INTRODUÇÃO
O Projeto Agita Conceição acontece a 14 anos no Município de Conceição do Araguaia-PA, o mesmo foi implantado em 2003 com o intuito de conscientizar e incentivar a população idosa sobre a importância da pratica regular de atividades físicas na prevenção de enfermidades, trabalhamos práticas corporais como ritmos, ginástica localiza, trabalho de força e hidroginástica, contribuindo com o bem-estar fisíco, mental e social dos participantes. O Projeto conta com seis bolsistas alunos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará e duas profissionais formadas na área, acontece de forma descentralizada sendo ofertado no próprio território de cada ESF, facilitando o acesso a toda a população alvo. Apesar de ser um programa voltado à população idosa, são aceitos no grupo pessoas a partir de 40 anos, pensando também na prevenção de doenças.
OBJETIVOS
Além de proporcionarmos a pratica regular, supervisionada e assistida de atividades físicas, o projeto tem também como objetivo, alertar a população idosa sobre os riscos de doenças causadas pelo sedentarismo e levar o indivíduo ao convívio e participação social, interagindo com pessoas de outras faixas etárias.
PÚBLICO-ALVO
O projeto atende idosos independentes de ambos os sexos, com faixa etária a partir dos 40 anos, a maioria é portador de doenças crônicas.
DIVULGAÇÃO
Através das unidades de saúde, rádio e carro de som.
ATIVIDADES
As atividades são realizadas em 07 pontos da cidade, trabalhamos alongamentos, ginástica localizada, trabalho de força muscular, ritmos e hidroginástica.
EQUIPE
A equipe conta com duas Educadoras Físicas graduadas que coordenam e supervisionam as atividades que acontecem no projeto, seis monitores bolsistas alunos do 8º período do curso de Educação Física que levam as atividades físicas aos idosos, seis enfermeiros e seis médicos que consultam e avaliam os idosos.
EQUIPAMENTOS
Os materiais e equipamentos utilizados no projeto alguns são cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), outros são dos professores e alguns os próprios idosos levam. São sete caixas de som sendo 01 da SEMUS e 06 dos professores, 210 bastões, 210 elásticos, 210 bolas e 210 pares de garrafas pets cheias com areia ou água levados pelos idosos.
RESULTADOS
Depois que o projeto foi implantado no município, pôde-se perceber que a atenção dada aos idosos melhorou, aumentou-se a preocupação com a manutenção de sua saúde, novos serviços foram implantados. Hoje os participantes são mais ativos e independentes
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br