INTRODUÇÃO
Este projeto se justifica pela oportunidade de uma vivência diferenciada na dança para o grupo de usuárias que buscam se fortalecer em meio às adversidades, especificamente relacionadas à saúde, como no caso delas que tiveram histórico de câncer. Com tudo, pelos benefícios que a Dança do Ventre poderiam conceder à estas usuárias, que também incluem a terceira idade.
O projeto iniciou com o convite da Enfermeira Thaisi, responsável pelo grupo de usuárias da Clínica da Mulher com histórico de Câncer, para a realização de uma atividade diferenciada coordenada pela Academia da Saúde. Neste grupo participam mulheres que incluem terceira idade bem como mulheres mais jovens. Contudo, foi proposta uma aula de dança do ventre. Após a aula, foi feito o convite para o grupo que se interessasse em continuar com os ensaios da dança e quisessem apresentar no Show de Talentos do SUS, um evento promovido pelo Comitê de Humanização do Médio Vale do Itajaí, que aconteceria num prazo de 30 dias. Três usuárias do grupo manifestaram interesse e iniciaram os ensaios. A apresentação no Show de Talentos gerou grande ansiedade e autoestima, fazendo com que elas se preparassem pensando em aspectos como figurino, maquiagem e o próprio desempenho na dança.
OBJETIVOS
Objetivo: Promover um espaço onde o grupo pudesse vivenciar a modalidade da Dança do Ventre obtendo os benefícios físicos e mentais da prática como iniciativa para novas propostas.
Objetivos gerais:
• Conhecer a prática da modalidade Dança do Ventre;
• Aprender os variados passos da dança;
• Descobrir o corpo no movimento aprimorando a consciência corporal;
• Estimular a autoestima e sensualidade feminina.
PÚBLICO-ALVO
Idosa, do sexo feminino, independente, portadora de doenças crônicas
DIVULGAÇÃO
email, redes sociais, rádio, whatsapp etc.
ATIVIDADES
As aulas aconteceram no auditório da Clinica da mulher. Sempre procurando obter o avanço gradual das participantes. Ensinando os detalhes dos passos e revisando as dificuldades apresentadas. Valorizando as potencialidades e incentivando a percepção corporal. Foram 4 aulas de 2 horas de duração.
Do dia do show foi dado apoio com maquiagem e produção. A atenção ao grupo foi um aspecto que gerou confiança nelas.
EQUIPE
Jaqueline Marcos dos Santos-Profissional de Educação Física
Thaisi Cunha-Enfermeira
Ana Augusta Lima-Arteterapeuta
EQUIPAMENTOS
Caixa de som-emprestada do setor da Atenção Básica
Auditório da Clínica a Mulher
Figurino-doação
RECURSOS FINANCEIROS
Não teve utilização de recursos financeiros.
RESULTADOS
O relato das usuárias demonstram que se beneficiaram da atividade nos aspectos da autoestima, consciência corporal, interação social, autocuidado, sentindo-se motivadas para novas experiências.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br