INTRODUÇÃO
Proporcionar através da dança (quadrilha, danças temáticas) uma oportunidade dos idosos aumentar a auto-estima, favorecer a integração social, superar estigmas referente a terceira idade, estimular a prática de atividades que envolvem a saúde física e mental e favorecer a participação em atividades de educação em saúde.
OBJETIVOS
Sensibilizar a comunidade quanto ao processo de envelhecimento, fase em que há modificações fisiológicas mas que o individuo pode desenvolver diversas habilidades. Também espera-se apoderar os idosos quanto ao resgate da cidadania e do auto-cuidado.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres adultas e idosas, portadoras de doenças crônicas e em acompanhamento de saúde mental
DIVULGAÇÃO
Através das apresentações em festividades locais como festas juninas, confraternizações de natal, festividades escolares e locais.
ATIVIDADES
Sempre que havia um evento programado, pensava-se em um tema e uma coreografia temática. Os participantes realizavam ensaios duas vezes por semana na própria unidade de saúde. A coreografia era escolhida junto aos participantes e adequada ao perfil dos idosos.
EQUIPE
Responsáveis pela coreografia e ensaios (Renata - enfermeira, Maria Aparecida - ACS, Diana Cordeiro - ACS)
Atividades de Educação em Saúde (Renata - enfermeira, Maria das Graças - médica, Maria José - dentista e profissionais do NASF)
Apoio na organização das atividades (Marilene de Oliveira - técnica de enfermagem, Maria Aparecida - ACS, Diana Cordeiro - ACS, Valdilene de Lima - ACS, Rafael - Nutricionista NASF).
EQUIPAMENTO
Materiais e acessórios temáticos
Som (UBS Concórdia)
Bastões, arupemas, roupas temáticas, chapéus, fitas, bexigas.
RECURSOS FINANCEIROS
Recursos financeiros adquiridos por bingos e brechós.
RESULTADOS
Reconhecimento e valorização do grupo de idosos, controle de hipertensão e diabetes, maior adesão ao tratamento de saúde, maior vínculo entre a comunidade e a equipe de Saúde da Família.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br