressaram desenvoltura e entusiasmo durante a atividade. Em comemoração ao dia das mães, foram entregues para os idosos flores confeccionadas pelos bolsistas e voluntários.

A terceira intervenção foi realizada no dia 25 de maio de 2017, com a participação de uma nutricionista, de duas alunas do curso de nutrição da UFPI e de 15 idosos. Neste dia observou-se o retorno de idosos do primeiro encontro e a participação de novos idosos. O encontro teve como finalidade abordar os benefícios de uma alimentação saudável na terceira idade. Inicialmente, foi executada uma dinâmica com um balão que consistia em avaliar a situação atual da saúde dos idosos e percepção dos próprios idosos quanto o seu estado. A nutricionista versou sobre os principais alimentos que devem fazer parte de uma boa alimentação e alimentos que podem ser prejudiciais à saúde, mostrou a diferença entre os alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. Para finalizar o encontro os idosos se dispuseram em círculo e foram executados movimentos de acordo com a música tocada no momento, o objetivo da dinâmica realizada foi promover a descontração, equilíbrio e expressão gestual.

A quarta intervenção realizada no dia 08 de junho de 2017, teve como tema a dança, como sabe-se a dança traz diversos benefícios a saúde do idoso, proporciona alegria e felicidade, melhora o convívio social, combate a depressão e timidez, além de ativar a coordenação motora. Nesse encontro teve-se a participação de dois alunos de um grupo de dança do município de Picos, inicialmente os mesmos realizaram uma apresentação de dança contemporânea e após isso, os idosos participaram dançando músicas da sua época. Ao fim do encontro, foi feito uma dinâmica que tinha como objetivo estimular a memória dos idosos e a exposição das opiniões sobre o projeto.

No dia 22 de junho de 2017 ,foi realizada a quinta intervenção, comemoramos a festa junina do projeto. O espaço destinado às atividades foi ornamentado com bandeirolas e enfeites juninos, diversas comidas típicas como milho, bolo de milho, pipoca, mingau de milho, pamonhas e cocadas fizeram parte da festa. Uma educadora física se fez presente no encontro, auxiliando na realização dos passos de quadrilha e exercícios de alongamentos com o uso de balões. Os idosos mostraram-se bastante animados durante toda a festa.

EQUIPE

Fazem parte da equipe 12 pessoas, sendo elas: Ana Larissa Gomes Machado- enfermeira ( Coordenadora); Jodonai Barbosa da Silva- Educador Físico ( colaborador); Kéllya Rhawyllssa Barros Luz – enfermeira ( colaboradora); Ana Zaira Da Silva – enfermeira ( colaboradora); Ticiane dos Santos Muniz- enfermeira (colaboradora); Danilla Michelle Costa e Silva- nutricionista (colaboradora); Ana Caroline Cipriano Brandão – Acadêmica de enfermagem CSHNB (bolsista de extensão); Francisca Leonísia Barros – Acadêmica de enfermagem CSHNB (bolsista de extensão); Bruna Silva Marinho Barbosa – Acadêmica de enfermagem CSHNB (voluntária);  Evelton Barros de Sousa – Acadêmico de enfermagem CSHNB (voluntário); Lucas Ramon Gomes Martins – Acadêmico de enfermagem CSHNB (voluntário); Maria Erislândia de Sousa – Acadêmica de enfermagem CSHNB (voluntária)

EQUIPAMENTOS

Os recursos financeiros do projeto consistem em 02 (duas) bolsas de extensão fornecidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), as quais são pagas a duas acadêmicas de enfermagem do Campus de Picos-PI.

Os custos com transporte, lanche e demais materiais de custeio são pagos com recursos próprios da coordenação do projeto.

RESULTADOS

Até o momento foi possível observar aumento do interesse dos idosos pela participação nas atividades. A cada encontro percebe-se que outros idosos procuram participar de forma voluntária das intervenções. A partir da execução das atividades foi possível constatar benefícios à saúde dos idosos em relação à manutenção da independência, diminuição do estresse, melhora do humor, da autoestima e ampliação da inclusão social.

Durante as oficinas educativas os idosos relatam com entusiasmo o quão prazeroso é participar do projeto e desejam que os encontros sejam mais frequentes. Essa devolutiva dos participantes ressalta a relevância deste tipo de intervenção numa comunidade tão carente de projetos e ações sociais que integrem o idoso nas ações realizadas pela equipe da estratégia saúde da família.

Mediante as atividades realizadas até o momento observa-se também maior integração da equipe com a comunidade, tendo sido fortalecido o vínculo profissional-usuário. Esse resultado é muito relevante quando se considera que a participação do idoso no serviço básico de saúde ainda está aquém do desejado e que as ações educativas realizadas na referida UBS não eram contínuas até o início do projeto. Uma nova ação tem sido implementada na unidade, uma vez que as intervenções educativas voltadas aos idosos não eram realizadas com tanta periodicidade.

Dessa forma, considera-se que o projeto está trazendo mais qualidade para a atenção à saúde dos idosos na unidade de saúde, representada por um acompanhamento contínuo e aproximação dos profissionais com os usuários, os quais apresentam diversas demandas de saúde. Além disso, na semana em que as ações do projeto vão acontecer, a unidade se prepara para receber a equipe e os idosos mobilizam-se para ajudar na organização dos assuntos a serem trabalhados e na execução das atividades. Observa-se, assim, o protagonismo dos idosos integrantes do projeto, outro resultado importante para o desenvolvimento da autonomia e independência dessas pessoas.

Ficha técnica


Município: 
Picos

Instituição Responsável: 
Universidade Federal do Piauí / Campus Senador Helvídio Nunes de Barros


Parceiros: 
Secretaria de Saúde do Município de Picos-PI e Universidade Federal do Piauí/Campus de Picos.

Coordenação da experiência: 
Professora Dra. Ana Larissa Gomes Machado

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(89) 3422-1018



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br