INTRODUÇÃO
Sabe-se que o sucesso do tratamento do paciente portador de doença de Alzheimer depende muito de um cuidador bem orientado e com suporte psicológico adequado. Devido a isso percebeu-se a necessidade de treinamento por equipe multiprofissional para cuidadores e familiares que tinham muitas dúvidas que não conseguiam ser sanadas durante os atendimentos. Percebeu-se que as dúvidas e dificuldades eram comuns entre cuidadores e familiares e poderiam ser abordadas no mesmo momento otimizando o tempo da equipe. Além disso, muitos não se conheciam e através de suas experiências positivas e negativas no cuidado puderam auxiliar-se mutuamente.
OBJETIVOS
Melhora da qualidade dos cuidados com o portador de doença de Alzheimer, minimizando os riscos a que estão expostos e otimizando a abordagem comportamental.
Orientações sobre a doença, evolução e fases, aspectos nutricionais, psicológicos e em relação a mobilidade/imobilidade, higiene e conforto, tratamento e seus benefícios/malefícios, acesso a atendimento especializado, fornecimento de medicações via SUS e questões éticas e legais inerentes a doença, além de suporte psicológico ao cuidador.
PÚBLICO-ALVO
Cuidadores e Familiares de pacientes com diagnóstico de doença de Alzheimer em fase leve, moderada e grave
DIVULGAÇÃO
Através de telefonemas, convites durante os atendimentos no Centro do Idoso, site da prefeitura do município e banner de divulgação do grupo
ATIVIDADES
Reuniões mensais (primeira segunda-feira de cada mês das 14 horas às 15:00 horas) cada vez sendo coordenada por 1 profissional da equipe multidisciplinar e sobre tema relacionado a doença de Alzheimer. As reuniões tem duração média de 1 hora e meia e contam com a participação de outros integrantes da equipe e dos cuidadores e familiares que tem a palavra livre para dúvidas ou mesmo colocação de experiências que tiveram em relação ao tema abordado naquele encontro. Até o presente momento já foram realizados 12 encontros.
EQUIPE
Duas médicas geriatras (orientação sobre o que é a doença, evolução e tratamento), uma enfermeira (orientações sobre higiene, conforto e cuidados com a pele), uma auxiliar de enfermagem ( auxilia na organização,convite e recepção dos cuidadores e familiares), um psicólogo (orientação de suporte psicológico aos cuidadores e familiares), um nutricionista (orientação sobre alimentação saudável, consistência alimentar, uso de suplementação nutricional e dieta enteral), três fisioterapeutas (orientação sobre atividade física e mobilidade/ imobilidade), uma farmacêutica (orientações sobre medicação- fornecimento, armazenamento e conservação), um fonoaudiólogo (orientações sobre as alterações de deglutição no portador de doença de Alzheimer.
EQUIPAMENTO
Anfiteatro do Centro de Saúde do Idoso
Data show, computador
Maca, lençóis/ travessas, travesseiros, colchão especial, andador, bengalas
Frasco e equipo para nutrição, pó para nutrição enteral industrializada, colher e recipiente para mistura, sondas (gástrica/ enteral)
Curativos especiais, ácido graxos essenciais
RESULTADOS
Aderência crescente de cuidadores e familiares de portadores de doença de Alzheimer;
Melhora no atendimento dos portadores de doença de Alzheimer em sua residência;
Redução nas dúvidas e intercorrências durante os atendimentos;
Melhora do suporte psicológico ao cuidador.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br