2017
-
Sudeste
Grupo Manhã Saudável

INTRODUÇÃO

O grupo foi pensado considerando-se os idosos com afecções físicas crônicas, como dores na coluna, tendinites, bursites, artroses generalizadas e/ ou dores psicossomáticas e fibromiálgicas, apresentando tanto caráter preventivo – na diminuição de dores e inibição de posturas inadequadas – quanto promotor de saúde – incentivando, na prática, o desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida e interação social, de modo a promover o envelhecimento saudável e maior qualidade de vida. Sendo assim, pode-se afirmar que o grupo tem caráter biopsicossocial.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda, que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos: fortalece os músculos das pernas e costas; melhora os reflexos; melhora a sinergia motora das reações posturais; melhora a velocidade de andar; incrementa a flexibilidade; mantém o peso corporal; melhora a mobilidade; e diminui o risco de doença cardiovascular.

Em relação ao treino de força muscular, podem ser listados os seguintes benefícios: melhora da velocidade de andar; melhora do equilíbrio; aumento do nível de atividade física espontânea; melhora da auto-eficácia; contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; ajuda no controle de doenças como diabetes, artrite e doenças cardíacas; melhora da ingestão alimentar; e diminuição da depressão.

O grupo tem o objetivo de promover envelhecimento saudável; Oferecer espaço de pertencimento aos participantes, onde possam entrar em contato com novas possibilidades de vida; Criar novos hábitos; Desenvolver maior autonomia e empoderamento sobre suas vidas; Criar identificações com o outro, vínculos e ampliação de sua rede social; Ampliar sua autopercepção corporal; Aumentar sua disposição para atividades diárias; Reduzir dores; Prevenir posturas inadequadas.

OBJETIVOS

A ação refere-se à realização de exercícios físicos com enfoque em ganho de força e equilíbrio, sendo dirigida a pessoas com dores na coluna, tendinites, bursites, artroses generalizadas, dores psicossomáticas e fibromiálgicas e demais afecções crônicas.

As atividades realizadas no grupo são consideradas de baixo impacto, como: caminhadas, danças, circuitos, exercícios funcionais e exercícios de equilíbrio com foco na prevenção de quedas, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga nas articulações. Em relação ao circuito, esta prática consiste em uma série de diferentes exercícios dispostos em estações de forma que o praticante execute um exercício após o outro durante um tempo determinado, dando pequenos intervalos entre as séries. Também é realizado trimestralmente uma Avaliação Antropométrica com todos os participantes do grupo, mensurando peso e altura dos idosos. Sempre após as atividades a Nutricionista realiza algumas orientações sobre alimentação saudável, diabetes, hipertensão entres outros temas. Além das atividades realizadas, o grupo realiza festas de confraternizações pelo menos três vezes no ano, onde ocorrem vários sorteios de brindes, danças, comidas típicas da época e apresentação do grupo Cantando e Encantando da unidade.

Participam do grupo idosos, mas por se tratar de um grupo aberto, algumas crianças e adolescentes (normalmente filhos e netos dos participantes) também frequentam os atendimentos esporadicamente, o que é positivo, considerando o caráter promotor de saúde do grupo.

Durante os atendimentos, são utilizados recursos como bastões de madeira, pesos feitos de garrafa plástica preenchida com areia, bolas, bambolês, que auxiliam a realização dos exercícios propostos.

Durante todo o grupo o responsável utiliza um aparelho de som simples para tocar músicas, as quais estimulam a realização dos exercícios. O grupo tem duração aproximada de 60 minutos, com um intervalo rápido (de aproximadamente 05 minutos) na metade do tempo para os participantes descansarem e consumirem água.

O grupo Manhã Saudável é formado por 180 idosos cadastrados na UBS Jardim Soares e de outras localizações da região de Guaianases. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras as 09:00 e todas as sextas feiras as 08:00, na quadra da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Guaianases, que se encontra bem próxima à unidade de saúde Jardim Soares.

O principal responsável pelo grupo é o Educador Físico da equipe NASF, mas por vezes outros integrantes da equipe NASF participam e o ajudam a conduzir o grupo como as Fisioterapeutas, a Assistente Social, a Psicóloga e/ou a Nutricionista.

Espera-se que, com a participação no grupo, os idosos envelheçam de forma mais saudável, desenvolvam maior qualidade de vida, tenham maior ganho de força muscular, melhorem seu equilíbrio, tenham mais facilidade e autonomia para realizar as atividades de vida diária, diminuam o isolamento social, e adquiram hábitos de vida saudáveis.

PÚBLICO-ALVO

Idosos a partir de 60 anos, independentes, de ambos os sexo, podendo ou não ser portador de doenças crônicas, apresentando ou não afecções físicas ou fibromiálgicas

DIVULGAÇÃO

Através dos Agentes Comunitários de Saúde, das equipes de ESF, equipe NASF, e funcionários da UBS

ATIVIDADES

Caminhadas, danças, circuitos, exercícios funcionais e exercícios de equilíbrio com foco na prevenção de quedas.

EQUIPE

Seis profissionais participam do grupo:

- 01 educador físico: exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, antropometria, orientações em saúde.

- 02 fisioterapeutas: exercícios de alongamento, ergonomia, orientações em saúde.

- 01 nutricionista: antropometria, orientações em saúde.

- 01 assistente social, 01 psicólogo: orientações em saúde.

EQUIPAMENTO

- Quadra Poliesportiva (Escola Técnica de Guaianases);

- 120 bastões de madeira (doação de pacientes);

- 120 garrafas plásticas pequenas com areia (garrafas doadas pelos pacientes/ areia comprada com recursos próprios);

- 50 bambolês (provenientes da Instituição);

- 60 colchonetes (provenientes da Instituição);

- 50 bolas de plástico (provenientes da Instituição);

- 70 bolas de massagem (provenientes da Instituição);

- 30 cones (provenientes da Instituição);

- 01 rádio (particular dos profissionais da equipe NASF).

RESULTADOS

A maioria dos idosos percebeu melhora da saúde, obtenção de ganho de força muscular, melhora do equilíbrio e negou ter sofrido queda nos últimos seis meses. Todos os idosos relataram ter mais disposição no dia a dia, referiram melhora da autoestima e avaliaram o grupo de forma positiva.

Ficha técnica


Município: 
São Paulo

Instituição Responsável: 
APS Santa Marcelina



Coordenação da experiência: 
Rafael Bernardino Braga

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
2344-4600



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br