INTRODUÇÃO
O Bairro de São Mateus encontra-se na região Leste da cidade de São Paulo, com aproximadamente 426.794 habitantes e segundo estudo da Área Técnica do Idoso- SMS, apresentou um crescimento significativo da população idosa, entre os anos de 2000 e 2010 de 66,42%, o que reflete a necessidade de estabelecer políticas públicas voltadas para essa população, principalmente nas regiões periféricas, onde os idosos utilizam mais os serviços públicos de saúde, É propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa trabalhar em dois grandes eixos, tendo como paradigma a capacidade funcional da população idosa: Idosos Independentes e idosos frágeis. Analisando a Rede de Atenção e Proteção ao Idoso em São Mateus, constatou a necessidade implantações de políticas públicas , que promovam o envelhecimento ativo, visando integralidade do cuidado. Com a efetiva participação da população idosa através dos órgãos representativos, iniciou-se uma luta para criação de serviços que atendam os idosos fragilizados, como URSI Unidade de Referência do Idoso e PAI Programa Acompanhantes de Idosos, tendo o idoso como principal protagonista.
OBJETIVOS
• Implantação de políticas públicas que atendam os idosos com capacidade funcional comprometida e vulnerabilidade social como: Unidade de Referência de Saúde do Idoso (URSI) e Programa de Acompanhante de Idosos (PAI), através da participação ativa da população
• Otimização da Rede de Atenção e Proteção ao Idoso de São Mateus.
PÚBLICO-ALVO
Idosos Autônomos e dependentes
DIVULGAÇÃO
Através de encontro mensais do Fórum do cidadão idoso, Comitê de Longevidade e Vida Saudável e Grande Conselho Municipal, Seminários, Conferencias Municipais e Estaduais, com participação efetiva dos idosos em todo processo.
ATIVIDADES
Lideranças de idosos reuniam mensalmente com discussões que contemplavam os eixos principais da Política Nacional do Idoso, promovendo debates sobre os direitos da pessoa idosa, utilizando como instrumento o Estatuto do Idoso. Mensalmente são abordados temas de Saúde, Previdência Social, acesso a Cultura, Esportes e Lazer, proporcionando acompanhamentos dos serviços da Rede de Atenção e Proteção ao idoso. Conforme preconiza a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa onde orienta a gestão local, trabalhar em dois grandes eixos, tendo como paradigma a capacidade funcional da população idosa: Idosos Independentes e idosos frágeis. Analisando a Rede de Atenção e Proteção ao Idoso em São Mateus, fez-se necessário implantações de políticas públicas voltadas para o idoso fragilizado. A população idosa através de entidades representativas criou uma agenda de lutas, com entrega de documentos, solicitando o cumprimento da meta 67 do Plano Municipal, que estabelece a construção da URSI - Unidade de Referência a Saude do Idoso e a implantação do PAI- Programa Acompanhantes de Idosos.
• Este movimento esteve presente em audiências públicas com o Secretário Municipal de Saúde e parlamentares da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, eventos “ Câmara Municipal no seu Bairro “ Prefeitura no seu Bairro “ e em todos eventos importantes da região e cidade de São Paulo aclamando através de documentos e faixas a implantação destes serviços.
EQUIPE
Vera Lucia Mariano da Silva Interlocutora da Saúde do Idoso Supervisão Técnica de Saúde
Rosana Aparecida de Oliveira - Coordenadora PAI - Programa Acompanhantes de Idosos
Ricardo Augusto Rotter Montibeller - Coordenador URSI - Unidade Referência do Idoso
Lideranças de Idosos e profissionais que participam mensalmente dos Fóruns, Comitês, Roda de conversa.
EQUIPAMENTOS
Recursos e espaços da Comunidade:
Anfiteatro para reuniões : Prefeitura Regional, CEUs São Rafael, São Mateus e Alto Alegre, Hospital Geral de São Mateus.
RECURSOS FINANCEIROS
Materiais para faixas, panfletos, documentos para mobilização foram doados pela sociedade civil.
Não tínhamos recursos financeiros para a ação.
RESULTADOS
• Considerando que O SUS , define, entre seus princípios, a participação popular, neste contexto a participação da população idosa no planejamento das ações no território colaborou com fortalecimento da gestão local e o controle social na implantação de políticas publicas voltadas para o Idoso fragilizado. Com a implantação da URSI Unidade de Referência a Saúde do Idoso e PAI - Programa Acompanhantes de Idosos, possibilitou á Atenção Básica através da aplicação e resultado da AMPI-AB, garantir a integralidade e ampliar a linha de cuidado a população idosa que apresenta grau de fragilidade e também a complementação e otimização da Rede de Atenção e Proteção ao Idoso do Território.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br