INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto foi de avaliar a melhora clínica de idosos com idade maior ou igual a 80 anos atendidos na Unidade de Atenção à Saúde do Idoso e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Santana do Livramento-RS que apresentavam evidências de sarcopenia, comprometimento cognitivo leve e que já começavam a apresentar declínio funcional em AVDs, mas ainda eram independentes para as AVD instrumentais básicas.
OBJETIVOS
O programa de atividades físicas iniciou em maio de 2013 e oferece atividade física regular em uma modalidade de intervenção com exercícios de alongamento e reforço muscular 2x na semana possibilitando aos mesmos maior autonomia e independência. Participam 56 idosos, divididos em duas turmas sendo 44 do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idade que varia entre 80 a 87 anos com múltiplas comorbidades e estado nutricional comprometido. As alterações físicas são fatores que limitam a mobilidade e a independência do idoso, prejudicando sua sociabilidade, atividades diárias e bem-estar. Notamos uma melhora significativa em suas atividades diárias contribuindo diretamente para a manutenção das funções locomotora, cardiovascular, ganho significativo na força, equilíbrio melhora do estado nutricional, reduzindo o declínio funcional e prevenindo as quedas.
PÚBLICO-ALVO
Idosos e idosas com 80 anos ou mais com declínio funcional de AVDs mas independentes para AIVDs.
DIVULGAÇÃO
As pessoas idosas participantes foram indicadas pela UAISI ou pelas ESFs do munícipio.
ATIVIDADES
As pessoas idosas com 80 anos ou mais realizam atividades físicas especializadas para sua condição de saúde visando a prevenção de quedas e a manutenção da funcionalidade.
RESULTADOS
O atendimento regular das pessoas idosas em atividade física especializada vem incidindo para manutenção e inclusive melhora da capacidade funcional das mesmas.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br