2017
-
Sudeste
Núcleo de Tratamento da Obesidade do Idoso

INTRODUÇÃO

A obesidade hoje é fator de varias comorbidades relacionadas ao aumento do peso corporal da população mundial em mais de 50%  e não ficando de fora deste publico os Idosos, sendo assim conhecer e intervir na saude desta população é de primordial importância para que não ocorra mais agravos devido as dificuldade da perda de mobilidade e envelhecimento biológico que é natural.

 

OBJETIVO: Utilizar de mecanismos que propiciem a diminuição de comorbidades relacionadas a alterações metabólicas decorrentes do excesso de gordura corporal e sobrepeso destes Idosos.

OBJETIVOS

METAS:

Atendimento multidisciplinar individual ou coletivo:

- Atendimento médico ambulatorial especializado;

- Atendimento nutricional;

- Atendimento Psicológico;

- Atendimento por Professor de Educação Física para avaliação física completa.

- Redução do % de gordura corporal e sobrepeso dos pacientes atendidos.

- Programação de retornos individualizado ou conforme as necessidades do paciente e planejamento da equipe.

PÚBLICO-ALVO

São Idosos de Ambos os Sexos, acima de 60 anos, sendo eles dependentes ou independentes, sendo eles com ou sem doenças crônicas devido ao sobrepeso.

DIVULGAÇÃO

Está sendo divulgada através da impressa local e pelos próprios profissionais de saúde da rede.

ATIVIDADES

Todos os pacientes ao chegar na Unidade de Saúde, passam pelo balcão para apresentação de documentos que comprovem serem os mesmos, logo após são direcionados para sala de avaliação física onde o profissional de Educação Física fazer todas as avaliações e assim o mesmo é conduzido a sala da médica nutróloga, que apos todos os procedimentos feito pela mesma os conduz para a Nutricionista ou para Psicologa que trabalham de forma individual ou em grupos.

EQUIPE

Uma médica Nutróloga - a qual tem a função de acompanhar por exames laboratoriais os pacientes a possível evolução dos pacientes,  esteja ou não este paciente com doença cronica devido ao sobrepeso.

 

Nutricionista - Acompanhar o tipo de alimentação que este paciente vem tendo ao longo da vida e assim tentar educar com o habito de uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

 

Psicologa - Diagnosticar e acompanhar possíveis transtornos que estas pacientes possam estar acometidas devido ao processo de envelhecimento ou a vida que tem levado, sempre respeitando a integridade dos pacientes para que possíveis ações possam ser tomadas para a melhora do bem estar e saude destes pacientes.

 

Professor de Educação Física - Avaliar a composição corpora e nível de atividade física a qual se encontram estes pacientes e assim de acordo com as limitações ou não dos mesmos, elaborar um programa de forma individual de atividade física  e  assim  monitorar a possível evolução das avaliações antropométricas e duração do tempo de atividade física de cada paciente em cada retorno.

EQUIPAMENTO

Todo a Infra estrutura é do próprio município, são realizados em 3 a 4 salas em um unidade de saude, os materiais utilizados são 4 computadores e são interligados por rede onde os profissionais da saude podem acompanhar a evolução de cada paciente independente de quem esta o atendendo.

1 Balança adaptada de plataforma grande.

1 Fita métrica para avaliação antropométrica

1 Oxímetro

1 Aferidor de Pressão Arterial

1 Paquimetro

Blocos de notas para anotações do profissionais de saúde, assim como, receituários que são usados pela médica nutróloga. 

RESULTADOS

A principal mudança talvez tenha sido, o entendimento dos pacientes atendidos, em observar que uma equipe multidisciplinar esta ali para atende-los e assim poder conduzi-los ao melhor caminho para uma evolução da redução do peso corporal e possíveis comorbidades que assim os acompanham devido ao sobrepeso e envelhecimento biológico do corpo.

Ficha técnica


Município: 
Barretos

Instituição Responsável: 
Secretaria de Saúde do Município de Barretos



Coordenação da experiência: 
Professor Dr Tadeu Cardoso de Almeida

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
1733211288



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br