INTRODUÇÃO
A USF Boa Vista está localizada na zona rural de Palmeira dos Índios e apresenta dificuldade de acesso dos pacientes das micro áreas até a USF e ao centro de Palmeira dos Índios, em virtude do desnivelamento do terreno e da distância ao centro da cidade.
No intuito de ampliar o acesso a realização dos exame preventivo contra o câncer de próstata, foi desenvolvido um projeto no qual a coleta do exame estava mais próximo do paciente. Principalmente daqueles mais idosos e/ou com dificuldades de locomoção. Em articulação com a SMS a qual disponibilizou a coleta do exame na própria USF, os ACS realizaram busca ativa dos pacientes elegiveis para a realização do exame (homens maiores de 40 anos, com foco nos mais idosos), uma vez que a coleta estaria disponível mais próximo do paciente. Anterior a realização dessa coleta, o homem que desejasse fazer o exame precisaria deslocar-se ate a USF para a consulta. Posteriormente, precisava ir a SMS fazer a marcação do exame para somente em outro dia ir realizar a coleta. Após isso, precisaria ir buscar o resultado no centro da cidade, para então voltar à USF com o resultado do exame.
Com a realização desse projeto, o paciente realizou o exame na USF de abrangência. E o resultado chegou na própria USF. Ele precisou deslocar-se apenas duas vezes, uma para a coleta e outra para a consulta já com o resultado do exame em mão.
A adesão foi satisfatória e os idosos se fizeram presentes. Muitos não faziam o exame há vários anos em virtude de toda a dificuldade logística e de acesso. Em apenas uma manhã foram realizadas 78 coletas, das quais 60 foram de pacientes idosos.
OBJETIVOS
Esperava-se que os idosos realizassem o exame preventivo (PSA) e dessem seguimento ao tratamento caso fosse necessário. Com a coleta sendo realizada na USF e o resultado sendo entregue pela enfermeira, não tinha como o paciente não ter seu resultado avaliado. Da mesma forma que foi marcado um dia para a coleta também foram agendadas as consultas de retorno para esses paciente receberem seus resultados
PÚBLICO-ALVO
Pessoas do sexo masculino, acima de 60 anos (sendo considerado os homens acima de 40 anos conforme preconizado pelo MS para a prevenção do câncer de próstata)
DIVULGAÇÃO
Através dos ACS e da sala de espera realizada pela enfermeira na USF
ATIVIDADES
EQUIPE
1 Enfermeira (coordenadora da experiência e diretora da UBS onde foi desenolvido)
17 ACS (realizaram a busca ativa dos idosos)
1 Coordenadora da saúde do homem (a qual buscou autorização para a realização da coleta do exame na própria ubs).
2 auxiliares que realizaram a coleta do sangue para o exame.
EQUIPAMENTOS
Utilizada a sala de procedimento da UBS Boa vista para a realização da coleta do sangue. (o deslocamento da equipe do laboratório ficou por conta do próprio prestador, o deslocamento dos pacientes ficou a cargo dos mesmos)
RECURSOS FINANCEIROS
Repasse do valor do exame PSA de acordo com a tabela de procedimentos do SUS e pela quantidade de coletas realizadas.
RESULTADOS
A equipe do laboratório conveniado chegou a USF as 5:40 da manhã e as 6 horas iniciou a coleta do sangue para o exame. Os pacientes alugaram carros e chegaram na unidade no horário estabelecido. Após a coleta foi oferecido um café da manhã aos pacientes.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br