INTRODUÇÃO
A busca por novas estratégias para o enfrentamento do processo de envelhecimento com vistas à integralidade do cuidado e respeitando a singularidade de cada indivíduo, que nasceu o Programa Movimente-se com a Música e a Dança (PMMD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como objetivo a promoção da Saúde por meio da Dança Sênior (DS).
OBJETIVOS
A expectativa da melhora da qualidade de vida dos idosos, com promoção de atividades que estimulem uma vida associativa e manutenção da capacidade funcional
PÚBLICO-ALVO
Idosos com doença crônica de qualquer sexo, exceto deficiente visual
DIVULGAÇÃO
O PMMD é divulgado por meio de cartazes e convites distribuídos nas UBS, em Visitas Domiciliares realizadas pela equipe e pela imprensa da SMS.
ATIVIDADES
Realizado por meio do trabalho com grupos, os encontros são semanais com 1 hora de duração, onde os participantes são colocados num circulo de cadeiras e realizam movimentos com a cabeça, braços, mãos , tronco, pernas e pés. Podem-se utilizar acessórios como pequenas garrafas plásticas, fitas coloridas, bastões de madeira, sendo que alguns destes acessórios são confeccionados na própria aula.
EQUIPE
Iniciamos o programa em 2008 na UBS Bom Retiro diante da constatação de que grande parte dos usuários desse programa se tornou assíduo nos grupos após terem incluído a DS no início dos encontros, os profissionais envolvidos (educadora em saúde e dirigente de DS, médica, enfermeira e agente comunitária de saúde) apostaram na DS como uma ação promotora de saúde com grande potencial de aderência pelos usuários e estruturaram o “MOVIMENTE-SE COM A MÚSICA E COM A DANÇA” como um programa do Município a ser expandido para outras Unidades de Saúde.A No final de 2015 e início de 2016, a SMS decidiu capacitar novos profissionais, além de ajustar a estrutura de seu funcionamento para trabalho em rede. Realizou capacitação para mais profissionais de diferentes categorias e com isto ampliou a oferta deste programa. Hoje são 14 Unidades atuantes e com previsão de expansão
EQUIPAMENTOS
São utilizados: cadeiras , aparelho de som, e material reciclado como garrafas plásticas, fitas, etc
RESULTADOS
A adesão crescente de usuários e a originalidade da proposta despertaram o interesse dos profissionais em realizar uma pesquisa na UBS do BR, entre 2010 e 2011, cuja conclusão permitiu sugerir que a ações realizadas foram efetivas em diminuir a condição depressiva desta população após um período de longo prazo de participação.
Ainda como resultado, podemos citar a aposta no profissional de referência, o que legitima o trabalho em rede; o fato de cada Unidade atuante do PMMD ter sua própria equipe, estreitando vínculo com a comunidade e a instituição da educação continuada, por meio de oficinas trimestrais para os profissionais.
Ao investir no PMMD, utilizando esta prática de saúde integrativa para promover saúde, a SMS, sem dúvida, vem de encontro aos propósitos do Programa Nacional de Saúde do Idoso, que tem como “propósito basilar a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria, ao máximo, da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde dos que adoeceram e a reabilitação daqueles que venham a ter sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir-lhes permanência no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade”
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br