2017
-
Sul
Grupo de Saúde: Santana Bacana

INTRODUÇÃO

As Doenças Cardiovasculares (DCVs) são as principais causas de mortalidade e morbidade em todo mundo, sendo a Doença Arterial Coronariana (DAC) a de maior ocorrência e uma das principais causas de morte no Brasil, contribuindo para elevados custos governamentais com a saúde (ARNS, et al. 2009; MANSUR, et al., 2009). Rebelo (1995) apresenta a saúde como uma parte integrante da qualidade de vida, resultando no equilíbrio do agir e das condições ambientais e sociais que fazem parte do cotidiano. Já é estabelecido que o sedentarismo é prejudicial à saúde, o que leva o organismo ao declínio gradativo de diversos sistemas, assim como na relação social do indivíduo. Nesse contexto programas de prevenção e promoção de saúde tem sido apresentado como uma modalidade terapêutica mais interessantes em termos de custo-efetividade, pois diminui os fatores de risco, melhora a qualidade de vida dos usuários do SUS. Mesmo com o curto tempo de trabalho, almeja-se alcançar um aprimoramento da qualidade de vida do usuário, conscientizando a importância de um bom estado de saúde, percepção de condicionamento físico e melhora na qualidade de vida.

OBJETIVOS

Cultivar e integrar as esferas da saúde para que o cidadão consiga criar sua autonomia assim assumindo uma postura educativa perante o aprendizado nas aulas direcionadas; oferecer atividades com processo de educação que auxilie o usuário a construir conhecimento de uma rotina diária saudável; desenvolver hábitos saudáveis; oferecer atividades a serem desenvolvidas individualmente e autônoma; realizar ações intersetoriais entre unidade de saúde e comunidade; realizar atividades educativas de coleta seletiva e reciclagem; realizar ações de saúde e meio ambiente, mobilizando e conscientizando os usuários; desenvolver autonomia e autocuidado do idoso; realizar projetos e ações de socialização e interação dos idosos.

PÚBLICO-ALVO

Usuarios do sistema SUS, moradores do bairro com média de idade de 60 anos, todos independentes.

DIVULGAÇÃO

A principal ferramenta de divulgação são as agentes de saúde, mídia digital, cartaz e folder em pontos de referência no bairro.

ATIVIDADES

O grupo é acompanhado semanalmente pela equipe da UBS, é realizado o monitoramento da pressão arterial e consultas periódicas de acordo com a agenda e com o apoio do médico da unidade. Cada participante recebe uma caderneta onde registrado semanalmente sua P.A, é de responsabilidade do participante frequentar o grupo assiduamente e participar das atividades propostas pela unidade.

EQUIPE

As principais atividades realizadas são direcionadas ao estilo de vida saudável; fortalecimento de vínculo entre unidade de saúde e bairro.  As atividades tem a participação de todos os funcionários da unidade, o médico que fica responsável pela triagem e avaliação do usuário, o enfermeiro responsável pela unidade realiza palestras de acordo com a demanda e solicitação dos usuários, os técnicos de enfermagem participam da conscientização e mobilização das atividades; educador físico fica responsável pela pratica de exercícios físicos realizados semanalmente. A equipe técnica da unidade realiza também ações de cunho sustentável, coletando materiais recicláveis e assim arrecadando valores para posteriormente realizar atividades de confraternização, viagem anual e almoço de Natal. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Educador Físico – exercícios de fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio, exercícios aeróbicos e de calistenia, atividades realizadas com garrafas, elásticos, bastões e bolinhas, atividades recreativas e colaborativas, dinâmicas de grupo, dança e atividades comemorativas em datas especificas. Enfermeiro: coordenação e orientação das atividades do grupo, realiza palestras de saúde e controle de participação dos usuários. Médico: participa na orientação e conscientização da importância do acompanhamento médico junto com a atividade física. Técnico de enfermagem ficam responsáveis pela verificação da pressão arterial, realizada semanalmente no início da atividade física, realizam também a conscientização dos usuários durante a visita domiciliar, para participar do grupo. RECICLAGEM: o grupo de idosos é composto por uma diretoria, que fica responsável pela organização e venda dos materiais a serem reciclados, fica de responsabilidade do grupo coletar, selecionar e dividir o lixo a ser enviado para reciclar. A diretoria do grupo realiza mensalmente prestação de contas e novas propostas para o grupo.

EQUIPAMENTO

Os materiais utilizados nas aulas semanais são confeccionados pelos próprios idosos ( garrafa de agua mineral com areia é utilizada como halter/peso, cabos de vassoura no lugar de bastões, elásticos e bolas. Todo o material é adquirido pelo grupo e voluntariado.

O espaço físico é cedido da igreja do bairro, não existe custos com locação para as atividades.

RECURSOS FINANCEIROS

O grupo é independente, tem o apoio da igreja, secretaria municipal de saúde e a unidade de saúde do bairro, tudo é cedidos voluntariamente.

RESULTADOS

O projeto de saúde Santana Bacana vem com o intuito de alcançar resultados positivos para com a saúde pública diretamente e indiretamente. Quanto ao fator direto é esperado que o custo efetividade seja atingido, baixando gastos diretos com a saúde e aumentando a qualidade de vida e autonomia do idoso participante, podendo contribuir para a ampliação de um cenário com foco na prevenção, promoção e atenção a saúde do idoso. Quanto a fator indireto estima-se aumentar os anos de vida e qualidade da população em geral, diminuir o auxílio da previdência social por afastamentos e aposentadorias precoces devido a doenças crônicas degenerativas não transmissíveis.

Ficha técnica


Município: 
Rio do Sul

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde



Coordenação da experiência: 
Taise Kamer

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(47)3531-1462



Categoria da Experiência: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br