2017
-
Sudeste
Projeto Detecção de Fragilidade em Idosos

INTRODUÇÃO

O Município de Campos dos Goytacazes possui pelos dados do IBGE (2016) , 478 mil habitantes, sendo 12% dessa população com mais de 60 anos. A mudança no cenário demográfico nacional e mundial com relação ao envelhecimento populacional gera diversas demandas na área de saúde para o envelhecimento saudável e ativo, o que é uma prerrogativa da ONU e OMS. Sendo assim, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes implementou uma política pública de Envelhecimento Saudável e Ativo, contemplando  uma Rede de Proteção Social para quem envelhece nas mais diversas áreas como Cultura, esporte,lazer e saúde preventiva. Cientes da grande incidência de doenças neurológicas que geram a incapacidade física conjugada a tarefas de altas demandas cognitivas , ou seja tarefas que exijam processamento mental para tomada de decisões,  armazenamento e evocação de informações.  comprometendo a autonomia funcional e qualidade de vida.

OBJETIVOS

Espera-se que com as atividades propostas redução do nível de fragilidade dos idosos, mitigando-se portanto as demandas de demências e aumentando a qualidade de vida dos mesmos,aumentando a autonomia funcional desses idosos.

PÚBLICO-ALVO

Idosos Independentes

DIVULGAÇÃO

Atraves do Site da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Nas casas de convivência do Município mantidas pelo poder público municipal, junto ao Conselho Municipal de Idosos, do qual participam representantes dos mais de 40 associações de idosos da cidade.,

ATIVIDADES

Os idosos comparecem uma vez por semana em uma das Casa de Convivência mantidas pelo Município( em geral a mais próxima de suas residências) onde inicialmente tiveram sua saúde mental, memória de trabalho,velocidade de processamento mental e autonomia funcional avaliadas para detectar o nível de fragilidade. Após essa etapa de avaliação, participavam  de atividades físicas conjugadas a tarefas de alta demanda cognitiva, ou seja,tarefas que exigiam processamento mental para tomada de decisões , armazenamento e evocação de informações no período de 1 hora.

EQUIPE

Participam dois profissionais de educação física, cinco( 05) acadêmicos  da Faculdade de Educação Física do ISECENSA.

EQUIPAMENTO

01 Aparelho de som

10 cones

10 bolas com cores e texturas diferenciadas

10 figuras com tamanhos e formas diversificadas

RESULTADOS

Observou-se nos idosos mais assíduos ao projeto o aumento na auto percepção de competência e de bem estar dos participantes.

Ficha técnica


Município: 
Campos dos Goytacazes

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes


Parceiros: 
Institutos Superiores do Censa e Associação de Profissionais de Educação Física do Norte Noroeste Fluminense

Coordenação da experiência: 
Professor Dr.Maurício Calomeni e Professora Especialista Heloisa Landim Gomes

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
022 9811194198



Categoria da Experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br